Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 24 de janeiro de 2023

SPMS

Sistemas de informação e ferramentas para os profissionais de saúde em debate na “eHealth Sessions 4” | Inscrições Abertas

“Como podem os sistemas de informação apoiar e potenciar o acesso aos Cuidados de Saúde Primários”, e “De que forma podem potenciar o acesso aos hospitais, um ponto nevrálgico na entrada de utentes no sistema de saúde?” Estas são algumas das questões centrais em análise na quarta eHealth Sessions, já na próxima sexta-feira, dia 27 de janeiro.

No Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o debate vai focar-se nas ferramentas e sistemas para os profissionais de saúde, um dos quatro pilares da transição digital na Saúde, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No âmbito destes quatro pilares, inseridos no PRR, cabe à SPMS a execução de 116 projetos que vão elevar ganhos em saúde, facilitar o acesso aos dados, melhorar a experiência do cidadão e tornar os ambientes de trabalho mais agradáveis e dotados de melhores condições. Na quarta e última eHealth Sessions, alguns dos principais projetos dirigidos aos profissionais de saúde merecem destaque e uma análise mais aprofundada.

TVI Notícias

ADSE vai voltar a aumentar preços pagos aos privados

A ADSE vai aumentar os preços que paga aos prestadores privados de saúde pela segunda vez em pouco mais de um ano. Segundo o jornal Público, este aumento foi autorizado pelo Governo com o objetivo de "recuperar atos médicos que têm vindo a abandonar as convenções com a ADSE e evitar saídas", explicou Eugénio Rosa, representante dos beneficiários no conselho diretivo da ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos.

Saúde Online

Falta de antibióticos na Europa agrava-se. Regulador admite “medidas adicionais”

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou que estão a ser analisadas “medidas adicionais” para minimizar o impacto da escassez de antibióticos na Europa, agravada devido à guerra na Ucrânia, à crise energética e à inflação.

“A Comissão Europeia, a HMA [entidades reguladoras nacionais] e a EMA estão a cooperar estreitamente para analisar se poderão ser tomadas medidas adicionais para mitigar o impacto destas carências”, adiantou a agência europeia.

O Infarmed monitoriza diariamente a informação sobre as faltas, as ruturas e as cessações de comercialização de medicamentos, no sentido de identificar e evitar as situações críticas que possam afetar a sua disponibilidade. Mensalmente é definida a lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa e que inclui os fármacos em rutura no mês anterior cujo impacto tenha sido considerado médio ou elevado conforme o regulamento da disponibilidade.

De acordo com a lista atualizada em 09 de janeiro, está atualmente suspensa a exportação de cerca de 110 medicamentos, entre os quais vários com as substâncias ativas amoxicilina, ibuprofeno, paracetamol e amilase.

Canal S+

Conselho Português para a Saúde e Ambiente quer ações imediatas para reduzir emissões no setor

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) defendeu hoje a criação de uma estratégia global para reduzir a pegada ecológica no setor da Saúde, com metas como atingir zero emissões de gases com efeito de estufa em 2035.

“Os profissionais de saúde são as melhores pessoas para identificar boas práticas que aumentem a sustentabilidade ambiental na Saúde e por isso é que vamos lançar o Movimento Saúde Verde que pretende mobilizar as 48 organizações que compõem o Conselho Português para a Saúde e Ambiente no sentido de elaborarem normas e recomendações de boas práticas de sustentabilidade ambiental em cada uma das suas áreas que sejam simples, concretas, eficientes e eficazes, o que pretendemos que aconteça já em 2023”, salientou.

O presidente do CPSA realçou também que, no âmbito da estratégia global, tem que haver investimento na eficiência energética e hídrica e em energias renováveis nos edifícios já existentes. Para os novos edifícios, devem ser criadas regras que obriguem à aplicação de medidas que aumentem a sustentabilidade energética, deve ser promovida a eletrificação da frota automóvel e a transição da iluminação para lâmpadas LED. Devem também ser promovidos a telemedicina e os cuidados de proximidade para que haja uma redução nos trajetos dos profissionais e dos doentes. A estratégia deve ainda envolver a revisão da legislação sobre a reutilização e reciclagem dos dispositivos médicos e sobre a classificação dos resíduos hospitalares, bem como promover a criação de espaços verdes nas unidades de saúde e a redução de todos os desperdícios.

Reply

or to participate.