Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 16 novembro de 2022

SNS

DGS atualiza recomendações na área das infeções respiratórias (atualização) 

Estas recomendações são particularmente relevantes para a prevenção de doença em determinados grupos de risco, uma vez que a doença pode evoluir para doença grave, e em pessoas que contactam com pessoas de maior risco.

Apesar de, atualmente, a situação epidemiológica relacionada com as infeções respiratórias em Portugal revelar estabilidade ou um ligeiro crescimento, importa realçar a necessidade de manter as medidas de prevenção e controlo de infeção, para acautelar possível agravamento da situação epidemiológica.

INFARMED

Infarmed - #MedSafetyWeek 2022

O Infarmed, através das suas redes sociais, participou novamente, entre os dias 7 e 13 de novembro, na iniciativa #MedSafetyWeek, este ano na sua 7ª edição, com o objetivo de aumentar a consciencialização para a importância da notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos.

O Infarmed, através do Portal RAM, recebe, organiza e analisa notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos. Os relatórios de notificação, ajudam a identificar novas suspeitas de reações adversas a medicamentos ou problemas de segurança sérios e inesperados, e a obter mais informações sobre os efeitos já conhecidos

Jornal de Notícias

Médico que trabalha na Google integra equipa que vai gerir o SNS

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já escolheu a equipa com quem vai trabalhar. Além de Fernando Araújo, vão gerir o SNS dois administradores hospitalares, uma enfermeira e mais dois médicos, um dos quais vai deixar a Google, onde trabalha atualmente, para abraçar o novo desafio.

Canal S+

Ministro da Saúde quer mitigar falta de medicamentos nas farmácias

Manuel Pizarro, ontem, em declarações à agência Lusa assegurou que todos os medicamentos em falta nas farmácias têm substitutos e adiantou que está a trabalhar com as entidades envolvidas neste processo para criar alternativas que mitiguem o número e a frequência destas faltas.

“Há muitos fenómenos diferentes, e eu, sem desvalorizar as dificuldades causadas pela falta de medicamentos, também não quero deixar de dizer que todos os medicamentos essenciais estão ao dispor dos doentes nas farmácias portuguesas”, afirmou.

Manuel Pizarro adiantou que estão a trabalhar com a indústria farmacêutica, com a distribuição, as farmácias e com o Infarmed para criarem “alternativas que, pelo menos, mitiguem o número e a frequência destas faltas”.

Join the conversation

or to participate.