Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 10 de janeiro de 2023

DGS

Orientação N.º 001/2023, de 04/01/2023 - Acesso a Registos e Informação Clínica – Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica

A violência, mormente a violência doméstica, é, indiscutivelmente, uma grave violação dos direitos humanos e problema de saúde pública, que impõe a adoção de estratégias multissetoriais e de respostas eficazes e rápidas.

O art. 10º da Portaria nº 280/2016 de 26 de outubro estabelece que “todas as entidades públicas e privadas com intervenção na prevenção e proteção e repressão do fenómeno da violência doméstica devem facultar toda a documentação e prestar as informações relevantes solicitadas, nomeadamente quanto aos procedimentos adotados na sequência das recomendações”.

Assim, tendo em conta o nº1 do Art. 3º, da Lei nº 12/2005, de 26 de janeiro, referente a “Informação Genética Pessoal e Informação de Saúde”, é legitimado o acesso à informação em saúde para fins de análise retrospetiva, legalmente estabelecida, devendo este ser efetuado por médico/a, como resulta dos nºs 3 e 4, do mencionado artigo.

SNS

Monitorização de dados vitais

Médicos do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) e engenheiros do Instituto Superior Técnico associaram-se para desenvolver um projeto cujo objetivo é tornar o atendimento do Serviço de Urgência do CHUSJ mais seguro, através da monitorização, em tempo real, de sinais vitais no período de permanência no Hospital.

Trata-se do protótipo de uma pulseira que regista alguns sinais vitais (numa primeira fase, oxigenação do sangue e pulsação) dos utentes, levando à emissão de alertas em caso de desvio dos valores normais. O protótipo poderá em breve abranger outras áreas clínicas e passar a registar mais dados clínicos.

Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do CHUSJ, explica que «desde a entrada das pessoas na urgência até serem observadas por um médico, existe um espaço temporal em que a informação disponível relativamente ao estado de saúde dos utentes é mais escassa. É esta população e este período de tempo que nos preocupa e que motivou o desenvolvimento deste projeto cujo objetivo é tornar a estada dos nossos utentes mais segura».

Jornal de Notícias

Mais de 60 mil médicos elegem a partir desta terça-feira novo bastonário

Mais de 60 mil médicos elegem a partir desta terça-feira e até 19 de janeiro o bastonário e os órgãos da Ordem dos Médicos, numas eleições disputadas por seis candidatos e cuja votação será feita eletronicamente.

Rui Nunes, Alexandre Valentim Lourenço, Bruno Maia, Carlos Cortes, Fausto Pinto e Jaime Branco são os seis candidatos a bastonário da Ordem dos Médicos (OM) para o triénio 2023/2025, cargo ocupado atualmente pelo médico urologista Miguel Guimarães, que termina agora o segundo mandato.

Notícias Saúde

Estudo mostra que jardinagem pode ajudar a reduzir o risco de cancro

O primeiro ensaio aleatório e controlado de jardinagem comunitária descobriu que aqueles que começaram a jardinar ingeriram mais fibras e tiveram mais atividade física, duas formas conhecidas de reduzir o risco de cancro e doenças crónicas. A estas vantagens, junta-se ainda a redução dos níveis de stress e ansiedade.

Realizado por um grupo de especialistas da CU Boulder, universidade nos EUA, este estudo sugere que a prática de jardinagem, sobretudo a comunitária, pode bem ser uma forma simples de melhorar a saúde

“Estas descobertas fornecem provas concretas de que a jardinagem pode desempenhar um papel importante na prevenção do cancro, doenças crónicas e distúrbios de saúde mental”, refere a autora sénior Jill Litt, professora no Departamento de Estudos Ambientais da CU Boulder.

Reply

or to participate.