Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Editorial

Olá a todos,

Esperamos que tenham desfrutado de umas fantásticas miniférias de Carnaval. Sentiram a nossa falta? Pois é, nos últimos dois dias não houve MedSUPPORT News porque estávamos ocupados com o Carnaval!

Esperamos que se tenham divertido no primeiro Carnaval “sem máscaras” 😊

Temos hoje um MedSUPPORT News mais longo para incluir as notícias que surgiram entretanto para que não perca nenhuma notícia da saúde em Portugal!

Partilhe o MedSUPPORT News com os seus amigos.

DGS

DGS reforça cooperação com a OMS Europa na área do Envelhecimento Saudável e Prevenção da Violência

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recebeu, a 16 de fevereiro de 2023, a visita de Yon Yonjie, técnico da Organização Mundial de Saúde – Região Europeia e especialista na área da gerontologia e prevenção da violência.

Procurando o reforço da cooperação entre o trabalho da OMS-Europa e a DGS na área do envelhecimento saudável, em alinhamento com a Década para o Envelhecimento Saudável da ONU, foram abordados nesta reunião de trabalho: a criação de uma rede nacional de cidades e comunidades amigas das pessoas idosas; a maximização de esforços para a prevenção dos maus tratos a pessoas idosas; a partilha de experiências de boas práticas no âmbito do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, incluindo a nível regional e local através do trabalho realizado pela Equipa de Prevenção da Violência em Adultos de Reguengos-Mourão – Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central; e o fortalecimento da cooperação em matéria de literacia em saúde e digital.

Portugal é o terceiro país da União Europeia com a população mais envelhecida e onde o índice de envelhecimento tem crescido com maior rapidez nos últimos anos. Esta realidade traz desafios para todos os setores, onde as respostas em rede assumem especial relevância para um envelhecimento saudável.

OPP

III Encontro dos Psicólogos da Administração Local

Já está disponível o programa do III Encontro dos Psicólogos da Administração Local, que vai decorrer no dia 2 de março, no Fórum Lisboa (Av. de Roma 14). As inscrições continuam abertas!

O III Encontro dos Psicólogos da Administração Local pretende criar um espaço de discussão, reflexão e de partilha de experiências e boas práticas focado na importância do papel do psicólogo em todas as especialidades da Psicologia na Administração Local.

Para mais informações, programa e inscrições clique aqui.

OF

Acesso aos Repositórios Científicos

A Ordem dos Fisioterapeutas está empenhada em tornar acessíveis a todos os membros, bases de dados eletrónicas de produção científica e investigação, de acesso aberto, com relevância para os fisioterapeutas.

Neste sentido, inauguramos a página Repositórios CientíficosO Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), que inclui ainda o OASISbr, b-on, OpenAIRE e Google Scholar.

Pode aceder ao RCAAP na sua área reservada, onde também encontrará um guia prático de consulta.

INFARMED, I.P.

Diagnóstico de satisfação dos utilizadores dos serviços do INFARMED, I.P.

O INFARMED, I.P convida-o a participar no diagnóstico de satisfação em curso, com o apoio técnico da empresa EY-Parthenon, de modo a que através desta auscultação aos seus clientes e parceiros, seja possível avaliar o desempenho desta Instituição em diversos parâmetros, conhecer o grau de satisfação dos utilizadores face aos serviços prestados e identificar áreas de melhoria a priorizar.

O questionário está focado nas seguintes dimensões:

  • Ambiente da Organização;

  • Acessibilidade e qualidade da informação e do atendimento;

  • Qualidade dos serviços e processos.

As suas respostas serão confidenciais e a informação recolhida diretamente pela EY-Parthenon será tratada de forma agregada para o conjunto dos respondentes.

Para participar, por favor, aceda ao questionário que será enviado por email pela equipa da EY-Parthenon em nome do INFARMED, I.P..

SNS

SNS no TOP 20 das marcas de referência

O Sistema Nacional de Saúde (SNS) é uma das marcas mais reconhecidas pelos portugueses de acordo com os resultados da sétima edição do Brand Asset Valuator (BAV) em Portugal, desenvolvido pelo grupo WPP, e apresentado esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro.

Este estudo global, que vai já na sua sétima edição, analisou mais de 940 marcas presentes no mercado nacional, sendo que o SNS foi nomeado em duas categorias distintas, surgindo em sétimo e em oitavo lugar, dentro das Top 20 Marcas nas áreas “Conhecimento” e “Relevância”, respetivamente.

Os resultados do estudo atestam a “capacidade de liderança” da marca SNS, na qual os portugueses demonstram, uma vez mais, confiar. Estas nomeações representam um reconhecimento do investimento que tem sido feito para que o serviço público de saúde corresponda cada vez mais às necessidades dos cidadãos, honrando um percurso com mais de quatro décadas de história.

ISPUP reconhecido pela OMS

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) recebeu, oficialmente, na passada quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o estatuto de Centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o estudo de “Determinantes Sociais e Comportamentais das Doenças Não Transmissíveis”.

