Notícias da Saúde em Portugal 677

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

ChatGPT tropeça como um estudante perante problema matemático com 2400 anos

Jornal de Notícias

Investigadores em educação da Universidade de Cambridge experimentaram esta ferramenta de inteligência artificial para ver se conseguiria resolver o problema de "duplicar o quadrado" (o problema da quadratura), uma lição descrita por Platão por volta de 385 a.C.

Observaram como esta ferramenta de IA improvisou a sua abordagem e, por fim, cometeu um erro "distintamente humano", optando por uma abordagem algébrica desconhecida na época de Platão. Tal como outros "modelos de linguagem de grande escala" (LLM), o ChatGPT é treinado em grandes coleções de texto e gera respostas prevendo sequências de palavras aprendidas durante o treino.

Mas não foi esse o caso, e os investigadores que conduziram a experiência concluíram que esta ferramenta de inteligência artificial se comportou "como um aprendiz", apesar de demonstrar um profundo conhecimento da obra de Platão.

Os autores compararam o comportamento desta inteligência artificial ao conceito educativo de "zona de desenvolvimento proximal", entendida como o fosso entre o que um aluno já sabe e o que poderia eventualmente saber com apoio e orientação.

Educar para uma alimentação saudável - Guia para pais e educadores

DGS

Para marcar o início do novo ano letivo, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), com o apoio da Direção-Geral da Educação e da Garantia para a Infância lançam o guia “Como educar para uma alimentação saudável: Guia de boas práticas para pais e educadores”.

Para além do que a criança consome, a forma como a alimentação é abordada e promovida desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na aquisição de hábitos alimentares saudáveis.

No presente guia identificam-se algumas estratégias e orientações de capacitação dirigidas às famílias e à comunidade educativa, que podem ser colocadas em prática tanto em casa como na escola, com o objetivo de apoiar e promover a utilização de práticas educativas que sejam promotoras de hábitos alimentares saudáveis nas crianças.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

“A MedSUPPORT é a melhor empresa que encontrei para me ajudar a gerir a clínica. A plataforma que disponibilizam é bastante prática e completa e permite o registo dos vários funcionários e divisão de tarefas.”

Dr. Bruno Nicolau Costa - Bruno Nicolau Costa, Lda - Santiago do Cacém

Publicadas primeiras recomendações do mundo com foco no sofrimento associado à diabetes

Notícias Saúde

A Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD) finalizou o rascunho das suas primeiras recomendações de prática clínica baseadas na evidência, que têm como foco a avaliação e gestão do sofrimento causado pela doença entre adultos com diabetes tipo 1 e tipo 2.

As diretrizes foram desenvolvidas em conformidade com as normas internacionalmente reconhecidas e contaram com a participação das pessoas com experiência vivida com diabetes tipo 1 e tipo 2, cujos contributos ajudaram a moldar as questões clínicas, a interpretação da evidência e a formulação das recomendações, garantindo que a orientação final está fundamentada nas necessidades e prioridades reais dos adultos com a doença.

O lançamento desta orientação marca um ponto de viragem no reconhecimento e na abordagem dos desafios emocionais associados à vida com a doença. Embora os grandes avanços no tratamento e na tecnologia tenham transformado o tratamento, muitas pessoas continuam a enfrentar uma carga emocional e psicológica significativa na gestão das exigências da doença.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • As principais recomendações

  • Um marco no tratamento da diabetes

Reforço do combate às doenças não transmissíveis salvaria 12 milhões de vidas - OMS

Notícias Saúde Mais

Um investimento adicional de três dólares (2,55 euros) por pessoa anualmente em medidas para reduzir o impacto das doenças crónicas não transmissíveis poderá salvar 12 milhões de vidas até 2030, anunciou hoje a OMS.

A estimativa consta de um estudo hoje apresentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta como medidas para combater as doenças que causam mais de 40 milhões de mortes anualmente em todo o mundo o agravamento de impostos sobre o tabaco e o álcool, campanhas de sensibilização para as crianças, melhor controlo da hipertensão e o rastreio do cancro do colo do útero.

Estes dados foram divulgados pela OMS poucos dias antes de uma reunião de alto nível sobre o combate às doenças não transmissíveis, que vai decorrer em paralelo com a Assembleia-Geral da ONU em Nova Iorque.

"Temos as ferramentas para salvar vidas e reduzir o sofrimento. Investir no combate a estas doenças não é apenas uma boa política económica, mas uma necessidade urgente para a sociedade"

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Doenças pulmonares, cancros do sistema respiratório, alzheimer, diabetes e problemas renais são também as doenças crónicas não transmissíveis que estão entre as 10 que causam mais mortes a nível global.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.