Notícias da Saúde em Portugal

Segunda-feira, 27 de março de 2023

Jornal Dentistry

Apelo sobre saúde oral lançado pela FDI para a grande reunião da ONU sobre saúde

Apelo foi lançado no Dia Mundial da Saúde Oral, com dados a mostrarem que as doenças orais afetam quase metade da população mundial

A World Dental Federation (FDI) pediu aos governos e organismos de saúde globais que priorizem ações contra doenças orais, inclusive por meio da integração da saúde oral nas discussões da Reunião de Alto Nível (HLM) das Nações Unidas (ONU) sobre Cobertura Universal de Saúde (UHC), em setembro.

Uma boa saúde oral é fundamental para respirar, comer, falar e sorrir. Quando a doença oral não é tratada, pode afetar gravemente a saúde e as perspetivas sociais de uma pessoa. Os doentes correm o risco de sofrer dores contínuas e de desenvolver doenças secundárias, isolamento social, exclusão da força de trabalho e redução do desempenho escolar.

A maioria das doenças orais é evitável e tratável com intervenções custo-efetivas. No entanto, muitas pessoas não conseguem aceder aos cuidados por várias razões, incluindo disponibilidade e acessibilidade. Quase 75% das pessoas que sofrem de doenças orais em todo o mundo vivem em países com baixo e médio rendimento, onde o custo dos cuidados de saúde oral pode muitas vezes ser catastrófico para uma família.

Observador

Dadores alertam que todos os dias são necessárias 1.000 a 1.100 unidades de sangue

Todos os dias são necessárias entre 1.000 a 1.100 unidades de sangue, afirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes), alertando para a urgência de dádivas mais regulares.

Por ocasião do Dia Nacional do Dador de Sangue, que se assinala esta segunda-feira, a federação vai lançar uma campanha de sensibilização através da distribuição de cartazes e panfletos com informações sobre a dádiva de sangue e os locais de recolha.

Em 2021, cerca de 35.000 pessoas deram sangue pela primeira vez, um número que a federação considera positivo, embora defenda que é preciso continuar o trabalho de sensibilização junto da população mais jovem e nas escolas.

“É importante que o 27 de março não se resuma a apenas um dia, mas sim a estender esse espírito a todos os outros dias do ano”, sublinhou a federação, em comunicado.

Covid-19: associação Médicos pela Verdade condenada em 15 mil euros por violação do rigor científico

A associação Médicos pela Verdade foi condenada a uma coima de 15 mil euros pela violação do rigor científico na conceção e difusão de práticas de publicidade em saúde relacionadas com a pandemia, indica a contraordenação divulgada esta sexta-feira.

A decisão da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), datada de dezembro de 2022 e que foi publicada esta sexta-feira, adianta que a coima se refere a várias infrações pela “conceção e difusão de práticas de publicidade em saúde” no site da associação e em várias plataformas de redes sociais.

Médicos estrangeiros a exercer em Portugal atingem maior número de sempre

O número de médicos estrangeiros a exercer funções em Portugal atingiu um novo recorde, conta esta segunda-feira o jornal Público. De acordo com os dados avançados pela Ordem dos Médicos (OM), havia no fim do ano passado um total de 4.503 médicos inscritos, a maioria dos quais espanhóis (1.681).

Mas os números de médicos estrangeiros que tentam trabalhar em Portugal devem ser ainda superiores, contextualiza o jornal. Alguns pedidos para obtenção da cédula não chegam a ser satisfeitos porque os médicos reprovam nas provas necessárias.

Em 2022, inscreveram-se 222 novos médicos estrangeiros na OM, quase todos brasileiros (141), explica o Público. Também chegaram ao país 23 clínicos espanhóis aptos a exercer, 15 italianos — a terceira nacionalidade mais representada no total de médicos estrangeiros — seis alemães e um ucraniano.

Reply

or to participate.