- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 669
Notícias da Saúde em Portugal 669
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Portugal participa em projeto europeu para deteção precoce do cancro do ovário
Canal S+
Portugal participa num projeto europeu para a deteção precoce do cancro do ovário em mulheres de risco, anunciou ontem o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que vai coordenar a parte clínica do projeto.

Lançado há uma semana na capital grega, Atenas, o projeto reúne 28 parceiros de 12 países, incluindo 10 Estados-membros da União Europeia, Reino Unido e Canadá, e visa "ajudar a fechar as lacunas hoje existentes na abordagem ao cancro de ovário hereditário, promovendo a avaliação avançada de risco e novas estratégias de deteção precoce", refere em comunicado o IPO de Lisboa.
Portugal será um dos países, a par do Reino Unido, Lituânia, Chéquia e Grécia, onde vão ser validadas tecnologias "altamente precisas e fáceis de usar" para a deteção precoce do cancro do ovário.
Segundo o IPO de Lisboa, em Portugal são diagnosticados por ano cerca de 570 casos de cancro do ovário, a maioria em estádios tardios.
Regulador da saúde aplica 300 mil euros de coimas no primeiro semestre de 2025
CNN
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decidiu 117 processos de contraordenação a estabelecimentos do setor no primeiro semestre deste ano, 62 dos quais resultaram em coimas de mais de 300 mil euros.
De acordo com dados do regulador hoje divulgados, entre janeiro e junho, 34 processos terminaram com o deferimento de pedidos de pagamento voluntário da coima, 62 com a aplicação de sanções pecuniárias, oito foram arquivados, 12 foram apensos a processos em curso e um resultou na suspensão dos autos por impossibilidade de notificação.
Entre os estabelecimentos que sofreram coimas encontram-se vários privados, mas também unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
No âmbito da regulação e da supervisão dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, a ERS é a entidade competente para a fiscalização, instrução dos processos e aplicação das coimas e sanções acessórias das infrações em matérias como licenciamento, livro de reclamações e práticas de publicidade.
Uso do Gemini por menores considerado de "alto risco"
CNN
A utilização do sistema de Inteligência Artificial (IA) da Google, Gemini, é considerada como de "Alto Risco" para menores, devido à falta de medidas de segurança apropriadas à idade, revela um relatório da organização Common Sense Media.
Apesar da Google ter adicionado medidas que visam a proteção de crianças e adolescentes menores de 18 anos, o relatório adverte que a plataforma de IA não foi construída para crianças.

"Embora os filtros do Gemini ofereçam alguma proteção, ainda expõem as crianças a algum material impróprio e não reconhecem sintomas graves de saúde mental", acrescentam os investigadores.
Além disso, a organização refere ainda que a ferramenta de IA "trata todas as crianças ou adolescentes da mesma forma, apesar das enormes diferenças de desenvolvimento, ignorando que os utilizadores mais jovens precisam de orientação e informações diferentes dos mais velhos".
Neste sentido, a organização alerta que nenhuma criança com menos de cinco anos deve utilizar 'chatbots' de IA e que crianças com idade entre os seis e os 12 anos apenas usem as ferramentas de IA com supervisão de um adulto.
Estudo revela que mudança de peso pode acelerar o declínio cognitivo em adultos mais velhos
Euronews
Um novo estudo demonstrou que os adultos com mais de 65 anos que têm peso a menos, ou que apresentam flutuações superiores a 5%, podem sofrer um declínio cognitivo mais rápido. Os resultados da investigação realizada por uma equipa do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Estatal da Pensilvânia foram publicados na revista Obesity.

"Examinámos 11 anos de dados sobre o peso, o IMC e o perímetro da cintura. Independentemente do método de análise, o resultado foi claro: quanto mais o peso variava de ano para ano, mais rápido se acelerava o declínio cognitivo"
De acordo com os resultados, as pessoas que mantiveram um peso estável registaram as taxas mais baixas de declínio cognitivo, enquanto as pessoas cujo peso oscilou mais registaram taxas de declínio duas a quatro vezes superiores. O mesmo se verificou quando a circunferência da cintura e as flutuações do índice de massa corporal (IMC) foram comparadas com o declínio cognitivo.
A equipa recomendou que o peso fosse continuamente monitorizado como um sinal adicional para proteger a saúde cognitiva. Mas Na sublinhou a importância da auto-monitorização: "O peso no consultório médico pode variar de tempos a tempos, dependendo da roupa ou do método de medição. Recomenda-se que as pessoas idosas se pesem em casa quando acordam de manhã, antes das refeições, em condições semelhantes, para garantir dados exatos e, se notarem flutuações, devem informar os seus médicos".
Promoção da Saúde Mental em Adolescentes em destaque no XIV Encontro Nacional Mais Contigo
DGS
A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários em adolescentes estarão em debate no XIV Encontro Nacional Mais Contigo, que se realiza no dia 24 de setembro de 2025 em Coimbra, organizado conjuntamente pela Delegação Regional do Centro da Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (entidades promotoras do Programa Mais Contigo).

No decorrer do Encontro serão debatidos um conjunto de temas identificados durante o ano letivo, tais como os desafios no cumprimento da lei, os percursos na justiça e os contextos de vulnerabilidade dos adolescentes.
Durante o evento estará em debate o novo Programa Nacional de Saúde Escolar da DGS.
O programa inclui ainda dois painéis com testemunhos diversificados – de adolescentes, pais e profissionais de saúde – promovendo uma reflexão conjunta e enriquecedora sobre as diferentes vivências, com o objetivo de otimizar os processos de intervenção e apoio.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply