Notícias da Saúde em Portugal 668

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Uso contínuo da boca como terceira mão explica cáries num fóssil de Neandertal

SIC Notícias

Uma equipa liderada pelo Museu Nacional de Ciências Naturais (MNCN-CSIC) de Madrid documentou o sétimo caso conhecido de cárie dentária num Neandertal, sugerindo que foi causada pelo uso contínuo da boca como 'terceira mão' para tarefas não mastigatórias.

O estudo, publicado no American Journal of Biological Anthropology, confirma que se trata de uma lesão incipiente detetada no molar de um homem adulto que viveu no que são hoje as Astúrias, Espanha.

Especificamente, pertence a um dos treze indivíduos que viveram na gruta de El Sidrón há cerca de 49 mil anos. Mais de 2.500 restos ósseos foram preservados, permitindo reconstruir aspetos da sua vida quotidiana, saúde e práticas culturais, como, neste caso, os cuidados intensivos e a utilização dos seus dentes.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Cáries nos Neandertais eram causadas por bactérias do microbioma oral

  • Doenças dentárias têm raízes muito antigas

Dia Mundial da Fisioterapia alerta para a prevenção de quedas e envelhecimento saudável

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Efeméride assinala-se esta segunda-feira, 8 de setembro, data da fundação da World Physiotherapy. Santa Casa conta com mais de 90 fisioterapeutas, distribuídos por 10 equipamentos.

A prevenção de quedas e o envelhecimento saudável são os temas escolhidos para assinalar o Dia Mundial da Fisioterapia. A escolha dos temas coube à World Physiotherapy, organização internacional que representa milhares de fisioterapeutas por todo o mundo, fundada neste dia em 1951.

Os dois temas estão umbilicalmente ligados, uma vez que as quedas constituem uma das principais causas de perda de independência e internamentos em pessoas idosas.

Assim, a World Physiotherapy preparou uma série de folhetos informativos sobre o assunto, traduzidos para português e distribuídos pela Ordem dos Fisioterapeutas, que demonstram a importância da fisioterapia não apenas no tratamento das consequências de quedas, mas também na prevenção das mesmas, promovendo nos utentes a melhoria da sua força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade.

Veja o folheto informativo sobre envelhecimento saudável:

Autoridades alertam para aumento da venda de medicamentos ilegais usados para perda de peso

Notícias Saúde

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e os Chefes das Autoridades do Medicamento (HMA), dos quais o Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED, I.P.) faz parte, alertam a população para a crescente ameaça da publicidade e venda de medicamentos ilegais através da internet em toda a União Europeia (UE), sobretudo aqueles associados à perda de peso.

Em comunicado, confirmam que, “nos últimos meses, verificou-se um aumento acentuado na comercialização ilegal de medicamentos apresentados como agonistas do recetor GLP-1 – como o semaglutido, o liraglutido e a tirzepatida – destinados à perda de peso e ao tratamento da diabetes. Estes produtos, vendidos através de sites fraudulentos e promovidos nas redes sociais, não estão autorizados nem cumprem os padrões exigidos de qualidade, segurança e eficácia, representando um risco significativo para a saúde”.

Alertam, por isso, “que estes produtos ilegais representam um grave risco para a saúde pública, porque podem não conter a substância ativa indicada e apresentar níveis perigosos de outras substâncias”. O que signifca que quem os utilizar corre o risco de comprometer a eficácia dos tratamentos, além de estar exposto a problemas de saúde graves e a interações potencialmente nocivas com outros medicamentos.

Sinais de alerta de que um medicamento pode ser ilegal

Um produto é provavelmente ilegal se:

  • For anunciado como “aprovado” ou “recomendado” por uma autoridade nacional ou apresentar logótipos de uma autoridade nacional ou da EMA; embora alguns sites possam incluir o logótipo da autoridade reguladora competente no território nacional, os utilizadores devem verificar a presença do logótipo comum da UE;

  • For vendido através de sites não oficiais ou plataformas de redes sociais;

  • (…)

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Medidas em curso

  • O que os consumidores devem saber

  • Sabe como identificar websites legais?

