Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 21 de março de 2023

DGS

Tratamentos preventivos representam 70% das respostas em saúde oral no SNS

Em 2022, mais de 70% dos tratamentos realizados através de cheques dentista foram tratamentos preventivos, tendo-se registado uma progressiva diminuição dos tratamentos curativos em crianças e jovens dos 7, 10 e 13 anos.

Os dados do Programa Nacional da Promoção de Saúde Oral da Direção-Geral da Saúde (DGS) são revelados no Dia Mundial da Saúde Oral que se assinala hoje – 20 de março –, e demonstram que a taxa de tratamentos preventivos realizados subiu mais de 10% nos últimos cinco anos, resultando em ganhos elevados em saúde para a população jovem.

A nível nacional, a taxa de cobertura de consultas de saúde oral nos Agrupamentos de Centros de Saúde é de 94%. Nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo, e Algarve, a cobertura é de 100%.

O acesso a consultas de estomatologia, medicina dentária e higiene oral tem sido reforçado, quer através da atribuição de cheques dentista, quer através de referenciações para consulta de higiene oral e de medicina dentária nos Centros de Saúde que dispõem destes profissionais.

ERS

Deliberações, decisões dos Processos Contraordenacionais e Medidas Cautelares adotadas durante o 4º trimestre de 2022

A ERS passou a divulgar, além das Deliberações tomadas durante o 3º trimestre, as decisões dos Processos Contraordenacionais e as Medidas Cautelares adotadas durante este período (4º trimestre de 2022).

Clique para consultar:

Observador

Número de subsídios de doença aumentam 25% em fevereiro para 177 mil

Face a janeiro, mês que registou o número mais alto da série iniciada em 2010, com mais de 201 mil pessoas com subsídio de doença, verificou-se uma descida em 23.988 baixas.

Esta prestação social foi processada a 72.186 pessoas do sexo masculino (40,8% do total) e 104.906 do sexo feminino (59,2% do total).

O grupo etário dos 50 aos 59 anos foi o mais representado, com 28,5% do total, seguido pelo grupo dos 40 aos 49 anos (25,9%), no conjunto de beneficiários do subsídio de doença.

CNN Portugal

Novos riscos de medicamentos para alívio da congestão nasal levam a revisão europeia. Notificadas 86 reações adversas em Portugal

Um conjunto de medicamentos com pseudoefedrina, composto destinado ao alívio da congestão nasal em casos de gripe, alergia, rinite ou sinusite, está a ser revisto pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) devido a “preocupações sobre o risco de síndrome de encefalopatia reversível posterior (PRES) e síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (RCVS)”.

Na lista, há fármacos à venda em Portugal e o INFARMED, I.P. revela a notificação de 86 reações adversas, mas nenhuma delas destes eventos isquémicos que levaram o Comité de Avaliação de Riscos de Farmacovigilância (PRAC) da EMA a dar início a uma revisão dos medicamentos.

Reply

or to participate.