- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 10 de março de 2023
IGAS
Fiscalização ao cumprimento do regime de prevenção e controlo da Legionella no hospital da Cruz Vermelha Portuguesa
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) tem em curso uma ação de fiscalização ao cumprimento do regime de prevenção e controlo da Legionella no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa.
Os objetivos desta fiscalização são os seguintes:
i) Verificar o cumprimento das obrigações dos responsáveis por todos os equipamentos, redes e sistemas que possam contribuir para a contaminação da bactéria da Legionella;
ii) Contribuir para a existência de unidades de saúde seguras, credíveis e com qualidade, que zelam pela saúde dos utentes, colaboradores, visitantes e comunidade, através da efetiva aplicação de um plano de prevenção e controlo da bactéria e do envolvimento dos diferentes intervenientes em todo o processo;
iii) Promover uma cultura de segurança nas unidades de saúde.
A equipa de fiscalização é constituída por inspetores e inspetoras da Equipa Multidisciplinar para a Avaliação do Cumprimento de Objetivos e da Equipa Multidisciplinar para a Gestão de Recursos Humanos, que são acompanhados por peritos em saúde pública, indicados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P..
SNS
Resistências aos Antimicrobianos
“Pandemia silenciosa”. Foi desta forma que muitos especialistas fizeram referência ao aumento das resistências aos antimicrobianos que se regista em muitos países, durante uma reunião de alto nível sobre esta temática, que decorreu esta semana em Estocolmo, na Suécia, e que contou com a participação da Secretária de Estado da Promoção da Saúde.
“A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios dos nossos dias, e que vamos continuar a enfrentar nos próximos anos. Só poderemos responder de forma eficaz a este deságio se o fizermos a uma escala europeia, ou mesmo global”, afirmou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, salientando a importância de uma aliança europeia em várias frentes, desde a promoção de um uso adequado destes medicamentos, ao acesso em tempo útil a tratamentos, passando por um maior incentivo à investigação de novos antibióticos.
Durante o encontro, que decorreu no âmbito da Presidência Sueca do Conselho da União Europeia, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde teve a oportunidade de conhecer a realidade dos vários países presentes, bem como os planos que implementaram ou que estão a implementar para garantir que conseguimos responder melhor às infeções bacterianas, seja em contexto hospitalar seja na comunidade.
Jornal de Notícias
Hospitalização domiciliária permitiu tratar quase nove mil doentes em casa em 2022
Quase nove mil doentes receberam em 2022 cuidados hospitalares em casa, totalizando 87.747 dias de internamento, revelam hoje dados do Ministério da Saúde, que apontam um aumento de 68,3% das admissões diretas de utentes para hospitalização domiciliária face a 2021.
De acordo com os dados, os programas de Hospitalização Domiciliária do Serviço Nacional de Saúde (SNS) abrangeram 8.932 doentes no ano passado, mais 20,4% face a 2021, perfazendo 87.747 dias de internamento domiciliário, mais 24,9%, sendo o tempo médio de internamento dos doentes de 9,9 dias.
O governante assinalou que 95% dos hospitais do SNS já oferece esta resposta e que rapidamente será alargada a todos os hospitais. A este propósito, anunciou que estão a definir uma estratégia para que, até 2026, possam haver cerca de 1.000 camas disponíveis no domicílio e poder responder a cerca de 30.000 doentes a nível da resposta hospitalar em casa.
Público
Direção Executiva do SNS quer consultórios com dentista em todos os municípios até 2025
Em menos de três anos, até 2025, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) quer duplicar o número de consultórios dentários nos centros de saúde de forma a que todos os municípios do país tenham, finalmente, pelo menos um gabinete com médico dentista. E, para que estes consultórios possam ter capacidade para dar resposta à população, está empenhada em que seja criada, com a maior rapidez possível, a carreira de médico dentista no SNS, explicou ao PÚBLICO Francisco Goiana da Silva, membro do conselho de gestão da Direção Executiva.
Na prática, serão 167 consultórios com médico dentista que se somarão aos 146 que estão já em funcionamento em centros de saúde espalhados pelo país e que vão ser construídos e equipados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, adiantou o médico e professor universitário, acrescentando que o programa do cheque-dentista também vai ser reavaliado, uma vez que parte destes vales não são utilizados pelos beneficiários
Reply