Universidade da Pensilvânia desenvolve sistema de inteligência artificial capaz de criar antibióticos

SIC Notícias

Um sistema de inteligência artificial (IA) que cria antibióticos novos e elimina bactérias resistentes a medicamentos em ratos foi desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América (EUA), segundo um artigo publicado na revista Cell Biomaterials.

A ferramenta de IA generativa, a AMP-Diffusion, analisa vastos grupos de moléculas antimicrobianas sintéticas (substâncias que matam bactérias) e propõe candidatos para novos antibióticos, medicamentos usados para matar ou impedir a multiplicação de bactérias.

Os cientistas descobriram que em ratos, a infeção cutânea (problemas na pele), os compostos, mais eficazes, concebidos com IA apresentaram um desempenho comparável aos antibióticos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) e não apresentaram efeitos secundários.

Das 46 principais moléculas candidatas que foram geradas e submetidas a testes experimentais, duas demonstraram ser capazes de reduzir infeções cutâneas resistentes a medicamentos em ratos, com uma eficácia comparável à dos antibióticos clínicos atuais. Durante a pesquisa, as duas moléculas não apresentaram sinais de toxicidade.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Investigadores criaram aproximadamente 50 mil moléculas

Setembro traz quatro cursos de formação contínua

OMD

A formação contínua da Ordem dos Médicos Dentistas está de regresso em setembro com a realização de quatro cursos: dois online e outros dois em formato presencial.

Primeiro, a 15 de setembro, Sara André Casado ministra o curso clínico “Estratégias para a reabilitação estética de dentes anteriores”. Já dia 22, Patrícia Almeida Santos orienta o tema socioprofissional “Sustentabilidade no consultório médico-dentário: resignamo-nos ou reinventamo-nos?”. Ambas as sessões decorrem via streaming.

No dia 27, em formato presencial, será apresentado o tema “Planeamento interdisciplinar em reabilitação oral”, dividido em dois cursos (Faro e Coimbra), apresentados por Jorge André Cardoso e Rosana Mendes, respetivamente. A formação realiza-se das 9h00 às 18h00.

Champanhe ou vinho branco reduzem risco de morte súbita cardíaca? Cardiologista explica

SIC Notícias

Um estudo de grande dimensão sugere que o consumo de champanhe ou vinho branco é um dos fatores que pode reduzir o risco de morte súbita cardíaca. Foram observados 500 mil indivíduos no Reino Unido ao longo de quase 14 anos, mas será que podemos concluir que beber mais champanhe previne a morte súbita?

Em Portugal, estima-se que todos os anos cerca de 10 mil pessoas sejam vítimas de morte súbita, de acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Os dados revelam que após cinco minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade em sobreviver e que o cérebro sobrevive três a cinco minutos sem oxigénio. Agora, surge um novo estudo que aponta para fatores surpreendentes que podem ajudar a reduzir o risco.

E a palavra-chave é mesmo "podem" (mas já lá vamos). O estudo foi publicado no Canadian Journal of Cardiology em julho de 2025 e identificou 56 fatores modificáveis ​​associados à morte súbita cardíaca, com base em dados de saúde de mais de 500 mil pessoas no Reino Unido. Os resultados destacam como o estilo de vida pode desempenhar um papel importante na prevenção desta condição que representa "20% de todas as mortes, com uma incidência de cerca de 1 por 1000 habitantes/ano", segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Em termos genéricos, o estudo conclui, através de uma análise de randomização mendeliana, que "maiores taxas de consumo de champanhe e/ou vinho branco e ingestão de frutas" estão associadas a um menor risco de morte súbita.

"Não está provado que exista uma relação causa-efeito entre beber champanhe e prevenir morte súbita cardíaca."

Ricardo Ladeiras Lopes, Cardiologista no Hospital da Luz

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Poderíamos provar que o consumo de champanhe é benéfico?

  • Consumo de álcool é recomendado?

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.