- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 3 de março de 2023

OE
As inscrições estão abertas!
A Ordem dos Enfermeiros convida todos os membros e interessados a participar na II Convenção Internacional dos Enfermeiros, na Figueira da Foz.
Participe! A inscrição é gratuita a todos os Enfermeiros inscritos na Ordem dos Enfermeiros e a Estudantes finalistas de Cursos de Enfermagem.
Saiba mais em www.convencaointernacionalenfermeiros.com.
SPMS
SPMS desenvolve Instalações de Teste e Experimentação de Inteligência Artificial para a Saúde na ação europeia TEF-Health
A SPMS – Serviços Partilhados no Ministério da Saúde vai integrar a nova ação europeia TEF-Health (Testing and Experimentation Facility for Health AI and Robotics), como parceira num consórcio de excelência com 51 entidades de 9 países da União Europeia, para desenvolver Instalações de Teste e Experimentação de Inteligência Artificial para a Saúde.
Esta ação, cofinanciada pela Comissão Europeia, com duração de cinco anos, visa promover a medicina personalizada e os cuidados centrados no cidadão, aumentando a eficácia, resiliência e sustentabilidade dos sistemas de saúde, por meio da aplicação de soluções de Inteligência Artificial (IA) e robótica.
Além disso, a iniciativa pretende reduzir as desigualdades na prestação de cuidados de saúde na Europa, sem comprometer a conformidade com os requisitos legais, éticos, de qualidade e interoperabilidade exigidos no desenvolvimento de novas soluções inovadoras.
Observador
Preços de exames e consultas na ADSE sobem mais do que os 5% decididos. Alguns atos médicos mais do que duplicam o preço
Os preços das consultas e dos exames médicos a pagar pelos beneficiários da ADSE, subsistema de saúde do Estado, sofreram esta quarta-feira aumentos significativos, além dos 5% que tinham sido acordados pelo Conselho Geral e de Supervisão, organismo onde Governo e sindicatos tomam as principais decisões sobre o funcionamento da ADSE.
De acordo com informações reveladas esta quinta-feira pelo Público e pelo Diário de Notícias, os aumentos de preços que surgem nas novas tabelas que entraram em vigor na quarta-feira, dia 1 de março, ascendem a 63% em consultas de algumas especialidades e a 134,5% em alguns exames.
RTP Notícias
Obesidade. A epidemia que poderá afetar metade do mundo até 2035
Até 2035, mais de metade da população mundial deverá tornar-se obesa ou com excesso de peso. O cenário apenas poderá ser evitado se os governos tomarem mais e melhores ações para travar aquilo que é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como epidemia. As conclusões são de um relatório da Federação Mundial para a Obesidade divulgado esta quarta-feira, segundo o qual o custo global desta doença pode atingir os 4,32 biliões de dólares em pouco mais de uma década.
Neste momento, 38% da população mundial (o equivalente a 2,6 mil milhões de pessoas) já é obesa ou tem excesso de peso. E, sem mudanças substanciais, o número pode agravar-se para mais de quatro mil milhões de pessoas (51% da população) nos próximos 12 anos.
Segundo o relatório da Federação Mundial para a Obesidade, as práticas a adotar devem passar pela criação de taxas e impostos na publicidade a alimentos pouco saudáveis; restrições ao marketing pensado para alimentos com calorias, sal ou açúcar elevados; rótulos na parte da frente das embalagens ou o fornecimento de comida mais saudável nas escolas. Se não forem tomadas mais ações deste tipo, o número de pessoas clinicamente diagnosticadas como obesas pode aumentar de uma em cada sete para uma em cada quatro até 2035.

Reply