Notícias da Saúde em Portugal

Segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

OMD

Açores acolhem Jornadas da Primavera em abril

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) retoma as Jornadas da Primavera, depois de um interregno de três anos. Ultrapassadas as limitações da pandemia, é tempo de recuperar as aprendizagens e reaproximar os médicos dentistas.

O Conselho Diretivo da OMD, em coordenação com o Centro de Formação Contínua, decidiu agendar a edição de 2023 para os dias 21, 22 e 23 de abril. Pela primeira vez descentralizamos as jornadas e atravessamos o Oceano Atlântico, rumo à Ilha de São Miguel, na cidade da Ribeira Grande (Hotel Verde Mar & SPA).

Este evento científico tem características únicas, ao promover não só a aprendizagem, mas também o convívio, com uma programação social vocacionada para todos os participantes.

Como é habitual, os médicos dentistas são convidados a levar a sua família, aliando assim trabalho e lazer.

SNS

Vacinação contra a Covid-19

Os utentes com 45 ou mais anos já podem escolher online o dia e local para receberem a vacina sazonal contra a Covid-19.

O agendamento deve ser feito com, pelo menos, três dias de antecedência, sendo enviada uma mensagem SMS ao cidadão, com informação do dia, hora e local de vacinação. A mensagem deve ser respondida com «SNS.Número de utente.SIM» para confirmação da hora proposta, à semelhança do que aconteceu em outras fases de vacinação.

No dia anterior à vacinação, o cidadão receberá uma mensagem recordatória com data, hora e local agendados.

CHUC utiliza nova técnica

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, no dia 13 de janeiro, o primeiro tratamento por endoscopia digestiva a um doente com acalásia (Peroral Endoscopic Myotomy – POEM).

A acalásia é uma doença que afeta o aparelho digestivo não permitindo a deglutição dos alimentos, o que leva a grande desconforto e redução da qualidade vida dos portadores desta patologia. Esta situação ocorre porque o esófago está afetado e não permite que os alimentos cheguem com facilidade ao estômago.

Pedro Narra Figueiredo, Diretor do Serviço, dá também nota da mais-valia que esta abordagem representa para o doente, uma vez que «existindo vários tratamentos disponíveis que levavam a um alívio temporário dos sintomas, o tratamento definitivo implicava uma intervenção cirúrgica. Com a introdução desta técnica no nosso hospital, é possível tratar os doentes por via oral sem incisões, evitando a intervenção cirúrgica e reduzindo significativamente o tempo de permanência hospitalar. Esta técnica passa, assim, a estar disponível para o tratamento dos doentes com acalásia não apenas da região centro, mas também de outras zonas do país».

CNN Portugal

"No primeiro semestre deste ano teremos a declaração do fim da pandemia"

O pneumologista Filipe Froes, que esteve no gabinete da Ordem dos Médicos (OM) de combate à covid, explica os vírus que são as principais ameaças para uma nova pandemia e indica as medidas que devem ser implementadas para o país estar mais preparado.

Estamos na fase final?

Diria que, neste momento, provavelmente o que está a condicionar algum atraso na declaração do fim da pandemia é precisamente a situação da China. Ou seja, a China está na origem e vai estar no fim da pandemia. A situação explosiva que agora se está a viver nesse país gera muita imprevisibilidade e muita necessidade de prevenção e de monitorização.

As reservas de sangue estão em baixo. Saiba como ajudar

Os hospitais estão a recuperar cirurgias em atraso desde a pandemia e é ao Instituto Português de Sangue e da Transplantação, responsável por 60% das colheitas a nível nacional, que recorrem. Mas este ciclo só funciona se todos se mobilizarem na doação de sangue.

Expresso

Cartão de Cidadão muda já este ano: é contactless, tem “um design muito apelativo” e vem com segurança reforçada

Portugal vai lançar, já este ano, “um novo Cartão de Cidadão, com um 'design' muito apelativo e que estará, em termos de segurança e de qualidade, no pelotão da frente”. No que diz respeito ao ponto da segurança, esta será reforçada em duas frentes: tanto “para o próprio cidadão” como “para a preservação de dados”.

O anúncio do novo Cartão de Cidadão foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios. Segundo Mário Campolargo, a substituição será gradual e acontecerá à medida que os cartões atuais forem caducando.

Eurico Castro Alves eleito para a Ordem dos Médicos/Norte quer nova carreira médica

Eurico Castro Alves, que venceu na quinta-feira a presidência da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (OM), manifestou-se disponível para colaborar, a nível nacional, com o bastonário e sindicatos na criação de uma nova carreira médica.

O diretor de cirurgia do Centro Hospitalar Universitário do Porto e presidente da Convenção Nacional de Saúde ganhou a presidência da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos numa eleição em que votaram menos de metade dos eleitores inscritos, obtendo 5.276 votos (51.82%) face aos 3.106 (30.71%) da outra candidatura, liderada por Miguel Leão.

Reply

or to participate.