Notícias da Saúde em Portugal 773

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Cirurgias robóticas aumentam em Portugal

OM

O número de cirurgias realizadas com auxílio de ação robótica tem aumentado em Portugal, tendo contado, no ano de 2025, com mais de 4 mil cirurgias robóticas em 19 hospitais do país, o que representa um aumento de 33% face a 2024, de acordo com os dados revelados pela empresa Excelência Robótica. Do número total das cirurgias de 2025, 45% corresponderam a intervenções da especialidade de urologia, que continua a liderar na quantidade de operações que recorrem a técnicas robóticas minimamente invasivas. Cirurgia Geral está em segundo lugar com 34%, Ginecologia contou com 15% e cirurgia torácica com 5%.

Central de Compras da Saúde regista poupança histórica em 2025

SPMS

A Central de Compras da Saúde, gerida pela SPMS, alcançou, em 2025, resultados sem precedentes. Poupanças acumuladas superaram 99,5 milhões de euros e volume de adjudicações agregado ultrapassou os 2,5 mil milhões de euros.

No conjunto dos processos de aquisição realizados ao longo de 2025 pela CCS, o valor adjudicado acumulado totalizou cerca de 2,5 mil milhões de euros, traduzindo um nível de poupança, comparativamente às bases de licitação, de 99,5 milhões de euros. Trata-se de uma poupança de 3,9% relativamente aos valores base dos procedimentos.

Estes valores expressivos refletem o trabalho da SPMS, enquanto entidade responsável pela aquisição centralizada de bens e serviços de saúde e transversais para o Ministério da Saúde.

O ano de 2025 terminou com 70 acordos-quadro (AQ) em vigor, instrumentos jurídicos que permitem estabelecer condições de fornecimento competitivas e uniformes para um amplo conjunto de categorias de bens e serviços, bem como 9 sistemas de aquisição dinâmicos (SAD). Estes mecanismos flexíveis facilitam a adesão contínua de fornecedores em áreas de maior dinamismo e inovação tecnológica.

Além das poupanças transacionais, a importância da compra agregada no SNS reflete-se também nas poupanças procedimentais, decorrentes da redução do custo e esforço administrativo das instituições, bem como no reforço das capacidades de negociação comuns entre as entidades aderentes, com impacto direto na gestão dos recursos públicos.

A estratégia adotada pela SPMS tem vindo a privilegiar a digitalização e a transparência dos processos de aquisição da CCS, sendo disso exemplo as ferramentas de monitorização, como o Dashboard Interativo de Gestão e Monitorização de Compras da Saúde, que permitem que cada entidade acompanhe, em tempo real, os dados de adjudicação e de poupança gerada.

O desempenho de 2025 posiciona a Central de Compras da Saúde como uma estrutura essencial na governação das compras públicas na área da saúde em Portugal, reforçando a eficiência, sustentabilidade financeira e transparência na gestão de bens e serviços essenciais ao funcionamento do SNS.

Estudo deteta adoçantes, inseticidas e outros químicos no sémen que afetam saúde reprodutiva

JN

Um estudo identificou 42 compostos químicos de uso quotidiano presentes no sémen humano que podem afetar a saúde reprodutiva.

O estudo, conduzido pelo Instituto de Avaliação Ambiental e Investigação da Água (IDAEA) do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Espanha, numa colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Agronómica e Ambiental de França (INRAE) e a Universidade Rovira i Virgili (URV) em Tarragona, avaliou o exposoma químico, o conjunto de substâncias químicas a que a população está exposta.

Utilizando uma metodologia inovadora de espectrometria de massa de alta resolução, esta técnica determina a massa exata dos compostos com uma precisão superior a 0,001 unidades de massa atómica, sendo possível distinguir entre substâncias que, embora pareçam idênticas, apresentam composições químicas diferentes.

Para determinar a presença de compostos químicos, a investigação analisou amostras de sémen, sangue e urina de um grupo de estudo composto por 48 homens saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, residentes em Tarragona, Espanha.

Qualidade do sémen

Após o rastreio de mais de dois mil compostos orgânicos, os investigadores detetaram 42 substâncias no sémen, 42 na urina e 48 no sangue.

As substâncias pertenciam a misturas complexas que incluíam adoçantes artificiais, inseticidas, substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS), retardadores de chama, compostos alimentares, produtos farmacêuticos e marcadores de utilização de tabaco.

"Embora o nosso estudo não estabeleça relações causais entre a presença de múltiplas substâncias químicas e a espermatogénese, demonstra associações entre a exposição a estes compostos e a qualidade do sémen"

Montse Marquès, investigadora do IDAEA-CSIC e autora principal do estudo.

A análise demonstrou que alguns dos compostos tóxicos detetados afetaram negativamente vários parâmetros da qualidade do sémen.

O acessulfame (um adoçante artificial amplamente utilizado), o bisfenol-S (um composto utilizado em plásticos e resinas), o inseticida nitenpiram e certos tensioativos utilizados na indústria e na indústria farmacêutica foram negativamente associados à contagem total, morfologia e concentração de espermatozoides.

O retardador de chama trietilfosfato (utilizado como retardador de chama em materiais de construção, veículos e eletrónica) foi associado a um menor volume de espermatozoides, enquanto outro aditivo utilizado no fabrico de pneus foi associado a uma redução da motilidade e viabilidade.

O estudo confirmou ainda associações negativas já descritas na literatura científica para compostos derivados do tabaco, como a nicotina e a cotinina, e para substâncias perfluoradas persistentes, utilizadas em utensílios de cozinha, embalagens e vestuário, entre outros.

A infertilidade afeta 15% da população mundial, sendo que entre 40% a 50% dos casos são atribuídos a fatores masculinos. A exposição a fatores ambientais e de estilo de vida é considerada uma variável chave para a saúde reprodutiva.

Nova plataforma para Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da ACSS entra em funcionamento a 15 de fevereiro

ACSS I.P.

A partir do próximo dia 15 de fevereiro, os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT) passam a dispor de uma nova plataforma digital dedicada à gestão de processos profissionais, constituindo um passo relevante na modernização dos serviços disponibilizados a estes profissionais.

A plataforma foi desenvolvida para simplificar e agilizar um conjunto de procedimentos essenciais, passando a ser possível realizar, de forma totalmente online:

  • o pedido de cédula profissional para o exercício legal da profissão;

  • a obtenção de declarações para efeitos de exercício profissional no estrangeiro;

  • a submissão de pedidos de reconhecimento de qualificações profissionais obtidas fora de Portugal.

Esta solução contribui para a redução da burocracia, para a melhoria dos tempos de resposta e para uma experiência de utilização mais simples e acessível.

A entrada em funcionamento da plataforma reforça o compromisso com a modernização administrativa, a eficiência dos serviços e a proximidade aos profissionais.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.