- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quarta-feira, 15 de março de 2023
ERS
Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
No âmbito das suas atribuições e competências, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tem por incumbência garantir o respeito dos direitos e interesses legítimos dos utentes dos serviços de saúde, prestar informação, orientação e apoio aos utentes, dinamizar ações para reforço da literacia em saúde e cooperar com outras entidades na divulgação dos direitos e interesses dos utentes na área da saúde.
O utente dos serviços de saúde assume um papel de especial relevância num setor com especificidades que o tornam diferente de outros mercados de bens e serviços e os seus direitos deverão ser, consequentemente e a todo o momento, garantidos.
Ao utente é reconhecido e garantido o direito de apresentar sugestões, reclamações e queixas sobre todos os aspetos relacionados com a prestação de cuidados de saúde, e o direito de obter uma resposta adequada, clara e percetível.
Com o objetivo de sensibilizar todos os agentes, com intervenção direta ou indireta no sistema de saúde, para a importância da defesa deste e dos demais direitos dos utentes dos serviços de saúde, a ERS assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com a publicação de um boletim informativo alusivo à data.
OE
Formação em Cuidados Paliativos – Básico - E-learning
Dado o sucesso das anteriores edições da ação de formação “Cuidados Paliativos – Básico (Nível A) [E-learning], e a elevada procura por parte dos membros, a Ordem dos Enfermeiros vai realizar duas novas edições do curso, as quais irão decorrer de 21 de março a 19 de abril de 2023.
A presente ação de formação tem a duração de 25 horas (03 horas síncronas e 22 horas assíncronas) e atribui 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (3,5 CDP) para efeitos de certificação de competências.
O Curso é realizado em regime de aprendizagem a distância, com recurso à Plataforma EnForma onde decorrem as horas assíncronas (horas de gestão autónoma) e à Plataforma de Videoconferência Cisco Webex destinada às horas síncronas (horas de contacto com os/as formadores/as).
As inscrições encontram-se abertas de 15 a 17 de março de 2023*.
*A data limite de inscrição poderá ser antecipada no caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
Saúde Oral
XXII Congresso Nacional da APHO: “Partilha e atualização de conhecimentos”
A Associação Portuguesa de Higienistas Orais (APHO), à semelhança dos anos anteriores, realiza o XXII Congresso Nacional a 5 e 6 de maio. Este ano, o encontro tem lugar no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.
O principal objetivo da organização “é proporcionar aos higienistas orais dois dias de partilha e atualização de conhecimentos”. O programa científico aborda diversos temas atuais e cuja apresentação está a cargo de oradores nacionais e internacionais.
A sessão de abertura do congresso, que decorre na manhã de dia 5, sexta-feira, conta com o anúncio e entrega do prémio ao Higienista Oral do Ano.
“Avanços em terapia peri-implantar não cirúrgica”, “Síndrome da boca ardente” e “Fiscalidade e proteção social dos profissionais liberais” são alguns dos temas em debate durante os dois dias de trabalhos.
As inscrições já estão a decorrer e terminam a 24 de abril.
Observador
Hospitais de Coimbra realizam a primeira intervenção percutânea eletrocirúrgica
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou pela primeira vez em Portugal uma eletrocirurgia cardíaca por via percutânea, que é uma técnica, pouco invasiva, que permite o corte de tecidos ou estruturas valvulares cardíacas.
Este procedimento, efetuado através da utilização de guias/cateteres e da corrente elétrica, permitiu resolver a obstrução que a válvula mitral estava a provocar à normal saída do sangue do coração num doente de 75 anos, refere um comunicado daquela unidade hospitalar.
Efetuada pelo Unidade de Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia, a operação “foi um sucesso e o doente teve alta com uma melhoria muito significativa dos sintomas”.
De acordo com o comunicado, o potencial da eletrocirurgia percutânea está a estender-se, “possibilitando também o tratamento da hipertrofia ventricular esquerda obstrutiva e a remoção de implantes/clips previamente utilizados em intervenções às válvulas cardíacas”.
Reply