Notícias da Saúde em Portugal 717

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

INFARMED, I.P. aprova financiamento de novo sensor para diabetes tipo 1

Canal S+

A Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED, I.P.) aprovou ontem o financiamento do novo sensor de glicose Accu-Chek SmartGuide, reforçando o acesso a tecnologias de monitorização contínua da glicemia para pessoas com diabetes tipo 1.

“Este dispositivo médico estará brevemente disponível para os utentes do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, indica o INFARMED,I.P. em comunicado.

O Accu-Chek SmartGuide é um sensor de glicose intersticial de medição contínua em tempo real e vai estar brevemente disponível para utentes com diabetes mellitus tipo 1, com 18 ou mais anos, que utilizem múltiplas doses diárias de insulina ou sistemas de perfusão não integrados.

Com 14 dias de utilização por sensor, o Accu-Chek SmartGuide vai ser uma alternativa ao Freestyle Libre 2 Plus, até agora o único dispositivo comparticipado, segundo o INFARMED,I.P..

O INFARMED, I.P. acrescenta que a medida reforça o compromisso do SNS “em promover a qualidade de vida das pessoas com diabetes, garantindo acesso equitativo a soluções de saúde avançadas para quem delas precisa”.

Pela primeira vez, medicamentos essenciais e críticos vão ficar isentos da revisão anual de preços

SIC Notícias

Pela primeira vez, os medicamentos considerados essenciais e críticos ficam isentos da revisão anual de preços, com o objetivo de mitigar eventuais ruturas e garantir a sua sustentabilidade, anunciou esta hoje à Lusa o presidente do INFARMED, I.P., Rui Ivo.

A medida consta da portaria da Revisão Anual de Preços (RAP) que alarga a isenção de subida de preços aos medicamentos com preço de venda ao público até 30 euros, em vez dos 16 euros do ano passado.

Entre estes estão medicamentos com elevada utilização em Portugal, como a Metformina (antidiabético) e o Paracetamol (analgésico), segundo a Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED, I.P.).

No mercado hospitalar, os medicamentos até 75 euros, como o Docetaxel, usado em oncologia, e o cloreto de sódio, continuarão isentos de revisão e acima desse valor deixará de existir qualquer travão à descida de preços.

Na lista de medicamentos essenciais, ficarão isentos medicamentos com Azitromicina injetável (antibacteriano) e o ácido valpróico (antiepilético).

Como aspetos mais importantes da RAP, Rui Ivo apontou a disponibilidade dos medicamentos, afirmando que, para isso, os medicamentos com preço mais baixo (até 30 euros), que muitas vezes faltam, vão ficar isentos de aumentos, criando melhores condições para a sua disponibilidade no mercado.

Os medicamentos com preço acima de 30 euros não terão os seus preços comparados com a média praticada em Espanha, França, Itália e Bélgica, adiantou, explicando que, caso o preço em Portugal seja mais elevado, poderá ser reduzido, mas a diminuição máxima será de 20%.

O documento mantém para o ano de 2026 critérios excecionais a aplicar no regime de revisão de preços, "atendendo à atual conjuntura económica nacional e internacional", à semelhança do que ocorreu este ano.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Empresa muito honesta e dinâmica. Excelente equipa. Simpáticos."

Dr. Filipe Duarte - Filipe Duarte - Medicina Dentária, Lda. - São João da Madeira

Projeto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população

Notícias Saúde

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver o projeto ‘BLINC – Melhores espaços verdes e azuis para cidades mais saudáveis e equitativas’ com o objetivo de perceber a relação das pessoas com o espaço verde urbano e de que forma diferentes sítios influenciam o bem-estar da população.

Tendo como caso de estudo a cidade de Coimbra, o BLINC pretende contribuir para o desenvolvimento de áreas urbanas que reforcem a proximidade com a natureza e a biodiversidade, e melhorem a qualidade de vida das pessoas.

“Sabemos que os espaços verdes e azuis urbanos – como os parques – podem ser elementos centrais das paisagens urbanas, com um papel crucial na promoção do bem-estar e da saúde das populações. No entanto, não sabemos em que medida este impacto varia entre espaços e esse é um aspeto que pretendemos estudar neste projeto: ou seja, perceber quais os lugares que mais contribuem para o bem-estar da população”

Ricardo Almendra, docente da Faculdade de Letras da UC e investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento

A investigação centra-se na cidade de Coimbra e pretende “contribuir para o planeamento integrado de infraestruturas e espaços naturalizados em ambiente urbano que promovam melhor qualidade de vida e estilos de vida mais sustentáveis”, avança Ricardo Almendra.

De forma a compreender como é que os cidadãos se relacionam com os espaços verdes urbanos em Coimbra, a equipa de investigação está a desenvolver diversas atividades com a população.

Nesta notícia poderá ainda ler sobre:

  • Novembro traz duas iniciativas na natureza

Caneta deteta presença de cancro em 10 segundos

Jornal de Notícias

Uma pequena caneta ligada a um espectómetro de massas consegue criar uma espécie de "assinatura química" para cada tecido e identificar as células malignas aí presentes.

A MacSpen, criada pela química brasileira Lívia Schiavinato Eberlin, professora da Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, tem a capacidade de detetar, em apenas dez segundos, se as células são ou não saudáveis, enviando-os depois para análises de confirmação.

A inovação promete agilizar procedimentos médicos durante as cirurgias e em tempo real e evitar erros eventuais de leitura e já está em testes fora dos EUA, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, no Brasil.

"A análise é instantânea e não causa nenhum dano ao tecido", detalhou a investigadora responsável pelo projeto, que refere que a tecnologia reduz o tempo de anestesias e eventuais riscos de complicações.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.