- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 674
Notícias da Saúde em Portugal 674
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Camada de ozono deverá estar recuperada até 2066
Jornal de Notícias
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) indicou que o buraco sobre a Antártida, que surge a cada primavera austral, atingiu o nível máximo em 29 de setembro, um défice de 46,1 milhões de toneladas.
No relatório anual sobre o assunto, a agência sublinhou que este número é inferior à média entre 1990 e 2020 e aos números registados em 2020 e 2023, quando o défice de massa de ozono ultrapassou 50 mil toneladas. Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, assinalando a data da assinatura, em 1987, do Protocolo de Montreal.
A WMO destacou ainda que a cobertura geral de ozono em todo o planeta foi superior à das medições anteriores.

Os níveis de ozono na atmosfera deverão regressar em 2066 aos níveis registados no Polo Sul antes da formação do buraco sobre a Antártida, embora os níveis normais regressem um pouco mais cedo no Ártico (por volta de 2045) e no resto do mundo (2040), de acordo com cálculos publicados em 2022.
A associação ambientalista portuguesa Zero alertou para a lenta recuperação da camada de ozono, com a humanidade a continuar exposta a níveis elevados de radiação ultravioleta, com "impactos sérios na saúde, na agricultura e nos ecossistemas".
"Os medicamentos não são rebuçados": Campanha europeia promove uso responsável de medicamentos não sujeitos a receita médica
INFARMED, I.P
Leia o folheto, siga as instruções e utilize os medicamentos não sujeitos a receita médica de forma responsável.
Esta é a mensagem conjunta das mais de trinta autoridades europeias do medicamento envolvidas na campanha coordenada pelo grupo de Chefes das Autoridades de Medicamentos (HMA). O objetivo é sensibilizar os cidadãos europeus para a importância da utilização adequada destes medicamentos.
A campanha dirige-se a todas as pessoas que, ocasionalmente, utilizam medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM), como analgésicos, sprays nasais, antiácidos ou xaropes para a tosse.

Uma vez que o uso de MNSRM ultrapassa fronteiras, vários países europeus uniram esforços nesta campanha. A iniciativa sublinha passos essenciais para uma utilização mais segura destes medicamentos: ler o folheto, respeitar a duração máxima de utilização recomendada e consultar um médico se os sintomas persistirem.
“Os medicamentos não são rebuçados” é a primeira campanha conjunta lançada pelos HMA, que é constituída pelos Chefes das Autoridades Competentes Nacionais cujas entidades são responsáveis pela regulação de medicamentos de uso humano e de uso veterinário no Espaço Económico Europeu.
Olhos secos afetam mais de metade da população, mas só um quinto recebe diagnóstico e tratamento
Notícias Saúde
Os olhos secos podem causar desconforto significativo, e os sintomas tornam-se mais comuns com a idade, afetando ainda mais pessoas do que o estimado: um estudo apresentado no 43º Congresso da Sociedade Europeia de Cirurgiões de Catarata e Refrativa (ESCRS) descobriu que mais de metade da população em geral nos EUA e na Europa já sofreu de olho seco, mas apenas 20% dos europeus e 17% dos americanos foram diagnosticados, podendo levar anos à espera por ajuda profissional.

“O estudo explorou a jornada do doente em detalhe. O que chamou a atenção foi que até um terço dos doentes apresentava sintomas há mais de cinco anos antes de procurar ajuda profissional. E também descobriu que cerca de metade dos doentes apresenta sintomas todos os dias. O atraso na procura de tratamento é preocupante, especialmente porque o olho seco é uma doença progressiva e a intervenção precoce pode prevenir um ciclo vicioso de inflamação”, refere o especialista Piotr Wozniak, cirurgião refrativo e especialista em olhos secos na Optegra Eye Clinics em Varsóvia, Polónia
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
A mais comum forma de tratamento
Sintomas e o agravamento dos mesmos
Nova abordagem para tratar a hipertensão arterial pode estar para breve
CNN
As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Reduzir a pressão arterial é a forma mais eficaz de evitar esse tipo de morte.
O Baxdrostat, um medicamento experimental fabricado pela AstraZeneca, mostrou-se promissor no tratamento de pessoas com hipertensão não controlada ou resistente num estudo recente. Se o medicamento for aprovado pelas autoridades reguladoras, será uma das primeiras novas abordagens ao tratamento da tensão arterial elevada em décadas, segundo os investigadores.
Os investigadores do ensaio dividiram os participantes em três grupos. Um recebeu 1 miligrama de baxdrostat, outro recebeu 2 mg e outro recebeu um placebo, que não tem efeito. Os participantes tomaram a sua dose além dos medicamentos que já estavam a tomar.

Especificamente, os participantes que receberam 1 ou 2 mg de baxdrostat diariamente viram a sua tensão arterial sistólica – o número superior na leitura – cair cerca de 9 a 10 mm Hg mais do que aqueles que tomaram um placebo. Esta redução, segundo estudos, é grande o suficiente para diminuir o risco cardiovascular.
“O que é interessante neste medicamento é que ele pode ser um parceiro maravilhoso, por assim dizer, com alguns dos medicamentos anti-hipertensivos mais recomendados classicamente”
AstraZeneca disse que está a planear enviar os dados às agências reguladoras antes do final de 2025.

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply