- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
OPP
Novo Portal: Desenvolvimento Profissional Contínuo
No sentido da melhoria contínua dos serviços que a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) presta aos profissionais de Psicologia, foi ontem disponibilizado o novo Portal do Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC). As iniciativas que integram o DPC abrangem o período académico e as várias fases do percurso profissional.
Jornal de Notícias
Ordem pede que Agência do Ensino Superior revogue decisão de abrir novo curso de Medicina
A Ordem dos Médicos (OM), o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina pediram ontem, publicamente, à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) "a revogação da sua decisão" em relação "à abertura de um curso de Medicina na Universidade Fernando Pessoa", considerando que este não tem "garantia de qualidade", o que poderá ter "um impacto enorme na saúde dos cidadãos a viver em Portugal sem que seja possível atribuir responsabilidades aos agentes de decisão política quando estes factos forem constatados".
O parecer apontava várias fragilidades na proposta apresentada pela universidade, as quais "colocavam fortemente em causa a qualidade do curso", refere ainda a mesma nota.
Saúde Online
Portugal bateu recorde de transplantes de pulmão em 2022
Portugal transplantou 814 órgãos em 2022 e atingiu um novo recorde ao realizar 76 transplantes de pulmão, revelou o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
“Em 2022 foram transplantados 814 órgãos em Portugal [dos quais] 476 são transplantes de rim. É normal que assim seja, mas nós atingimos um recorde no transplante pulmonar. Fizemos 76 transplantes de pulmão, em Portugal, e esse é mesmo o maior número de sempre nesta área específica”, afirmou o Ministro, à margem das Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos, que decorreram em Coimbra.
O governante manifestou ainda a sua total “solidariedade” para com as medidas “que sejam necessárias tomar, no plano legislativo, organizativo e financeiro para assegurar que esta atividade possa ainda crescer”.
CNN Portugal
Hospital indemniza pais devido a parto que causou deficiência permanente em bebé
O Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), duas médicas obstetras e uma seguradora vão pagar uma indemnização de 150 mil euros a uma família como compensação por más práticas num parto, que resultaram em paralisia cerebral para a recém-nascida. A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias, que refere que a entidade e a família chegaram a acordo durante o julgamento.
O caso remonta a 2014, quando Maria do Céu, na altura com 31 anos, deu entrada no Hospital de S. Sebastião, grávida da primeira filha. De acordo com o jornal, o parto teve início passado dois dias - numa primeira fase com recurso a fórceps (por quatro vezes), sem resultados, e depois com recurso a ventosas (por três vezes), novamente sem sucesso.
A bebé acabou por nascer de cesariana, qualificada como emergente, mas foi necessário proceder a manobras de reanimação da recém-nascida, que foi transportada para a unidade de cuidados intensivos neonatais, onde foi entubada. Entretanto, os médicos daquele hospital decidiram encaminhar a bebé para o Hospital de S. João, no Porto.
Ninguém deve ignorar a presença de humidade, muito menos de bolor. Estes são os riscos para a saúde
“A humidade, isto é, a presença de vapor de água no ar que a pessoa respira, quando está em valores elevados, como atualmente, promove o crescimento e reprodução de microrganismos, entre eles os fungos”, começa por explicar David Barros Coelho, pneumologista no Centro Hospitalar Universitário S. João e membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
“Quando há muita humidade, os fungos crescem mais e temos colónias que podem ser vistas a olho nu, os chamados bolores. E os fungos em grande concentração podem afetar múltiplos órgãos”, alerta o médico, destacando que é a nível respiratório que as consequências são mais comuns.
Reply