- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quinta-feira, 30 de março de 2023

OMD
OMD denunciou à IGAS alegada prática de exercício ilegal na Swiss Dental Services
Na sequência da reportagem de investigação da TVI, esta segunda-feira, sobre a Swiss Dental Services, a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) informa que entregou à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), em fevereiro de 2022, um ofício a dar conhecimento da alegada prática de exercício ilegal de Medicina Dentária em clínicas da rede SDS – Portugal Sociedade Suíça de Serviços Odontológicos, Lda, na sequência de denúncias que deram entrada na Ordem.
No ofício assinado pelo bastonário da OMD era solicitado à IGAS que fossem desencadeadas as diligências necessárias ao apuramento dos factos, por forma a acautelar interesses superiores de Saúde Pública.
Já em 2017 e 2018, e a propósito da mesma rede de clínicas, a OMD encaminhou à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) um conjunto de questões relacionadas com matéria de publicidade de saúde em medicina dentária, por alegado incumprimento do regime jurídico das práticas de publicidade em saúde, previsto no Decreto-Lei n.º 238/2015, de 14 de outubro.
Cabe à OMD fomentar e defender os interesses da saúde oral a todos os níveis, definindo parâmetros da qualidade no exercício da medicina dentária, zelando pela função social, dignidade e prestígio da profissão. Constitui ainda atribuição legal da OMD regular e defender a ética, a deontologia e a qualificação profissional dos seus membros, com o intuito de assegurar e fazer respeitar o direito dos utentes a uma medicina dentária qualificada. É, igualmente, importante que os pacientes tenham informação relativamente à tipologia de tratamentos que lhes são apresentados, que sejam devidamente clarificados, e que tenham tempo para pensar, no respeito pelo que está inscrito no Código Deontológico da OMD.
“A Ordem dos Médicos Dentistas atua e atuará sempre na defesa dos doentes e da medicina dentária, pelo que qualquer situação que possa, de algum modo, pôr em causa a Saúde Pública e a boa reputação dos médicos dentistas é, para nós, uma prioridade. Não podemos tolerar qualquer ilegalidade e por isso a OMD tem um grupo de trabalho dedicado à Fiscalização e Exercício Ilegal. Também atuamos através do Conselho Deontológico e de Disciplina, quando a matéria é da competência da OMD, e em colaboração com as demais entidades competentes, como sejam a IGAS, mas também a ERS, as Administrações Regionais de Saúde e os tribunais, sempre que a natureza da matéria o justifique”, defendeu o bastonário da OMD, Miguel Pavão.
Situações que coloquem em causa a Saúde Pública devem ser combatidas e eliminadas, pelo que a OMD reconhece a importância das ações de inspeção e de fiscalização que são realizadas pelas autoridades competentes na área da saúde. Importa, contudo, esclarecer que estas situações são a exceção, pelo que não devem afetar a reputação dos médicos dentistas, nem colocar em causa a qualidade da medicina dentária em Portugal.
Exercem atividade no país mais de 12.700 profissionais de medicina dentária, que primam pela excelência dos cuidados de saúde oral prestados à população, contribuindo, todos os dias, para a promoção da saúde e prevenção da doença.
Pode ver a reportagem da TVI na integra aqui.
OM
Talk-to-Heal: Desenvolvimento e estudo da viabilidade de um programa de formação para melhorar a comunicação médico/a-doente
“Talk-to-Heal: Desenvolvimento e estudo da viabilidade de um programa de formação para melhorar a comunicação médico/a-doente”, levado a cabo por uma equipa de investigadores/as do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra. Os resultados obtidos serão utilizados só para fins académicos.
Para tal bastará clicar no link infra para aceder ao questionário:
Autores/as do estudo
Este estudo está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores/as do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra, no âmbito de uma Bolsa de Doutoramento (2020.06779.BD) financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Objetivos do estudo
Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um programa de competências de comunicação entre médicos/as e doentes. Para isso, será necessário recolher um conjunto de informações prévias que nos ajudem a perceber quais as principais áreas em que o programa se deverá focar.
Participantes
Podem participar médicos/as em regime de internato ou com o grau de especialista, em qualquer especialidade, inscritos/as na Ordem dos Médicos (OM).
Just News
IPO Lisboa vai acolher o 2.º Encontro Ibérico de Atualização no Tratamento de Sarcomas
O 2.º Encontro Ibérico de Atualização no Tratamento de Sarcomas está agendado para o dia 21 de abril entre as 09h00 e as 17h30, e irá decorrer em formato híbrido - online via Microsoft Teams, e presencialmente no Anfiteatro do Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.
Este encontro é resultado de uma organização conjunta do Grupo Português de Estudos de Sarcomas (GPES) com o Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa) e a Sección de Tumores Mesenquimales y Sarcomas da Asociación Española de Cirujanos (AEC), e irá reunir diversos especialistas nacionais e internacionais.
Multidisciplinaridade na cirurgia dos sarcomas, tumores desmoides, terapia neoadjuvante nos sarcomas retroperitoneais, genómica em sarcomas e inteligência artificial na cirurgia oncológica são alguns dos temas que irão ser abordados no evento.
O programa pode ser consultado aqui.
A inscrição pode ser efetuada aqui.

Reply