Notícias da Saúde em Portugal 664

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Estetoscópio com inteligência artificial pode detetar problemas cardíacos em apenas 15 segundos

Euronews

Investigadores britânicos afirmam que um estetoscópio alimentado por inteligência artificial (IA) pode detetar três doenças cardíacas em apenas 15 segundos.

Este estetoscópio com IA analisa pequenas alterações do ritmo cardíaco e do fluxo sanguíneo que, de outra forma, seriam indetetáveis ao ouvido humano. Isto garante que os médicos consigam identificar potenciais problemas cardíacos com rapidez suficiente para que os doentes procurem cuidados médicos que os possam salvar.

No âmbito do ensaio em ambiente real, os médicos testaram o estetoscópio com IA em comparação com os cuidados habituais em mais de 200 consultórios médicos de clínica geral. O estudo incluiu mais de um milhão e meio de pacientes que apresentavam sintomas de insuficiência cardíaca, como fadiga ou falta de ar.

Os doentes examinados com o estetoscópio de inteligência artificial tinham mais do dobro da probabilidade de serem diagnosticados com insuficiência cardíaca, cerca de 3,5 vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com fibrilhação auricular - um ritmo cardíaco anormal que pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral - e quase o dobro da probabilidade de serem diagnosticados com doença das válvulas cardíacas, que é quando pelo menos uma válvula cardíaca não funciona corretamente.

No entanto, cerca de dois terços dos pacientes que foram assinalados pelo estetoscópio da IA como tendo potencialmente insuficiência cardíaca não tinham de facto a doença, segundo os médicos, após terem pedido análises ao sangue ou exames ao coração.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Ansiedade desnecessária?

INFARMED, I.P. notifica várias clínicas privadas para removerem publicidade ilícita a tratamentos com cetamina

SIC Notícias

De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, I.P. (INFARMED; I.P.), a cetamina sujeita a receita médica não pode ser publicitada. Várias clínicas privadas receberam avisos, nomeadamente para alterarem a palavra "cetamina" por psicadélicos.

Todas fizeram, exceto a “The Clinic of Change”, que, de acordo com o INFARMED, I.P., "embora tenha corrigido algumas dessas menções, tem vindo a refutar genericamente o entendimento do INFARMED, I.P., razão pela qual, esse processo permanece em aberto."

O INFARMED, I.P. informa que foram registados 25 casos de suspeita de reações adversas relacionadas com a administração de medicamentos contendo cetamina. Por questões relacionadas com a proteção de dados pessoais, não avança com os nomes das clínicas.

A próstata cresce e obstrui: como, quando e porquê?

Sapo

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula exócrina do aparelho genital masculino fundamental para a reprodução. A sua principal função é segregar um conjunto de substâncias que são responsáveis, entre outras funções, pela liquefação do esperma depois da ejaculação e pela preservação dos espermatozoides para a fecundação através dos nutrientes e bactericidas presentes no esperma.

O aumento da próstata dificulta a micção?

A próstata está situada na base da bexiga e inclui os primeiros centímetros da uretra (uretra prostática). Assim, no ato da micção a urina flui pela uretra prostática, isto é, pelo meio do estroma prostático.

Com o crescimento da próstata - que se verifica com a idade, existe maior risco de obstrução da uretra prostática. No entanto, a existência de uma próstata volumosa não significa obrigatoriamente que haja obstrução e com isso dificuldade no esvaziamento vesical. Este aumento da próstata que causa obstrução e, por isso, causa sintomas urinários baixos denomina-se de Hiperplasia Benigna da Próstata.

Que sintomas aparecem com o aumento da próstata (Hiperplasia Benigna da Próstata)?

Na maioria dos casos, o crescimento da próstata não provoca sintomas. No entanto, quando há obstrução da uretra prostática aparecem sintomas tais como o fluxo urinário fraco, intermitência urinária e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Com o agravamento progressivo da obstrução urinária e com a hipertrofia compensadora do espessamento da bexiga aparecem sintomas tais como o aumento da frequência urinária diurna e noturna e imperiosidade miccional.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • É possível a fertilização na ausência da próstata?

  • Que tamanho tem a próstata?

  • O que fazer se tiver estes sintomas?

  • Que exames complementares de diagnóstico são normalmente pedidos?

  • O que é o PSA?

  • Para que serve o PSA na prática clínica?

  • Como se trata a obstrução urinária causada pela hiperplasia benigna da próstata?

  • Quando é que a obstrução urinária obriga a cirurgia?

Tem a tensão arterial elevada? Eis como reduzir o risco de ataque cardíaco e AVC

Euronews

Novo estudo sobre o tema é considero pelos investigadores do mesmo como a análise mais exaustiva até à data para explorar a forma como o controlo intensivo da tensão arterial afeta a saúde das pessoas.

Um novo estudo concluiu que os esforços intensivos para reduzir a tensão arterial elevada podem diminuir o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.

A tensão arterial elevada, também conhecida por hipertensão, é um problema de saúde comum que afecta cerca de 1,28 mil milhões de adultos com idades compreendidas entre os 30 e os 79 anos em todo o mundo. Se não for tratado, este problema pode causar doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e doenças renais.

Os médicos aconselham frequentemente os doentes com hipertensão a tomar medicação e a fazer alterações no estilo de vida, como exercício físico regular e uma dieta saudável, para baixar a sua tensão arterial sistólica para cerca de 140 mmHg.

A pressão arterial sistólica é o mais alto dos dois números de uma leitura, refletindo a pressão nas artérias quando o coração está a bombear o sangue. Um nível de 140 mmHg é considerado uma tensão arterial elevada, mas situa-se no extremo inferior do espetro da hipertensão.

A investigação deu conta que, em todos os ensaios, as pessoas que seguiram a via do controlo intensivo - uma combinação de medicação e alterações do estilo de vida, como perda de peso e deixar de fumar - tiveram menos ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e mortes relacionadas com doenças cardiovasculares do que as pessoas que foram tratadas com objetivos normais de pressão arterial.

No entanto, o grupo de controlo intensivo teve maior probabilidade de sofrer efeitos secundários como tonturas, desmaios, problemas renais e ritmo cardíaco anormal.

ULS da Arrábida conquista dupla certificação ISO 9001:2015

SNS

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida obteve recentemente duas certificações ISO 9001:2015, atribuídas pela Société Générale de Surveillance (SGS), que reconhecem a qualidade, o rigor e a excelência dos serviços prestados pela instituição.

No dia 27 de agosto de 2025, o Serviço de Imunohemoterapia conquistou a certificação ISO 9001:2015. A certificação abrange a totalidade das atividades da área funcional do sangue, desde a inscrição, triagem clínica, colheita e transporte de sangue total para o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), até à rotulagem, armazenamento, estudo imunohematológico, pedidos e distribuição de componentes sanguíneos destinados a transfusão.

Também a Unidade Laboratorial de Imunologia e Biologia Molecular, integrada no Serviço de Imunoalergologia, obteve em julho de 2025 a mesma certificação. Este reconhecimento atesta o cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade em imunoquímica, imunidade celular e biologia molecular, reforçando a segurança, eficiência e confiança dos serviços laboratoriais prestados à comunidade.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.