Notícias da Saúde em Portugal

Segunda-feira, 12 dezembro de 2022

DGS

DGS assinala aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Direção-Geral da Saúde associou-se à campanha da Organização das Nações Unidas nas comemorações do 75º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que se comemorará a 10 de dezembro de 2023. Durante um ano procurará divulgar a DUDH, enquanto carta de princípios universais protegidos internacionalmente, realçando-se o seu legado, relevância e ativismo.

Sendo um marco na história dos direitos humanos, a DUDH estabelece as obrigações dos governos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais de indivíduos ou de grupos. Consagra que direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, direito ao trabalho, à saúde e à educação, não discriminação, entre outros.

SIC Notícias

Direção executiva do SNS vai criar quatro Unidades Locais de Saúde

A Direção Executiva do SNS (DE-SNS) adiantou hoje à Lusa que iniciou os trabalhos para a elaboração dos planos de negócio para quatro novas ULS: Guimarães, Aveiro, Entre o Douro e Vouga, e Leiria.

Com estas quatro novas unidades, o SNS, que dispõe atualmente de oito ULS - Matosinhos (criada em 1999), Norte Alentejano (2007), Guarda (2008), Baixo Alentejo (2008), Alto Minho (2008), Castelo Branco (2010), Nordeste (2011) e Litoral Alentejano (2012) - passará a dispor de 12.

Os processos, que têm por objetivo a proximidade e integração de cuidados, bem como a autonomia das organizações, deverão estar terminados no primeiro semestre do próximo ano, adianta a DE-SNS.

Expresso

Ordem dos Médicos debate esta segunda-feira criação da especialidade de Medicina de Urgência 

A Ordem dos Médicos debate hoje a criação da nova especialidade de Medicina de Urgência, apoiada por antigos e atuais diretores de serviços de urgência, mas considerada inoportuna pelos médicos de Medicina Interna.

Em julho, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu a criação desta especialidade, mas ressalvou que não resolve os problemas que estão a ocorrer em algumas urgências de hospitais do SNS.

Numa reação por escrito à Lusa, o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, salientou que a criação da especialidade de Medicina de Urgência constitui "um eixo fundamental na estratégia delineada" para esta área.

O assunto vai estar hoje em debate na Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos.

Canal S+

Grandes hospitais são os que menos utilizam medicamentos biossimiliares – Estudo

Para conhecer como os hospitais em Portugal beneficiam destes medicamentos, uma equipa internacional de investigadores, liderada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), analisou o consumo de biossimilares dos 40 hospitais e centros hospitalares públicos, entre 2015 e 2021.

Adicionalmente, realizou um inquérito ‘online’ a gestores, diretores clínicos, diretores de serviço e farmacêuticos, para identificar determinantes, barreiras e oportunidades da utilização de biossimilares.

Em declarações hoje à agência Lusa, o investigador principal, Julian Perelman, disse que o estudo analisou o tempo de adoção dos medicamentos biológicos, que são mais complexos, “muitos caros”, e servem para tratar doenças mais graves, como o cancro, doenças autoimunes, algumas doenças raras, e dos biossimilares que são “uma espécie de genéricos”.

No estudo, foram analisados cinco medicamentos biossimilares que custam cerca de metade dos de marca. “Estamos a falar de medicamentos caros, que custam mais de 300 euros a molécula”, disse, elucidando que, se estes cinco medicamentos fossem utilizados por todas as instituições, gerariam uma poupança anual de 13,9 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde.

Reply

or to participate.