Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 4 de abril de 2023

SNS

Prevenção dos maus-tratos na infância

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, assinala em abril o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A campanha pretende sensibilizar para o impacto da violência nas crianças numa perspetiva de ciclo de vida, bem como promover maior divulgação da Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, e respetiva Rede Nacional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (cuidados de saúde primários e hospitalares).

Alerta de agendamento de consultas e rastreios

Já foram enviadas mais de dois milhões de SMS (mensagens escritas para o telemóvel) a cidadãos com consultas e rastreios agendados nos centros de saúde, desde setembro de 2022.

“Não falte. Esta consulta pode fazer falta a outra pessoa.” é como termina a mensagem que visa reduzir a taxa de faltas aos agendamentos efetuados nos centros de saúde.

Em comunicado, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde refere que a medida consiste no envio de uma SMS no dia do agendamento e outros dois dias antes da consulta. Abrange consultas de várias tipologias prestadas nas unidades dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), como por exemplo médicas, de enfermagem, para rastreios do cancro do colo do útero, de saúde visual infantil ou de retinopatia diabética, entre outras.

Jornal de Notícias

Grupo de trabalho tem quatro meses para avaliar dificuldades na formação de médicos  

O grupo de trabalho que vai avaliar eventuais dificuldades na área da formação dos médicos terá um prazo de quatro meses para que as decisões sejam aplicadas no próximo ano letivo, revelou, esta segunda-feira, o ministro da Saúde.

"É um trabalho que tem um prazo relativamente curto, um prazo de 120 dias, quatro meses e, qualquer decisão que se venha a tomar, terá impacto no próximo ano letivo e já não neste", realçou o titular da pasta da Saúde, Manuel Pizarro.

Just News

Santarém acolhe debate sobre «Gestão Hospitalar, Saúde e Engenharia»

“Desafios na Gestão Hospitalar, Saúde e Engenharia” é o tema do Seminário promovido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, em parceria com o Hospital Distrital de Santarém (HDS) e com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.

Este evento irá realizar-se no dia 14 de abril, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, onde serão debatidos vários temas, nomeadamente a gestão hospitalar, a engenharia hospitalar, a segurança, as instalações, as infraestruturas, a importância das instituições, as ordens e os parceiros sociais.

A comissão organizadora considera que "a saúde é um desígnio que carece de políticas objetivas, coerentes, claras e eficazes, centradas na evolução das novas tecnologias e na investigação na era digital, assim como de gestores e profissionais com competência".

Assim, o principal objetivo desta iniciativa será "desenvolver e encarar a saúde sem medos e, em especial, com a consciência da sua importância para o bem-estar da população."

Expresso

Uma em cada seis pessoas no mundo sofre de infertilidade, estima OMS

Uma em cada seis pessoas no mundo sofre de infertilidade, estima um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado esta segunda-feira. O relatório teve por base dados de mais de uma centena de estudos sobre a prevalência da infertilidade à escala global e regional, entre 1990 e 2021.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado em comunicado, "a proporção de pessoas afetadas" no mundo pela infertilidade revela "a necessidade de alargar o acesso aos tratamentos de fertilidade e garantir que o assunto não seja mais deixado de lado na investigação e nas políticas de saúde".

"Para que formas seguras, eficazes e acessíveis de obter a paternidade estejam disponíveis para aqueles que a procuram", sublinhou.

A OMS salienta que os elevados custos impedem frequentemente as pessoas de acederem a tratamentos ou deixam-nas depauperadas.

Reply

or to participate.