- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 685
Notícias da Saúde em Portugal 685
As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h


Médico português distinguido com o prémio Pégaso 2025 da UMEM
OM
O médico António Lourenço Marques, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SOPEAM, foi distinguido com o prémio Pégaso 2025 da UMEM - União Mundial de Escritores Médicos. A distinção foi entregue pelo Presidente da referida Associação, Dr. Simone Bandirali, durante o 67º Congresso que decorreu de 10 a 14 de Setembro em Millazo Sicília.

António Lourenço Marques é poeta, bibliófilo, fundador dos cuidados paliativos em Portugal, fundador com António Salvado e membro ativo da organização das Jornadas de História da Medicina da Beira Interior.
Cientistas criam óvulos férteis a partir da própria pele
Jornal de Notícias
Um trabalho liderado pelo laboratório de Shoukhrat Mitalipov, da Universidade da Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos da América (EUA), abriu caminho para mostrar que é possível que uma célula da própria pele, com 46 cromossomas, se converta num óvulo funcional com 23. A experiência já levantou várias questões éticas.
Num estudo publicado na terça-feira na revista Nature Communications, os investigadores descrevem como transformaram as células da pele em ovócitos capazes de serem fertilizados pelos espermatozoides. Os investigadores implementaram uma técnica conhecida como Transferência Nuclear de Células Somáticas, a mesma que se utilizou para a colonagem da ovelha Dolly, em 1996.
A descoberta abre a porta a que mulheres inférteis possam ter descendência genética, sem recorrer a óvulos doados.

Os investigadores removeram os núcleos dos ovócitos e substituíram-nos por aqueles que foram retirados de células da pele. O objetivo era garantir que a célula pudesse ser fertilizada por um espermatozoide. Isto só é possível se ela tiver 23 cromossomas, aos quais se juntam os 23 do espermatozoide.
No entanto, como todas as células não reprodutoras, as células da pele possuem 46 cromossomas. Os investigadores removeram, por isso, metade deles, usando uma técnica a que chamaram "mitomeiose". De seguida, tentaram fertilizar essas células com espermatozoides. Destes óvulos candidatos, cerca de dez desenvolveram-se em embriões que duraram alguns dias, uma fase teoricamente suficiente para os implantar numa paciente durante a fertilização in vitro.
Para muitas mulheres, a principal causa de infertilidade é a ausência de óvulos que funcionem, sobretudo a partir dos 35 anos, quando a qualidade começa a descer drasticamente. Se as técnicas para estimular os próprios óvulos falham, a única opção é recorrer a óvulos doados, mas isso significa renunciar a ter descendência do próprio ADN.
Cuidar com dignidade: superar as barreiras invisíveis no cuidado aos idosos
Notícias Saúde
Considerado um dos maiores desafios da atualidade, o envelhecimento da população traz consigo uma série de desafios que exigem uma abordagem renovada aos cuidados de saúde e ao diagnóstico associado aos idosos. Os obstáculos que esta população enfrenta são vários, destacando-se o preconceito etário. “Um dos maiores desafios que as pessoas idosas enfrentam é o idadismo, o preconceito mais generalizado na nossa sociedade”, afirma Manuel Carrageta, presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia.

Isto porque, confirma, “diminui as pessoas idosas em todos os aspetos da vida, mesmo nos cuidados de saúde, estereotipando-as como pessoas frágeis e fisicamente dependentes, tendo como consequência uma prestação de menos cuidados e piores resultados”. A propósito do Dia Mundial do Idoso, que se assinala a 1 de outubro, a GE HealthCare, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, alerta para a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados continuados
Outro dos grandes desafios é, garante o especialista, a “solidão, uma epidemia com riscos significativos para a saúde, nomeadamente ao aumentar a ocorrência de vários problemas mentais e físicos, como a ansiedade, a depressão, a demência, o AVC, a doença cardíaca e o cancro. As consequências nocivas deste risco têm sido comparadas às de fumar e até se estima que superem as da obesidade e da inatividade física”.
Nesta notícia poderá ainda ler sobre:
O desafio do diagnóstico precoce nos idosos
O papel da tecnologia
Dispositivo que identifica bactérias em tempo real apresentado em Viseu
Canal S+
Um dispositivo que permite em tempo real identificar bactérias em humanos, animais ou no meio ambiente e saber qual é o antibiótico certo para as combater será apresentado na sexta-feira, em Viseu.
Desenvolvido pela ALS, no âmbito do consórcio SMARTgNOTICS (que junta entidades públicas e privadas portuguesas), o dispositivo começará a ser testado este ano em humanos e animais, no hospital CUF e no grupo Lusiaves.

“Estes dispositivos identificam as bactérias que levam à infeção e permitem, em tempo real, ter uma resposta eficaz. Pela primeira vez, duas instituições nacionais irão usar estes dispositivos.”
A coordenadora do Grupo de Investigação em Resistência a Antibióticos MicroART, Patrícia Poeta, lembrou que “a resistência aos antibióticos representa uma ameaça crítica no contexto da abordagem ‘One Health’, refletindo-se de forma transversal na saúde humana, animal e ambiental”.
DGS, AICIB e LPCC atribuem mais de 220 mil euros para financiar projetos em IC&IB, no Concurso NCH-PT 2025
DGS
O National Cancer Hub-PT (NCH-PT), coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), divulgam os resultados da segunda edição do Concurso NCH-PT para financiamento de projetos de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (IC&IB) na área do Cancro.
Em 2025 o concurso contou com o cofinanciamento da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), duplicando assim o investimento em projetos de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (IC&IB) na área do cancro, num total de 221 978 €.

Alinhado com a missão do NCH-PT de promover o envolvimento da comunidade nacional em ações de IC&IB na área do cancro, os 3 projetos aprovados para financiamento ao abrigo deste concurso contribuem para estimular a implementação das ações na área do cancro de norte a sul do país, com o objetivo de capacitar a comunidade nacional para uma maior competitividade a nível europeu.
Os 3 projetos serão coordenados por entidades de referência na investigação do cancro:
Identificação precoce da presença de doença cardiovascular em sobreviventes de cancro do pulmão - Universidade de Coimbra (Instituição Proponente (que lidera o consórcio) - Henrique Girão (Coordenador do consórcio)
Exploração do modulador epigenético KDM4C para o tratamento do cancro da mama triplo negativo (TNBC) - Universidade do Minho (Instituição Proponente (que lidera o consórcio) - Maria de Fátima Monginho Baltazar (Coordenador do consórcio)
Explorar a Inteligência Artificial (IA) para descobrir biomarcadores de estilo de vida e de microbioma no Cancro Colorretal em idade jovem - Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (Instituição Proponente (que lidera o consórcio) – Ana Santos Almeida (Coordenador do consórcio)

Obrigado por ler a medsupport.news.
A equipa da MedSUPPORT.
p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.
Reply