- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Terça-feira, 7 de março de 2023
SNS
Dia Europeu da Terapia da Fala
Assinalou-se esta segunda-feira, dia 6 de março, o Dia Europeu da Terapia da Fala, uma data que tem como objetivo alertar para a importância do tratamento de perturbações a nível da comunicação e da deglutição.
Instituída em 2004, pela Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala e Logopedistas da União Europeia (CPLOL), a data visa também destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos terapeutas da fala e sensibilizar os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes com perturbações da comunicação e a forma de os ajudar.
Diário de Notícias
Cirurgias com robot no Hospital de Santo António reduzem infeções e complicações
O Hospital de Santo António, no Porto, começou esta segunda-feira a realizar cirurgias assistida por robot, um tipo de operação que diminui o tempo de internamento, reduz a taxa de complicações e de infeções e aumenta a precisão do cirurgião.
"O robot não dispensa pessoas, não dispensa bons médicos, bons anestesistas, bons enfermeiros, mas acrescenta muitas mais-valias", disse o diretor do serviço de urologia e responsável pelo programa de cirurgia robótica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA).
Em termos práticos, e olhando para as duas cirurgias assistidas por robot agendadas para esta segunda-feira, "esta inovação permite maior desempenho cirúrgico com menores complicações do foro sexual e relacionadas com a continência urinária". À Lusa, Avelino Fraga destacou que "o retorno do doente, com mais qualidade de vida, à vida normal é mais rápido", uma vez que a expectativa é que o paciente passe no hospital não mais de 24 a 48 horas após a cirurgia robótica, enquanto com a laparoscópica normal "demora mais um dia ou dois".
Observador
Novo biossensor ajuda a combater doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer
A investigação, publicada na revista científica Journal of Nanobiotechnology, permitiu o desenvolvimento de um “dispositivo inovador” capaz de detetar “de forma precisa” concentrações mínimas de dopamina em amostras biológicas de baixo volume, adianta esta segunda-feira, em comunicado, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
O biossensor vai potenciar o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico precoce, bem como de monitorização clínica em algumas doenças neurológicas, como Parkinson ou Alzheimer.
Citados no comunicado, os investigadores Luís Jacinto e Patrícia Monteiro esclarecem que a medição das concentrações de dopamina no cérebro é “de grande importância para o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e de terapêutica em algumas doenças do foro neurológico”. “Alterações anormais nos níveis do neurotransmissor dopamina, que desempenha um papel essencial no cérebro humano como a função motora e a memória, podem ter consequências graves e levar a distúrbios cerebrais como Parkinson ou Alzheimer”, afirmam.
A sensibilidade do novo dispositivo — baseada em transístores de grafeno — será também importante para a delineação de novas técnicas de monitorização do fluxo de dopamina em modelos pré-clínicos de investigação académica e farmacêutica.
Just News
Dia Mundial do Sono: curso para profissionais sobre o impacto da Apneia Obstrutiva do Sono
No Dia Mundial do Sono, assinalado a 17 de março, o Hospital da Luz vai organizar uma iniciativa dirigida a profissionais de saúde, com o propósito de "sensibilizar para as múltiplas implicações e impacto da Apneia Obstrutiva do Sono".
A ação tem precisamente a particularidade de reunir variados especialistas, que partilharão diferentes visões e experiências. Assim, será feita uma abordagem da apneia obstrutiva do sono sob a perspetiva de diferentes áreas, nomeadamente, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Psiquiatria, Medicina do Trabalho, Cardiologia, Endocrinologia, Obstetrícia, Medicina Dentária e Psicologia.
O programa pode ser consultado aqui.
Reply