- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
DGS
DGS acolhe workshop europeu para melhorar a cooperação em saúde pública durante crises
A Direção-Geral da Saúde (DGS) acolhe em Lisboa, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, um workshop europeu que visa melhorar a coordenação europeia e internacional na preparação e resposta a grandes ameaças para a saúde, no âmbito da Joint Action Europeia SHARP, uma iniciativa colaborativa cofinanciada pelo Programa de Saúde da União Europeia que envolve instituições de saúde pública de 30 países.
O evento faz parte do pacote WP5 da SHARP Joint Action sobre o fortalecimento e avaliação da capacidade central do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que aborda as lacunas existentes nas capacidades dos países para o cumprimento desse Regulamento, garantindo as funções essenciais de saúde pública que cada país precisa de ter em local para prevenir, detetar, controlar e gerir eficazmente as ameaças para a saúde com potencial transfronteiriço.
O workshop, em formato híbrido, reúne cerca de 80 especialistas de autoridades competentes dos Estados Membros, para discutirem aspetos práticos da cooperação e colaboração transfronteiriça em crise, de acordo com o novo Regulamento (UE) 2022/2371 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de novembro de 2022, sobre ameaças transfronteiriças graves para a saúde.
SPMS
Estratégia dos sistemas de informação nos Cuidados de Saúde Primários em destaque no “Expresso”
Os SPMS (Serviços Partilhados no Ministério da Saúde) é a entidade responsável pela transição digital da saúde, que abrange 117 projetos, entre os quais, a uniformização dos sistemas de informação nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em curso no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O tema foi destaque no jornal Expresso, num artigo publicado na passada sexta-feira, dia 24 de fevereiro.
O projeto visa a substituição dos sistemas de informação em três fases. A primeira é a uniformização dos sistemas de informação em todos os centros de saúde. A segunda é a consolidação e evolução tecnológica da solução, agregando os dados de vários centros de saúde numa única base de dados do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) e elevando a versão dos vários componentes tecnológicos. “É nesta fase que se procede à substituição da parte administrativa do sistema, eliminando a aplicação que era usada desde os anos 90, o SINUS”, explica Luís Goes Pinheiro, presidente dos SPMS. A terceira fase é a melhoria da usabilidade do sistema para todos os profissionais, agilizando processos desnecessários e mais burocráticos.
“A cobertura desta medida, a nível nacional, já se encontra em cerca de 25%, cerca de 2,6 milhões de utentes”, acrescenta Luís Goes Pinheiro. Abrange 11 agrupamentos de centros de saúde, 10 na região de Lisboa e Vale do Tejo e um no Norte. A conclusão desta medida está planeada para o primeiro semestre de 2024.
Renascença
Dia Mundial das Doenças Raras. "É preciso grande investimento" na investigação de cancros raros
O presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto indica que grande parte destas doenças "têm menos oportunidades de tratamento, dado a dificuldade de desenvolver ensaios clínicos".
O presidente do IPO do Porto diz que é preciso "grande investimento e trabalho em rede" na investigação e diagnóstico de doenças oncológicas raras.
Esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial das Doenças Raras, das quais 20% são do foro oncológico. Em Portugal, cerca de 24% das neoplasias são da tipologia rara.
"Há que salientar, no entanto, que Portugal tem taxas de sobrevivência maiores que a média da União Europeia", acrescenta.
Reply