Notícias da Saúde em Portugal

Quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

SNS

Formação de médicos na Ucrânia

O Ministro da Saúde manifestou esta terça-feira, 10 de janeiro, a total disponibilidade do Ministério da Saúde para colaborar com o Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos na missão que visa levar uma equipa de formadores em Medicina de Catástrofe à Ucrânia já no mês de fevereiro.

“O que se passa no leste da Europa pode estar fisicamente distante de nós, mas não pode ser diminuído, nem por haver uma certa fadiga das notícias. O que se passa no leste da Europa é que há um povo, o povo da Ucrânia, que está a lutar pela liberdade e pelos nossos valores comuns, pelo que nos diz respeito a todos”, vincou o Ministro da Saúde, enaltecendo a solidariedade demonstrada pelos portugueses desde o início da invasão da Ucrânia e, de um modo especial, as várias iniciativas do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos.

SPO

Nova direção da Sociedade Portuguesa Oftalmologia

No dia 8 de Janeiro de 2023, a nova direção eleita para 2023/2024 tomou posse das suas funções na sede da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, em Lisboa. A nova direção conduzirá os destinos da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia ao longo do próximo biénio.

O Jornal Dentistry

Nova publicação sobre Antibióticos da OMS aborda infeções orais e dentárias

Lançada durante a Semana Mundial de Sensibilização Antimicrobiana, em novembro de 2022, a publicação fornece orientações baseadas em evidências sobre o uso de antibióticos em ambientes de saúde para combater a resistência.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050 cerca de 10 milhões de mortes podem ocorrer todos os anos devido à resistência antibiótica. Os membros da profissão dentária têm uma importante responsabilidade de sensibilizar para esta questão iminente, uma vez que cerca de 10% das prescrições antibióticas são emitidas pelos dentistas.

Durante a Semana Mundial de Sensibilização Antimicrobiana 2022, a OMS lançou o livro de antibióticos AWaRe (Access, Watch, Reserve) da OMS com o objetivo de fornecer orientações baseadas em evidências sobre o uso de antibióticos em cuidados de saúde primários e ambientes hospitalares.

SIC Notícias

Procuram-se voluntários para dormir: estudo quer analisar influência do sono no desenvolvimento das crianças

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) quer analisar a influência do sono no desenvolvimento das crianças, um estudo que inclui a relação entre a exposição aos ecrãs e os níveis de melatonina, foi esta quinta-feira divulgado.

"A forma como as crianças dormem na primeira infância tem um impacto na vida e na saúde até à idade adulta. A primeira infância é a construção da casa onde vamos morar até ao resto da nossa vida", disse Andreia Neves que é especialista em sono pediátrico e lidera o estudo que tem como nome "SleePsy", numa associação entre o sono e o desenvolvimento psicomotor na infância.

Para integrar o estudo, as crianças têm de ter entre 18 meses e dois anos e três meses. Depois, as crianças serão seguidas até aos quatro anos.

Andreia Neves, que é estudante de doutoramento em biomedicina da FMUP, frisou que "o modo como a criança dorme nestas idades terá influência em todo o percurso da criança, nomeadamente a nível escolar, e poderá condicionar o aparecimento de doenças na idade adulta".

O "SleePsy" é um estudo nacional e o recrutamento decorrerá no Porto, em Vila Nova de Gaia e em Lisboa, prolongando-se até junho. As crianças serão seguidas ao longo de dois anos, sendo feitas três avaliações: no início do estudo, um ano depois e no final do estudo. A FMUP tem como margem o recrutamento de 150 a 300 voluntários.

O objetivo principal é responder à pergunta: "como estão a dormir as crianças portuguesas?", somando-se outras questões e até mitos relacionados com este tema.

Reply

or to participate.