Notícias da Saúde em Portugal 660

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Unidade Local de Saúde alerta para aumento de mosquito transmissor do dengue e zika em Pombal

Observador

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria alertou ontem para o aumento da presença em Pombal do mosquito que transmite o zika e o dengue e pediu à população que adote medidas para evitar a propagação.

A ULS referiu que, através do seu Departamento de Saúde Pública, identificou um aumento da presença do mosquito-tigre (Aedes albopictus) no concelho de Pombal, no âmbito das atividades regulares de vigilância.

“Embora não tenham sido registados casos de doenças associadas a este vetor em Portugal continental, importa destacar que o mosquito-tigre é potencial transmissor de vírus como dengue, zika e chikungunya, além de provocar picadas dolorosas e reações alérgicas em pessoas sensíveis.”

ULS da Região de Leiria

À população, a ULS pediu para que colabore nas medidas de prevenção e controlo, que passam por eliminar águas paradas em pratos de vasos, pneus, garrafas, ralos ou outros recipientes, limpar e renovar frequentemente a água dos bebedouros de animais, manter calhas, algerozes e outros sistemas de escoamento desobstruídos, e guardar recipientes no exterior tapados ou virados para baixo.

Como medidas de proteção individual, a ULS recomendou a utilização de repelente de insetos, uso de roupa larga que cubra braços e pernas, e colocação de redes mosquiteiras nas janelas.

Operação revolucionária: cirurgiões colocam dente em olho para recuperar visão

SIC Notícias

A ideia até pode parecer estranha, mas é o último recurso para muitas pessoas. Foi o caso de três canadianos que se submeteram a uma cirurgia osteo-odonto-queratoprótese, também conhecida como cirurgia implante de um dente no olho, para tentar recuperar a visão.

Trata-se de um procedimento raro para restaurar a visão em casos de lesão grave, que acontece quando os transplantes convencionais falham. A cirurgia envolve a remoção de um dente do paciente, geralmente o canino, a instalação de uma lente ótica de plástico dentro dele e, em seguida, o implante de tudo no olho.

Porquê o dente? Foi isso que o Greg Moloney, oftalmologista e cirurgião do Mount Saint Joseph Hospital, em Vancouver, explicou. "Porque os dentes têm dentina, que é a substância mais dura que o corpo produz, tornando-a o invólucro ideal para unir a lente plástica e o olho do paciente".

Foi Greg Moloney que realizou as cirurgias aos três canadianos. Todas correram bem, disse. Apesar disso, os pacientes são monitorizados de perto. O oftalmologista, que já tinha realizado este procedimento na sua terra natal, a Austrália, explica que já está acostumado com as reações de choque e horror das pessoas.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Como funciona o procedimento?

A cerveja engorda? Levámos esta bebida a uma nutricionista

Sapo

A cerveja é uma bebida alcoólica feita a partir da fermentação de grãos de cereais como a cevada, trigo ou centeio e aromatizada com lúpulo. Algumas variedades de cerveja também são aromatizadas com frutas, ervas ou especiarias. A maioria das cervejas contêm entre 4 a 6% de álcool, no entanto este teor pode variar entre 0,5% ou 40%.

Nutricionalmente a cerveja é vista por ser um alimento com “calorias vazias”, ainda assim contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais incluindo o sódio, o potássio e o magnésio. No entanto, não é uma fonte de minerais interessante pois é necessário consumir grandes quantidades de cerveja para satisfazer as necessidades diárias. O seu valor nutricional pode variar de acordo com os diferentes tipos de cerveja, ainda assim, uma porção de 355ml de cerveja branca comum, com aproximadamente 4% de teor alcoólico contém cerca de: 153kcal, 14g de álcool, 2g de proteína e não tem gordura. É importante referir que quanto maior for o teor de álcool, maior será a quantidade de calorias (cada grama de álcool contém 7kcal).

A cerveja engorda?

De certeza que já ouviu falar sobre a “barriga de cerveja”. Mas será que a cerveja provoca o aumento da gordura da barriga ou estamos perante um mito alimentar? A gordura armazenada à volta da barriga é a gordura mais perigosa para a saúde, denominada de gordura visceral. Esta gordura é “perigosa” uma vez que pode interferir na libertação e funcionamento de diversas hormonas do nosso organismo o que, consequentemente, poderá aumentar o risco do aparecimento de doenças como síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro.

Estudos indicam que o consumo moderado (menos de 500ml por dia) de cerveja pode não apresentar um aumento do risco de ganho de gordura visceral especificamente, mas beber mais do que 500ml por dia pode sim aumentar o peso corporal principalmente pelo aumento significativo de calorias ingeridas.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • A cerveja é saudável?

Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta para riscos do calor excessivo. 10 medidas a tomar

Sapo

Perante as temperaturas elevadas que continuam a marcar o verão, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) veio alertar para os riscos acrescidos que pessoas com patologias associadas, nomeadamente os doentes com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), enfrentam. “A combinação de calor, humidade e má qualidade do ar podem desencadear complicações sérias”, adverte a SPC.

A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) é uma condição em que a pressão sanguínea nas artérias dos pulmões é anormalmente alta, forçando o lado direito do coração a um esforço contínuo que resulta em falta de ar, fadiga e menor tolerância ao esforço. Reações naturais do corpo ao calor, como a desidratação e o aumento da frequência cardíaca, funcionam como um gatilho perigoso para quem vive com esta patologia.

Nesse sentido, a SPC partilha dez recomendações essenciais para os dias mais quentes:

  1.  Hidratação inteligente: Beber água ao longo do dia. Caso exista, é importante respeitar a restrição de líquidos prescrita, confirmando com a equipa de saúde o plano para dias de calor. Álcool e bebidas muito açucaradas devem ser evitadas.

  2.  Organizar o dia: Realizar atividades essenciais nas horas mais frescas (manhã ou início da noite) evita a necessidade de as fazer durante os picos de calor. Usar ventoinhas ou ar condicionado ajuda a manter a casa a uma temperatura confortável (entre 24–26 °C).

  3.  Evitar as horas críticas: Entre as 11h00 e as 17h00, devem ser priorizados locais com sombra e bem ventilados. Roupa leve e de cores claras, chapéu e óculos de sol serão aliados essenciais.

  4.  Vigilância em casa: Pesar-se diariamente (de manhã, após urinar), registar sintomas, pressão arterial, frequência cardíaca e, se possível (com um oxímetro), acompanhar o oxigénio no sangue (saturação) são atitudes chave. Variações rápidas de peso (Aumento ou perda de mais de 1–2 kg em apenas dois dias), agravamento dos sintomas ou sintomas novos exigem atenção.

  5. (…)

SARA funciona em mais de 840 unidades de saúde

SPMS

O Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) facilita o atendimento telefónico no Serviço Nacional de Saúde e já funciona em 843 unidades de cuidados de saúde primários. Através da funcionalidade “callback”, regista o número de telefone do utente e a unidade de saúde retorna sempre a chamada, num curto espaço de tempo.

O sistema permite que os utentes façam os seus pedidos de forma autónoma, simples e intuitiva, através de várias opções, sendo posteriormente contactados pela unidade funcional. Esta abordagem evita longos tempos de espera e reduz a pressão sobre as linhas telefónicas.

Adicionalmente, promove-se uma melhor organização interna, permitindo que as equipas respondam com maior eficiência na organização do tempo e em função da prioridade administrativa do pedido. Permite também a análise e monitorização dos contactos, sendo uma excelente ferramenta de suporte à governação clínica.

Se ainda não teve a oportunidade de ver o último episódio de uma série de animação de quatro breves episódios, sob o título “License to Laugh: Clinics Under Control” pode fazê-lo agora aqui:

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.