Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 5 de abril de 2023

ON

Abertas as inscrições para o II Fórum de Jovens Nutricionistas

Encontram-se abertas as inscrições para o II Fórum de Jovens Nutricionistas que vai decorrer no dia 21 de abril, das 09h30 às 17h00, por meios telemáticos. A iniciativa é gratuita, online e obriga a inscrição por parte dos nutricionistas interessados em participar na sessão.

Este II Fórum é da responsabilidade da Comissão de Jovens Nutricionistas da Ordem dos Nutricionistas, e pretende ser um momento de debate e partilha de experiências, bem como proporcionar uma escuta ativa e atenta das dinâmicas dos jovens nutricionistas.

O evento destina-se a todos os nutricionistas, estando os Grupos de Trabalho, da parte da tarde, reservados aos mais jovens nutricionistas, com inscrições limitadas a 20 participantes em cada um dos grupos. Neste Grupos de trabalho pretende-se recolher a opinião dos mais jovens nutricionistas sobre o tema do mesmo

SNS

Dia Mundial da Saúde

O Ministério da Saúde assinala esta quarta-feira, dia 5 de abril, o Dia Mundial da Saúde, com uma sessão subordinada ao tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – “Saúde para Todos”, que este ano celebra o seu 75.º aniversário.

A sessão comemorativa contará com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e decorrerá pelas 14h45, no Auditório do INFARMED, I.P., no Parque da Saúde em Lisboa.

Na cerimónia serão ainda entregues as medalhas de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau ouro.

Diário de Notícias

Muitos farmacêuticos não notificam reações adversas a medicamentos

A identificação precoce de reações adversas a medicamentos pode evitar efeitos colaterais graves, mas muitos farmacêuticos não notificam, é a conclusão de um estudo divulgado esta terça-feira que foi levado a cabo por uma equipa de investigadores do Porto.

De acordo com informação enviada à Lusa, "mais de metade dos farmacêuticos comunitários não tem o hábito de notificar reações adversas a medicamentos (RAM) e cerca de metade nunca reportou uma suspeita".

O estudo, publicado na revista Journal of Community Health, salienta que a notificação de suspeitas de RAM "é de extrema importância para a saúde pública e para a segurança dos pacientes".

"É desejável inverter esta tendência de subnotificação entre os profissionais de saúde, mesmo que os medicamentos colocados hoje no mercado tenham um perfil de segurança mais robusto do que no passado", concluem os autores.

Notícias Saúde

Receitas e exames médicos passam a ter validade de 12 meses

As receitas de medicamentos e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica prescritos pelos médicos vão passar a ter automaticamente um prazo de validade de doze meses, revela o ministério da Saúde. O que significa um aumento do prazo que até agora existia para a realização de exames e análises e generalizando a validade de 12 meses nas receitas de medicamentos.

A portaria que introduz o novo prazo de validade, assinada pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, entrou em vigor no passado dia 1 de abril e será aplicada nas prescrições feitas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos restantes prestadores do setor privado e social, estando previsto para esse efeito um prazo de adaptação de 90 dias.

“Com esta medida, o Ministério da Saúde pretende simplificar e facilitar o percurso dos cidadãos no sistema de saúde, evitando deslocações desnecessárias ao médico. Ao mesmo tempo, permite reduzir a carga administrativa do trabalho dos médicos, desburocratizando o atendimento”, revela a tutela.

Reply

or to participate.