- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 656
Notícias da Saúde em Portugal 656
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Cães de Chernobyl com sinais de resistência ao cancro
Jornal de Notícias
Um estudo publicado na "Science Advances" analisou 302 cães a viver na zona de exclusão de Chernobyl e identificou alterações genéticas ligadas à reparação de ADN e à resposta imunitária - possíveis sinais de adaptação à radiação.

Os cães, descendentes de raças como pastor alemão e boxer, vivem em três áreas distintas, e os mais próximos da antiga central nuclear mostram maior homogeneidade genética. Acredita-se que estas alterações sejam resultado de uma seleção natural, favorecendo animais mais resistentes à exposição contínua de radiação.
Doenças transmitidas por mosquitos serão "novo normal" na Europa (e a culpa é das alterações climáticas)
SIC Notícias
As alterações climáticas estão a potenciar o aumento na Europa das infeções transmitidas por mosquitos, que encaminham o continente para um "novo normal" e evidenciam a necessidade de uma resposta robusta e coordenada em defesa da saúde pública.
O alerta é do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa), numa altura em que se bateram recordes de infeções pelo Vírus do Nilo Ocidental (VNO) e pelo Chikungunya em território europeu.

"A Europa está a enfrentar épocas de transmissão mais longas e intensas para doenças transmitidas por mosquitos, incluindo o VNO e o Chikungunya. A mudança é provocada por fatores climáticos e ambientais como o aumento das temperaturas, verões mais longos, invernos mais amenos e alterações no padrão das chuvas, condições que combinadas criam um ambiente favorável ao desenvolvimento dos mosquitos e transmissão de vírus."
Para o organismo europeu, a Europa está a entrar numa "nova fase", com transmissões mais longas, disseminadas e intensas destas doenças, que serão o "novo normal".
O ECDC afirma estar a trabalhar com os Estados-Membros da União Europeu para garantir respostas à medida e orientações de saúde pública atempadas para reforçar a resposta europeia.
Cheiro da comida também engorda e novo estudo explica porquê
Sapo
Os investigadores daquela universidade californiana realizaram uma experiência na qual destruíram os neurónios olfactivos de camundongos adultos, para que os ratos perdessem o olfato.
Em laboratório, observou-se que os animais obesos que perderam esse sentido também perderam peso. Para além disso, os camundongos com um olfato "melhorado" ficaram mais gordos do que aqueles com o olfacto normal.

O estudo publicado na revista Cell Metabolism sugere uma relação entre o sistema olfativo e partes do cérebro que regulam o metabolismo, como o hipotálamo. Apesar de não conseguirem explicar essa ligação, os cientistas acreditam que o cheiro da comida avisa o cérebro da refeição, pondo o metabolismo em modo de descanso, levando-o automaticamente a absorver e armazenar mais gordura.
"Este artigo é um dos primeiros estudos que realmente demonstra que se manipularmos as entradas olfativas conseguimos alterar a forma como o cérebro percebe o equilíbrio energético."
Está sempre cansado? Médicos alertam que pode ser do que anda a comer
Sapo
Uma em cada cinco pessoas sente algum tipo de cansaço permanente e uma em cada dez tem fadiga prolongada, segundo o Royal College of Psychiatrists, entidade responsável pela educação e formação de psiquiatras no Reino Unido.
Um estudo sobre a dieta dos cidadãos britânicos, publicado este ano, concluiu que 48% das meninas com idades entre os 11 e os 18 anos têm dietas pobres em ferro - e o mesmo ocorre com 27% das mulheres entre os 19 e os 64 anos e em quase 10% dos meninos durante a adolescência.

A carência de ferro é a deficiência alimentar mais comum no mundo: afeta mais de 30% da população global, segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta carência nutricional provoca anemia, situação em que o número de hemácias, o teor da hemoglobina e o volume de glóbulos vermelhos do sangue se encontram abaixo do normal.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
De onde vem a fadiga?
Isso quer dizer que se sentir cansado deve tomar suplementos de ferro?
ULS de Coimbra realiza intervenção pioneira
SNS
O Serviço de Cardiologia Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou, pela primeira vez em Portugal, a implantação de uma válvula pulmonar através da pele em idade pediátrica.

A intervenção pioneira contou com a colaboração do professor Stephan Schubert, do Center NRW Bad Oeynhausen (Alemanha), e foi realizada num jovem de 17 anos portador de uma cardiopatia congénita (Tetralogia de Fallot), condição que exige correção cirúrgica nos primeiros meses de vida.
A válvula utilizada – “HarmonyTM TPV” – é inovadora por ser autoexpansível (não requer dilatação com cateter de balão), não necessita da implantação concomitante de outros dispositivos (stent). Como tal, requer menos manipulação, a implantação de menos material exógeno, apresentando assim um perfil mais seguro para o doente. A alternativa a este procedimento seria uma nova abordagem cirúrgica, que implicaria recurso a circulação extracorpórea e um internamento mais prolongado.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply