Notícias da Saúde em Portugal 688

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Editorial

Atualização dos Requisitos Técnicos no Setor da Saúde

Foram hoje publicadas em Diário da República as portarias n.º 320 a 332/2025/1, que atualizam os requisitos técnicos e funcionais aplicáveis às diferentes valências do setor da saúde.

As novas portarias abrangem:

  • Unidades de medicina nuclear

  • Laboratórios de análises clínicas

  • Manufatura de dispositivos médicos feitos por medida

  • Unidades de internamento

  • Clínicas e consultórios médicos

  • Clínicas e consultórios dentários

  • Unidades de cirurgia de ambulatório

  • Unidades de radiologia

Na origem destas revisões, o Governo reconhece a “persistência de imperfeições decorrentes da complexidade e especificidade técnica dos anexos, da necessidade de harmonização terminológica e da avaliação de novos impactos associados à implementação do regime.”

As alterações introduzem ajustes técnicos relevantes — desde circuitos de reprocessamento e condições de higiene e segurança, até áreas mínimas e requisitos de equipamento clínico.

🗓️ Entrada em vigor: no dia seguinte à publicação.

Esta atualização representa um mais um marco para clínicas e laboratórios:

  • Obriga à revisão imediata de layouts e processos internos,

  • Reforça a importância da consultoria técnica especializada,

  • E exige verificação cruzada dos novos anexos técnicos face aos requisitos já cumpridos.

A MedSUPPORT, como sempre, acompanha de perto estas alterações e o seu impacto para cada cliente, de acordo com a sua tipologia de unidade e enquadramento específico.

👉 Os nossos clientes podem estar tranquilos: no decorrer dos serviços regulares, serão devidamente informados de qualquer ação necessária para assegurar o cumprimento integral das novas portarias.

Congresso Mundial de Saúde Mental realiza-se pela primeira vez em Portugal

SNS

De 30 de outubro a 1 de novembro, Portugal acolhe pela primeira vez o Congresso Mundial de Saúde Mental, que terá lugar em Barcelos. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), em parceria com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Sob o tema “Saúde Mental e Sustentabilidade Social: uma abordagem centrada na sociedade e comunidade”, o congresso reunirá durante três dias cerca de 400 participantes, entre académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, oriundos de países como Portugal, Argentina, Índia, Brasil, Nigéria, México, Chile, Colômbia, África do Sul e Egito.

Barcelos, que detém o título de Primeira Capital Mundial da Saúde Mental (2023-2026), será palco de um debate global sobre políticas, estratégias e boas práticas que promovem a saúde mental e a sustentabilidade social, reforçando o papel das comunidades na resposta a este desafio.

Diagnóstico em segundos: testado dispositivo para identificar bactérias e saber qual o antibiótico para as combater

SIC Notícias

Um dispositivo que permite em tempo real identificar bactérias em humanos, animais ou no meio ambiente e saber qual é o antibiótico certo para as combater foi desenvolvido pela ALS, no âmbito do consórcio SMARTgNOTICS (que junta entidades públicas e privadas portuguesas). O dispositivo começará a ser testado este ano em humanos e animais, no hospital CUF e no grupo Lusiaves.

Segundo a ALS, "a resistência antimicrobiana mata cada vez mais pessoas a nível mundial" e "também a nível veterinário é urgente ter respostas em tempo real", podendo esta nova tecnologia mudar "a forma como se lida com o problema".

"Estes dispositivos identificam as bactérias que levam à infeção e permitem, em tempo real, ter uma resposta eficaz. Pela primeira vez, duas instituições nacionais irão usar estes dispositivos", sublinhou a ALS, explicando que só com a identificação da bactéria poderá ser dado o antibiótico adequado.

"A resistência aos antibióticos já é uma das principais causas de morte a nível mundial e a ameaça continua a crescer"

Sílvio Santos, diretor associado do Laboratório de Biotecnologia de Bacteriófagos da Universidade do Minho

"Sem novas soluções, corremos o risco de ver infeções comuns tornarem-se intratáveis e mortais", alertou Sílvio Santos, que na sexta-feira irá falar do potencial dos bacteriófagos no desenvolvimento de abordagens inovadoras e promissoras no combate às infeções multirresistentes.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Dispositivo nacional promete revolucionar luta contra antibióticos ineficazes

  • Testes rápidos em humanos e animais: a nova arma contra super bactérias

Já ouviu alguém dizer que ficou doente por causa do ar condicionado? Pode ter razão

SIC Notícias

Já ouviu alguém dizer que ficou doente por causa do ar condicionado? Segundo o The Conversation, um projeto de investigadores e jornalistas, não é descabido. Os especialistas defendem que garantir uma boa manutenção dos aparelhos é essencial para prevenir infeções.

Um microbiologista, especialista que estuda microrganismos, citado pelo The Conversation, considera que o receio não é infundado. Isto é, defende que, se o ar condicionado não tiver a manutenção adequada, pode ser uma fonte de infeções.

Poeira e humidade dentro dos sistemas podem criar condições para o crescimento de microrganismos. Infeções virais também podem ser contraídas, defende o mesmo especialista.

O The Conversation salienta que há a síndrome do edifício doente. Acontece quando pessoas expostas ao ar condicionado durante longos períodos têm dores de cabeça, tonturas, nariz congestionado, tosse, irritação e cansaço. Por norma, têm esses sintomas quando estão num local fechado, que melhoram quando saem.

DGS publica o Livro Azul de Vacinas — novo referencial técnico nacional em vacinação

DGS

Assente no legado do Programa Nacional de Vacinação (PNV), que celebra este ano 60 anos de existência, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou o Livro Azul de Vacinas: Programa Nacional de Vacinação e outras estratégias de imunização, o novo referencial técnico nacional em matéria de vacinação e imunização, de teor normativo, que marca uma nova etapa na vacinação em Portugal.

O Livro Azul de Vacinas tem como propósito dinamizar a informação sobre vacinas e imunoglobulinas, acompanhando o seu rápido desenvolvimento científico e tecnológico, bem como as mudanças da epidemiologia, em Portugal e no mundo. Trata-se de um documento colaborativo e em constante atualização, que permitirá ajustar em tempo real as recomendações de vacinação e imunização, integrando todas as estratégias nacionais de vacinação e imunização ao longo de todo o ciclo de vida.

Este referencial técnico agrega toda a informação relevante sobre vacinas e imunização, sendo estruturado em 4 partes:

  • Parte 1 - Programa Nacional de Vacinação - com notas históricas, linhas programáticas, esquemas de vacinação e regras gerais.

  • Parte 2 - Princípios gerais da vacinação e imunização - com disposições sobre o desenvolvimento das vacinas e o funcionamento do sistema imunitário.

  • Parte 3 - Doenças evitáveis por vacinação - agregando informação sobre a doença e suas complicações, a epidemiologia e as recomendações aplicáveis sobre vacinação.

  • Parte 4 - Vacinação do viajante (em produção).

Ao contribuir para a implementação baseada em evidência das estratégias de vacinação e para a divulgação de informação credível, rigorosa e acessível, o Livro Azul reforça o compromisso da DGS com a atualização, adequação e modernização das estratégias de vacinação em Portugal.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.