Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 12 de abril de 2023

SNS

Ministro recebe Ordem dos Médicos

Os novos dirigentes da Ordem dos Médicos (OM), eleitos em fevereiro para o triénio 2023-2025, foram recebidos no Ministério da Saúde, terça-feira, 11 de abril, a convite do Ministro da Saúde.

Na reunião de apresentação e cumprimentos, estiveram presentes o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, sendo a comitiva da Ordem dos Médicos constituída por Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, Caldas Afonso, Tesoureiro Nacional, Carlos Mendonça, Presidente do Conselho Nacional do Médico Interno, e por Eurico Castro Alves, Manuel Veríssimo e Paulo Simões, presidentes das secções regionais do Norte, Centro e Sul, respetivamente.

O Ministro da Saúde manifestou votos de cooperação, tendo sido discutidos assuntos de interesse comum, entre os quais a situação do Serviço Nacional de Saúde, a formação médica e a revalorização das carreiras médicas.

Jornal Dentistry

Vision 2030: Proporcionar saúde oral ideal para todos

O relatório Visão 2030 identifica os desafios que irão enfrentar a medicina dentária e a comunidade da saúde oral na próxima década e propõe estratégias para que estes possam ser transformados em oportunidades para melhorar a saúde oral. Este relatório tem como objetivo ajudar a profissão a realizar a entrega de uma saúde oral ideal para todos – sem que nenhuma pessoa fique para trás.

O documento enfatiza a responsabilidade dos profissionais de saúde oral individuais de manter um nível adequado de competência ao longo de suas vidas profissionais, e a necessidade de assumir um papel de liderança dentro da comunidade de saúde e da sociedade em geral.

O relatório destina-se a ser atualizado a intervalos regulares com base nos requisitos locais e globais, em questões de saúde emergentes e na obtenção de indicadores-chave de desempenho. Não se destina a ser prescritivo, mas sim fornecer orientação dependente das necessidades, condições e circunstâncias locais.

Clique para descarregar a versão em Inglês da Vision 2030 (PDF).

Jornal Dentistry

TVI24

Zero alerta que ar continua poluído acima do limite no centro de Lisboa

As concentrações de dióxido de azoto na Avenida da Liberdade, em Lisboa, têm-se mantido este ano acima dos limites determinados na legislação europeia, revelou a associação Zero, por ocasião do Dia Nacional do Ar, que esta quarta-feira se assinala.

Num comunicado, a Zero defendeu uma atualização da Zona de Emissões Reduzidas em Lisboa “ou, desejavelmente, a criação de uma Zona Zero Emissões, quer em Lisboa, quer no Porto, abrangendo os centros das cidades”.

Nos primeiros três meses de 2023 (1 janeiro a 6 de abril), “dados ainda sujeitos a validação final”, da estação de monitorização da Avenida da Liberdade, “apontam para um valor médio de dióxido de azoto de 48 microgramas por metro cúbico (μg/m3), 3 μg/m3 acima da média registada em 2022”.

Por outro lado, as estações de medição em locais de tráfego com valores habitualmente mais elevados no Porto (Praça Sá Carneiro) e em Braga “apontam para valores médios de aproximadamente 36 e 35 μg/m3, respetivamente”.

A associação realçou que estes valores de dióxido de azoto (NO2), um poluente atribuído principalmente à combustão dos motores a diesel, superaram os valores limite anuais estipulados na legislação europeia de 40 microgramas por metro cúbico (μg/m3) e as recomendações de 10 μg/m3 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

CNN

“Formaram-se 1300 novos médicos especialistas, mas o Ministério da Saúde não dá sinal de os querer contratar” e “os privados estão a oferecer-lhes trabalho”

O novo bastonário dos médicos avisa que há, entre outros, 28 novos obstetras e 350 médicos de família que podiam ajudar a evitar o caos nos centros de saúde em várias zonas do País e o fecho de maternidades, mas que o Governo não está a mostrar vontade de os colocar todos no setor público. Um alerta feito por Carlos Cortes na longa entrevista que deu à CNN Portugal/TVI, que é dividida em três partes e onde fala dos perigos que se vivem atualmente nos hospitais e dos problemas de saúde mental que estão a afetar muitos profissionais.

Reply

or to participate.