Notícias da Saúde em Portugal

Editorial

A Páscoa chegou!

A Páscoa chegou e é hora de celebrar esta data tão especial. A Páscoa é uma das festas mais aguardadas do ano, pois além de representar renovação e esperança, é também uma oportunidade de celebrar em família e desfrutar de muitas delícias.

Sabia que o costume de dar ovos na Páscoa remonta à antiga tradição persa? Naquela época, ovos eram considerados símbolos de fertilidade e renascimento e eram pintados de cores vivas e oferecidos como presentes.

Na nossa cultura, o ovo da Páscoa é um doce que faz parte da tradição e é uma delícia que todos esperam ansiosamente para saborear. E por falar em delícias, que tal aproveitar esta data para se permitir umas guloseimas sem culpa? Afinal, a Páscoa é um momento de celebração e de compartilhar momentos felizes com as pessoas que amamos. Que esta Páscoa seja uma oportunidade de renovar a sua energia e de aproveitar cada momento ao lado daqueles que são importantes para você.

A MedSUPPORT, deseja a todos uma feliz Páscoa, repleta de amor, alegria e muitos doces!

SNS

Atividade Física: DGS lança novo curso gratuito para profissionais na plataforma NAU

O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) da Direção-Geral da Saúde (DGS), assinalando o Dia Mundial da Atividade Física (AF) – 6 de abril –, lança o curso em formato e-learning “Promoção do Aconselhamento Breve para a Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde”, em parceria com a plataforma de cursos online NAU.

Este curso, aberto e gratuito, permitirá formar profissionais de saúde do SNS para promoção dos princípios comunicacionais facilitadores do aconselhamento breve, visando a mudança comportamental no sentido da promoção de estilos de vida fisicamente ativos.

O curso apresenta conteúdos baseados na ciência comportamental e motivacional, para que os profissionais de saúde possam promover a motivação e autorregulação dos utentes. Adicionalmente, são também explicadas em detalhe as ferramentas digitais de apoio ao aconselhamento breve e como as podem apresentar em consulta.

Conheça o curso em pormenor e inscreva-se aqui.

Observador

Portugal vai testar sistema que bloqueia carros quando o condutor está alcoolizado

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai testar um sistema “alcohol-lock” que se conecta à eletrónica dos carros e que impede o veículo de funcionar caso o condutor esteja alcoolizado, avança o Jornal de Notícias (JN). O sistema funciona como um teste do balão, que mede a concentração de álcool no sangue através da análise do ar pulmonar.

De acordo com Rui Ribeiro, presidente da ANSR, as autoridades portuguesas estão “a transpor” o mecanismo “para a realidade nacional” e a estudar “como poderia ser enquadrado no nosso ordenamento jurídico e no Código da Estrada”. Países como a Suécia e a Finlândia já aderiram a esta solução, que pode ser até 90% mais eficaz do que outras medidas de prevenção de consumo, indica o JN.

Ao Jornal de Notícias, António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, explicou que o sistema não se aplica a todos os veículos: só seria obrigatório em carros de condutores “reincidentes no crime” da condução sob o efeito de álcool “ou pelos que foram apanhados pela primeira vez com uma elevada taxa de álcool”.

Uma diretiva da Comissão Europeia já obriga os novos modelos de carros lançados na União a terem uma pré-instalação de alcoolímetro bloqueador de ignição, explica o JN. As empresas têm dois anos, até 7 de julho de 2024, para adaptar os veículos. A Comissão Europeia estima que esta medida pode evitar a morte de 25 mil e pelo menos 140 mil ferimentos graves até 2038.

SIC Notícias

A Johnson & Johnson propôs 8,9 mil milhões de dólares para pôr fim a todos os processos nos EUA sobre a venda de pó de talco suspeito de causar cancro

O acordo, que ainda requer a aprovação do tribunal, "vai resolver justa e eficazmente todas as queixas" de que o talco da farmacêutica norte-americana contém amianto e causa cancro nos ovários, disse a empresa, na terça-feira.

O acordo, que pode ser pago por uma filial durante 25 anos, destina-se a "resolver todas as reivindicações atuais e futuras" sobre o pó de talco, de acordo com uma declaração.

A empresa disse que mais de 60 mil queixosos tinham concordado com tal resolução.

Um tribunal de recurso do estado norte-americano de Missouri concluiu que a Johnson & Johnson tinha "vendido conscientemente produtos contendo amianto aos consumidores", causando "graves problemas físicos, mentais e emocionais".

Saúde Online

Nova ‘app’ permite a jovens autodiagnosticarem dependências como droga e jogo

O Centro Comunitário de Esmoriz vai lançar a aplicação (app) telefónica “Abispa-te”, que, de forma gratuita, permite a qualquer jovem com acesso a um ‘smartphone’ autodiagnosticar eventuais dependências, como drogas e videojogos, e pedir ajuda.

Disponível em qualquer telemóvel com o sistema Android, essa ferramenta é a mais recente componente de um programa que aquela instituição particular de solidariedade social de Ovar, no distrito de Aveiro, já desenvolve desde 2017, com o apoio do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependência, tutelado pelo Ministério da Saúde.

Nesse contexto, a vantagem da ‘app’ “Abispa-te” é que, mediante “respostas honestas” aos testes, demonstrará quais os comportamentos que indiciam um problema já instalado e facilitará “um acesso mais rápido a apoio psicológico e terapêutico, se o utilizador quiser aproveitar a oportunidade e pedir ajuda”, concluiu Olívia Resende.

Reply

or to participate.