A atribuição decorreu no âmbito de uma iniciativa da OMS, da qual Portugal é este ano anfitrião, onde foram apresentados os resultados do relatório “O Estado da Saúde nas Prisões na Região Europeia da OMS”, elaborado com o contributo do ISPUP.

Apoio a missão na Ucrânia

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assinou esta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Ordem dos Médicos para apoiar uma missão de médicos que se vão deslocar à Ucrânia para dar formação a profissionais daquele país, nomeadamente médicos, enfermeiros e técnicos de emergência.

A equipa com quatro médicos, dois portugueses e duas luso-ucranianas, parte na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, para a Ucrânia. A missão humanitária visa dar formação sobre transporte de doente crítico, em particular no caso da pediatria, área particularmente sensível.

SPMS

SPMS participa na ação internacional EU-CAIM

A SPMS está a participar na ação internacional EUCAIM (EUropean Federation for CAncer IMages), reforçando a estratégia para a inovação do Serviço Nacional de Saúde.

Juntamente com 4 parceiros nacionais e 66 instituições de 12 países, a SPMS participa nesta ação inovadora que visa a implementação de uma infraestrutura com o objetivo de fortalecer a medicina de precisão e o diagnóstico de cancro, através da Inteligência Artificial (IA) aplicada a imagens médicas.

A EUCAIM criará um repositório de imagens com mais de 60 milhões de dados anónimos de mais de 100.000 pacientes, que estará disponível para médicos, cientistas e investigadores em todo o mundo, para a criação e avaliação de ferramentas de IA confiáveis e úteis.

PEM Móvel I 3.300 receitas por dia prescritas por telemóvel

Todos os dias são prescritas, em média, 3.300 receitas médicas através de telemóvel. Tal é possível, de forma segura, pela aplicação de Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM Móvel), que assinala hoje quatro anos de existência.

Facilitar e agilizar o ato de prescrever é uma das vantagens desta aplicação que permite aos médicos prescrever através do telemóvel, cumprindo todos os requisitos de segurança, e é particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente.

Com a PEM Móvel, o ato de prescrever é mais simples, prático, seguro e cómodo, quer para

utentes, quer para médicos que, no final do processo, enviam a receita médica, por SMS e/ou e-mail, para os utentes.

Jornal Dentistry

Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e o Lisboa 65 + Plano de Saúde Gratuito

O plano de saúde “Lisboa 65+”tendo como finalidade contribuir para a melhoria da saúde da população mais envelhecida e vulnerável da cidade.

A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa na sua componente solidária e de utilidade pública juntou-se a este projeto, prestando serviços no âmbito da Saúde Oral como: consultas de Higiene Oral, Medicina Dentária e Próteses aos munícipes que usufruam do complemento solidário para idosos (CSI).

Este plano será já implementado, em finais de janeiro de 2023.

Todos os munícipes com + 65anos que queiram ser abrangidos, deverão inscrever-se nas farmácias aderentes ou online (https://65mais.lisboa.pt/).

Just News

Serviço de Gastrenterologia realiza curso de proctologia para médicos de família

A 2ª edição do Curso de Proctologia, organizado pelo Serviço de Gastrenterologia do Hospital São João João, irá realizar-se no dia 19 de maio, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

De acordo com a comissão organizadora, os principais objetivos deste curso são "conhecer o princípios básicos do exame proctológico, reconhecer o material a utilizar durante o exame proctológico, identificar as principais patologias anorretais benignas e malignas, bem como perceber a importância da avaliação inicial do doente e critérios de referenciação para consulta especializada".

Este curso é especialmente destinado a especialistas e internos de formação específica em medicina geral e familiar.

6.º Curso Pós-Graduado de Atualização em Cardio-Oncologia: já é conhecido o programa!

A 6.ª edição do Curso Pós-Graduado de Atualização em Cardio-Oncologia da Faculdade de Medicina de Lisboa realiza-se nos dias 16 e 17 de março de 2023. As boas vindas aos participantes estarão a cargo dos diretores do curso: Fausto Pinto e Manuela Fiúza.

A insuficiência cardíaca em doentes com cancro, o papel do exercício e da reabilitação em oncologia e o risco cardiovascular das terapêuticas oncológicas são alguns dos temas em debate no curso.

O evento decorrerá no Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Canal S+

Um em cada três adultos na UE não faz exercício suficiente, Portugal entre os piores

O relatório, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), conclui que, em 2016, 35,4% dos adultos dos 27 países da União Europeia não eram suficientemente ativos segundo os critérios da OMS, que recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

O baixo nível de atividade física é também comum entre os adolescentes, em particular entre as raparigas, já que menos de um em cada cinco rapazes e menos de uma em cada 10 raparigas dizem respeitar a recomendação da OMS de pelo menos uma hora de atividade física moderada a vigorosa por dia.

Portugal, a par de Itália e França, estava entre os Estados-membros da UE com piores níveis de atividade física entre os adolescentes, ao contrário de países como a Eslováquia, a Eslovénia, os Países Baixos ou a Bulgária.

Reply

or to participate.