- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 662
Notícias da Saúde em Portugal 662
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Regulador suspende atividade de consultório de medicina dentária na Figueira da Foz
Jornal de Notícias
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) suspendeu a atividade de um consultório de medicina dentária no concelho da Figueira da Foz, por ter um profissional não habilitado a praticar atos médicos.

Em comunicado, o regulador sublinha que o estabelecimento em causa já tinha sido anteriormente "alvo de intervenção da ERS, por ter sido constatada a prática de atos de medicina dentária pelo mesmo profissional não habilitado".
A ERS acrescenta que, nesta nova ação, foi também constatado "incumprimento grave" dos requisitos legais, regulamentares e normativos "relativos ao procedimento de reprocessamento dos dispositivos médicos de uso múltiplo e à higiene e segurança e salvaguarda da saúde pública".
O que evitar e o que não deve faltar nas cinco refeições diárias recomendadas
Sapo
Não importa apenas o que comemos, mas também como e quando o fazemos. Distribuir a nossa ingestão diária de alimentos por cinco refeições tem um impacto significativo no funcionamento do nosso organismo.
O que evitar e o que não deve faltar nas cinco refeições diárias recomendadas

Fazer cinco refeições por dia é uma estratégia que não só influencia o que comemos, mas também o modo como o nosso corpo metaboliza os nutrientes e mantém os níveis de energia ao longo do dia.
Vários estudos apontam que fazer cinco refeições diárias, compostas por três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e dois lanches (meio da manhã e lanche da tarde) ajuda a regular o apetite e a controlar a sensação saciedade, ajudando a equilibrar melhor as quantidades de alimentos em cada refeição e a optar sempre por escolhas mais saudáveis.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Pequeno-almoço
Lanche a meio da manhã e da tarde
Almoço
Jantar
MedSUPPORT | Testemunho da semana
“A MedSUPPORT tem sido uma parceira fundamental para o sucesso e organização da nossa clínica. O seu apoio vai muito além da simples consultoria — é uma empresa que realmente compreende os desafios do setor da saúde e oferece soluções completas, desde o planeamento inicial até à implementação prática. Para quem está a criar uma clínica de raiz ou procura garantir que a sua unidade cumpre todos os requisitos legais e regulamentares, a MedSUPPORT é, sem dúvida, uma escolha acertada. A sua experiência em licenciamento, regulamentação da ERS, organização de processos internos e estruturação de serviços clínicos é de enorme valor. Além disso, destacamos o profissionalismo, a disponibilidade da equipa e a clareza na comunicação — fatores que nos deram uma enorme segurança ao longo de todo o processo. Recomendamos vivamente a MedSUPPORT a todos os profissionais e empreendedores na área da saúde que procuram um parceiro sério, competente e com verdadeiro know-how no setor.”
Quantos doces são demasiados doces nas férias? (à atenção de miúdos e graúdos)
TVI Notícias
Uma bola de Berlim, um gelado, umas bolachas depois de um mergulho, aquele bolo fora de horas e a sobremesa que não pode faltar. Para muitos, sejam crianças ou adultos, as férias de verão são sinónimo de doces atrás de doces, mas quantos doces são demasiados doces?
“Quando falamos deste tipo de alimentos não existe uma recomendação ou uma quantidade aceitável específica”, começa por dizer a nutricionista Daniela Duarte, da clínica Agita Kalorias. Embora reconheça que a alimentação nesta época não deva “ser um fator gerador de stress”, o certo é que “abrir mão de todos os hábitos diários com a ‘desculpa’ de que está de férias pode obviamente trazer a indesejada ‘barriguinha’ a mais” - e aqui, tanto miúdos como graúdos podem ver os números da balança subir.

Mas Daniela Duarte defende que é tudo uma questão de equilíbrio e… matemática. “Numa alimentação variada e equilibrada também pode haver espaço, ocasionalmente, para estes alimentos”, sobretudo se a pessoa for ativa e tiver, de um modo geral, uma alimentação saudável e equilibrada. E o ocasionalmente é importante: se o consumo destes alimentos for diário, o risco de ganho de peso - e outras consequências que nascem à boleia do açúcar - é maior.
O importante é saber que alimentos de consumo esporádico não devem ser tornados diários simplesmente pelo facto de estar de férias”, até porque um a dois doces por dia em sete dias de férias são 14 doces, que a multiplicar pela quantidade de açúcar de cada… bem, é melhor seguir com exemplos concretos.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
Como escapar aos doces nas férias?
Cientistas criam nova ferramenta de IA para prever o risco genético de doenças hereditárias comuns
Euronews
Investigadores norte-americanos desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para prever melhor se mutações genéticas raras conduzirão a doenças, com o objetivo de acelerar a deteção precoce e evitar tratamentos desnecessários.
Os testes genéticos podem identificar alterações, ou variantes, no ADN de uma pessoa - mas muitas delas têm pouco ou nenhum impacto na nossa saúde. Uma única variante raramente fornece uma imagem completa, dado que vários genes, juntamente com as suas interações e fatores ambientais, afetam o nosso risco de contrair problemas de saúde que vão desde as doenças cardíacas ao cancro.

A equipa de investigação sediada em Nova Iorque pretendia tornar esse quadro mais claro. Desenvolveram uma ferramenta que utiliza a IA e registos médicos eletrónicos - que contêm informações sobre o historial de saúde de um paciente - para prever a probabilidade de as pessoas desenvolverem doenças com base nos seus riscos genéticos.
"Queríamos ir além das respostas a preto e branco que muitas vezes deixam os doentes e os prestadores de cuidados de saúde inseguros quanto ao significado real do resultado de um teste genético."
Os investigadores utilizaram mais de um milhão de registos de saúde eletrónicos para desenvolver modelos de IA para 10 doenças hereditárias, incluindo o cancro da mama e a doença renal policística (DRP). Aplicaram estes modelos a pacientes com variantes genéticas raras, atribuindo-lhes uma pontuação entre 0 e 1 para determinar a sua probabilidade de desenvolver a doença.
Seis praias da Póvoa de Varzim desaconselhadas a banhos devido a contaminação
Canal S+
Seis praias da zona urbana norte da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, foram ontem desaconselhadas a banhos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), devido a contaminação microbiológica.

No portal ‘Info Água’, da APA, o aviso incide sobre as praias de Verde, Beijinhos, Lada I e II, Hotel, e Lagoa I e II, com o conselho de “não tomar banho”, justificado por “valores elevados de enterococos intestinais e/ou E. coli”.
Segundo a comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins, a decisão tomada pela APA surgiu na sequência das análises regulares que o organismo faz à qualidade da água do mar.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply