- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

OE
Assembleia Geral da OE em Viana do Castelo no dia 25 de março
Informam-se todos os membros da Ordem dos Enfermeiros (OE) que se realiza, no próximo dia 25 de março de 2023, às 10:30 horas, uma reunião ordinária da Assembleia Geral que terá lugar no auditório Prof. Lima de Carvalho no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A reunião ordinária da Assembleia Geral terá a seguinte ordem de trabalhos:
Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas do ano 2022
Apresentação, discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano 2023;
Apresentação, discussão e votação de Proposta de Alteração da Tabela de Taxas, Emolumentos e Quotas.
No ponto prévio à ordem do dia será a leitura e aprovação da ata n.º 4 da reunião da Assembleia Geral Ordinária realizada em 21 de Maio de 2022.
Os projetos de atas, bem como as propostas a submeter à discussão e votação, estarão disponíveis na área reservada do site da OE e serão fornecidos aos membros efetivos que os solicitarem, na Sede ou nas Secções Regionais da Ordem, a partir do dia 17 de março.
Os membros devem fazer-se acompanhar da respetiva Cédula Profissional válida para o ano em curso.
INFARMED, I.P.
Recolha do mercado dos dispositivos médicos - Máscara Facial Descartável Tipo IIR e II, marca GisMed, do fabricante GISPOL, Lda.
Foi identificada a colocação no mercado nacional e comercialização dos dispositivos médicos do fabricante GISPOL, Lda., nomeadamente a Máscara Facial Descartável Tipo IIR, marca GisMed, referências MED0005 e MED0006 e a Máscara Facial Descartável Tipo II, marca GisMed, referências GIS0196, GIS0198 e GIS0199, ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, designadamente, no que respeita à documentação técnica face ao estabelecido nos anexos II e III do Regulamento (UE) 2017/745.
Assim, e não obstante o facto do fabricante GISPOL, Lda. já ter cessado a sua atividade de fabrico de dispositivos médicos, o INFARMED, I.P. determinou a recolha do mercado nacional dos referidos dispositivos médicos.
As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o fabricante.
SIC Notícias
UAlg faz descoberta importante para a deteção precoce do cancro da mama
Uma equipa de investigação do Algarve Biomedical Center Research Institute da Universidade do Algarve (UAlg) lançou um artigo científico na revista científica Clinical Epigenetics no qual, lê-se no comunicado enviado às redações, se “demonstra a importância dos padrões de metilação do DNA - mecanismos que regulam a expressão génica - na patologia do cancro da mama”.
Os investigadores da UAlg salientam que esta é uma área “em que a necessidade de novas e mais eficazes opções de diagnóstico e terapêutica é urgente”, pelo que “a descoberta deste biomarcador poderá assumir-se como uma ferramenta adicional para rastreio e diagnóstico precoce do cancro da mama”.
Este estudo “traz à luz o importante papel que a metilação do DNA pode ter na patologia do cancro da mama, relevando que determinadas marcas epigenéticas podem ter potencial para vir a ser usadas como biomarcadores da doença”, referem os investigadores, representados por Joana Apolónio, que acrescenta que “pode constituir a base para o desenvolvimento de um ensaio não invasivo, e, assim, melhorar a prática clínica".
CNN
DGS está a “rever a recomendação” do uso de anticorpos monoclonais contra a covid-19. FDA já não os autoriza
A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a “rever a recomendação relativa à utilização de anticorpos monoclonais” na prevenção da covid-19, confirmou a autoridade à CNN Portugal.
A justificação surge depois de o regulador norte-americano - a Food and Drug Administration (FDA, o equivalente à DGS nos Estados Unidos) - ter deixado, no início do ano, de autorizar o uso do Evusheld (anticorpo monoclonal injetável autorizado em Portugal) devido à ineficácia face às mais recentes variantes do SARS-CoV-2.
A DGS diz que a revisão do uso de anticorpos monoclonais na prevenção da doença, por parte do “painel de peritos da Norma 015/2022”, deve-se à “evolução epidemiológica das amostras analisadas nas últimas semanas”.

Reply