- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 17 de março de 2023
DGS
Programa e-Bug leva a prevenção de infeções e a boa utilização dos antibióticos às escolas de todo o país
A Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a Direção-Geral da Educação e o INFARMED, I.P., organizaram a 15 de março de 2023, no INFAMED, I.P., o evento que marcou o final da fase piloto e a disseminação a todo o país do Programa Pedagógico e-Bug.
Iniciativa financiada através do EEA Grants Portugal, e liderada pela DGS em parceria com a Direção-Geral da Educação, o INFARMED, I.P. e o The Antibiotic Centre for Primary Care – University of Oslo, Norway, o Programa Pedagógico e-Bug tem por objetivo aumentar a literacia em saúde nos temas da prevenção da infeção e da boa utilização dos antibióticos na comunidade escolar.
Durante a sessão, o Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, referiu que “a lavagem correta das mãos e algumas medidas de proteção poderão evitar cerca de 30% das infeções que temos”. Rui Portugal destacou ainda que “este projeto permite ter linguagens que são acessíveis a pessoas com as mesmas idades, de forma adotar comportamentos que possam ser mais saudáveis”.
Na sessão, o Diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos (PPCIRA) da DGS, José Artur Paiva, sublinhou que “através do Programa e-Bug não só estamos a educar para que haja boas decisões na área do antibiótico e da longevidade, mas também estamos a atrair o cidadão mais pequeno para esta consciência de valores societários”.
ACSS, I.P.
ACSS, I.P. publica Guia para Hospitais Sustentáveis
A Unidade de Instalações e Equipamentos da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS, I.P.) publicou recentemente o Guia para Hospitais Sustentáveis, que contém recomendações destinadas à integração de soluções ambientalmente sustentáveis na conceção, construção e exploração do edifício hospitalar.
Visando contribuir para o estabelecimento de unidades de prestação de cuidados de saúde ambientalmente orientadas, o documento inclui temas sobre promoção da eficiência hídrica e energética, prevenção e gestão de resíduos e efluentes e considerações relativas à implementação de sistemas de gestão ambiental.
TVI Notícias
“É um sufoco, uma situação muito stressante para todos”. Sangue escasseia nos hospitais de Lisboa e sul do país
Há falta de alguns tipos de sangue nos hospitais. O pior momento aconteceu há pouco mais de uma semana nas urgências de Lisboa e do sul do país.
Os hospitais do Porto foram chamados a ajudar, mas não conseguiram fornecer as quantidades necessárias para repor os stocks de seguranças nas urgências da capital.
O ministro e os médicos apelam à solidariedade da população saudável.
Canal S+
Despesa do SNS com medicamentos teve a maior subida dos últimos nove anos em 2022
O relatório da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde indica que no ano passado a despesa do Sistema Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos atingiu 1.567,6 milhões de euros, mais 137,3 milhões de euro que em 2021, enquanto os gastos dos utentes ultrapassaram 816 milhões de euros, mais 56 milhões de euros que em 2021.
Os encargos do SNS com medicamentos têm vindo a subir desde 2014, mas a maior subida verificou-se de 2021 para 2022 (+9,6%). Em média, segundo os dados do INFARMED, I.P., a despesa dos utentes com medicamentos foi de 82,80 euros 'per capita'.
As classes terapêuticas com maiores encargos em 2022 foram os antidiabéticos (mais de 378,5 milhões de euros) e os anticoagulantes, com mais de 184 milhões de euros (+7,8%). As maiores subidas na despesa foram registadas nos antidiabéticos (+20,5%) e nos medicamentos para reduzir o colesterol (antidislipidémicos), que subiram 16,2%, ultrapassando os 66 milhões de euros.
Reply