- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 658
Notícias da Saúde em Portugal 658
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Chocolate contém quantidades “não negligenciáveis” de cádmio, consumo acumulado deste metal pode ser perigoso
SIC Notícias
O chocolate, mesmo dentro dos limites legais, contém quantidades “não negligenciáveis” de cádmio, alerta a associação de defesa dos consumidores UFC-Que Choisir num artigo em que alerta para os perigos deste metal.

Segundo a organização, comer no mesmo dia duas bolachas recheadas, uma taça de cereais de chocolate e uma chávena de chocolate quente pode fornecer a uma criança de 10 anos quase metade da dose diária máxima de cádmio, a partir da qual há risco para a saúde.
O cádmio, que se acumula no organismo e aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares e cancro, tem uma referência toxicológica fixada em 0,35 microgramas por quilo de peso corporal por dia, segundo a Agência Nacional de Segurança Sanitária de França (ANSES). Apesar das análises de laboratório indicarem que os produtos analisados respeitam os limites legais, o consumo de múltiplos alimentos com cádmio no mesmo dia pode ultrapassar o nível tolerável.
A associação salienta que as crianças estão particularmente vulneráveis. Uma quantidade de 50 gramas de bolachas de chocolate negro representa 20% da dose diária de cadmio para uma criança, enquanto para um adulto apenas 8%.
Dopamina e telemóvel. Sim, há aqui uma relação com efeitos
Jornal de Notícias
Tens, no cérebro, uma substância química que te dá uma sensação de prazer quando usas o telemóvel (e outras coisas). A questão é o tempo que passas com os olhos colados nesse aparelho. Esse é que é o problema.
Definição científica, em primeiro lugar
A saber. A dopamina é um mensageiro químico, isto é, um neurotransmissor, que atua no sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo nos seres humanos. Esse neurotransmissor está relacionado com diferentes funções, entre as quais a regulação de emoções. Aqui tens o que diz a ciência sobre tal substância.

Aquela sensação de recompensa
Há uma explicação química que a tecnologia sabe bem como explorar. A utilização do telemóvel, sobretudo quando andas pelas redes sociais, está pensada para provocar uma sensação de prazer e de bem-estar ao gerar, precisamente no teu cérebro, uma sensação de recompensa quando ouves notificações a cair e vês likes a aumentar. É uma sensação rápida. A dopamina, esse tal neurotransmissor, entra em ação e sentes-te contente, alegre e motivado, com o que acontece dentro do teu telemóvel. Tal como acontece a quem fuma um cigarro ou não consegue deixar de jogar. É igual. A ciência explica, acontece tudo na tua cabeça.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Mensagens entre neurónios
Aquele vício
Atenção e foco
Desliga-te (nem que seja por várias horas)
Cancro colorretal: Inteligência Artificial como aliada na deteção do segundo cancro mais prevalente no mundo
Sapo
O cancro colorretal é o tipo de cancro mais frequentemente diagnosticado em Portugal e o segundo mais prevalente no mundo. A colonoscopia assistida por Inteligência Artificial (IA) assume um papel na deteção precoce do cancro colorretal, uma vez que ajuda os especialistas a detetar pólipos de várias formas e tamanhos.
De acordo com a International Agency for Research on Cancer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS), "10 575 novos casos de cancro colorretal são diagnosticados por ano, o que corresponde a 15,2% dos diagnósticos de cancro em Portugal”.

“A maioria dos casos de cancro colorretal desenvolvem-se a partir de pólipos no cólon ou no reto. Se estes pólipos forem detetados e removidos, alcançar uma cura é possível em 90% dos casos.”
Para detetar um cancro colorretal é necessário realizar os exames de rastreio, que são também os exames de diagnóstico da doença. Se o motivo do exame não for a manifestação de sintomas, de acordo com as atuais recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), recomenda-se em primeiro lugar a realização de uma pesquisa de sangue oculto nas fezes. Caso o resultado seja positivo, segue-se a colonoscopia.
A colonoscopia consiste na observação do interior do reto e do cólon, com o objetivo de determinar se existem pólipos ou áreas anormais, assim como verificar sinais de cancro. Contudo, atualmente, as colonoscopias convencionais apresentam uma taxa de erro de 26%, pelo que alguns casos podem não ser diagnosticados atempadamente, levando ao desenvolvimento de um cancro colorretal pós-colonoscopia (PCCR).
“A IA é uma aliada fundamental nos dias de hoje para contribuir para melhorar as estratégias de deteção existentes. A colonoscopia assistida por IA representa uma mudança de paradigma na deteção do cancro colorretal em estádios iniciais, uma vez que permite uma melhor deteção dos pólipos de várias formas e tamanhos, sinalizando-os durante a realização da colonoscopia. Com esta tecnologia, os profissionais de saúde reduzem de um modo significativo a taxa de perda de adenomas nas colonoscopias atuais”.
Consumir ómega 3 pode proteger contra Alzheimer, sobretudo em mulheres
Jornal de Notícias
As mulheres com Alzheimer têm níveis de Ómega 3 no sangue inesperadamente baixo, cerca de 20% menos, e quando comparados com mulheres saudáveis. Já os homens, com e sem aquela demência, parecem não registar qualquer variação, indicando que a escolha de uma dieta reforçada com Ómega 3 poder vir a proteger mais as mulheres daquela doença degenerativa.

"A diferença entre os sexos foi a descoberta mais chocante e inesperada", confirmou a médica e autora do estudo Cristina Legido-Quigley. "Há uma indicação de que ter menos destes compostos pode ser causal na doença de Alzheimer, mas precisamos de ensaios clínicos para confirmar isso mesmo", salvaguarda a investigadora de King"s College London, cujo estudo foi publicado esta semana na revista Alzheimer"s & Dementia, que pode ser consultado no original aqui. Cristina Legido-Quigley pede, sustentada no estudo, para que "as mulheres se certifiquem de que estão a incluir Ómega 3 nas suas dietas".
O principal autor desta investigação, Asger Wretlind, fala, para já de uma conquista, uma vez que foi possível "detetar diferenças biológicas nos lípidos entre os sexos, e mostrar a importância dos que contêm ómegas no sangue, o que não tinha sido feito antes. Os resultados são muito impressionantes e agora estamos a analisar quão cedo na vida esta mudança ocorre na vida das mulheres".
Importa vincar que entre os alimentos ricos em Ómega 3 - e para lá da suplementação - estão os peixes gordos como o salmão, a cavala, a sardinha, as sementes de linhaça e de chia, os frutos secos e os vegetais de folhas verdes como os espinafres e a couve.
ULS do Alto Ave melhora tempos de resposta nas cirurgias
SNS
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, com sede em Guimarães, registou, no primeiro semestre de 2025, resultados assinaláveis nas cirurgias realizadas dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG). Segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o Hospital da Senhora da Oliveira operou 92,3 % dos inscritos dentro do prazo recomendado, um marco significativo para a instituição.

Este resultado representa um avanço significativo na gestão das listas de espera cirúrgicas, reafirmando a eficácia das estratégias implementadas pela ULS no cumprimento dos prazos legais.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply