- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
ERS
Direitos e deveres dos utentes
Considerando a alteração do quadro jurídico vigente operada pela publicação do Decreto-Lei n.º 52/2022, de 4 de agosto, que aprovou o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, e do Decreto-Lei n.º 61/2022, de 23 de setembro, que aprovou a orgânica da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, foram atualizados alguns conteúdos da área Direitos e Deveres dos Utentes do website da ERS (Entidade Reguladora da Saúde). Consulte os mesmos no link abaixo.
INFARMED, I.P.
Semaglutido: Autorização de utilização de lotes rotulados em língua estrangeira
Com o intuito de evitar a ocorrência de uma rutura de stock, o Infarmed autorizou, a título excecional, a utilização do medicamento com as características expostas abaixo com rotulagem em língua estrangeira, que mantêm a comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde.
· Medicamento: Ozempic
· DCI: Semaglutido
· Dosagem: 1 mg/0.74 ml
· Forma farmacêutica: Solução injetável em caneta pré-cheia
· Titular de AIM: Novo Nordisk, A/S
· Apresentação: 1 unidade
· Origem: Noruega
· Língua de rotulagem: Norueguesa
· N.º de registo: 5755640
· PVP: 120,58€
· Comparticipação: 90%
As embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português. Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo e o preço desta apresentação será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme habitual.
Observador
Presidente da República condecora Graça Freitas com Grã-Cruz da Ordem do Mérito
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, foi agraciada esta terça-feira pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, que destacou a sua dedicação à causa pública de “muitos anos”, mas sobretudo durante os anos da pandemia.
Fazendo uma referência à saída de Graça Freitas da DGS, ao fim de vários anos no cargo, o chefe de Estado enalteceu o seu trabalho dedicado à causa publica, defendendo que “tem de ser reconhecido”.
Portugal terá lista de medicamentos críticos para evitar que faltem nas farmácias
Portugal vai ter uma lista de medicamentos críticos que serão alvo de medidas específicas para ajudar a monitorizar a sua disponibilidade e evitar que faltem nas farmácias, anunciou nesta terça-feira o ministro da Saúde.
“Essa lista de medicamentos críticos será estabelecida por peritos da área farmacêutica e médica e será validada pelos parceiros”, explicou Manuel Pizarro, sublinhando: “Em relação a cada um dos produtos dessa lista tomaremos medidas especiais para garantir que esses (…) não possam escassear nas farmácias”.
SIC Notícias
Como a Inteligência artificial ajuda a prever quais os doentes de risco após cirurgia
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recorreram à Inteligência Artificial para prever quais os doentes cardiovasculares com maior risco de desenvolverem problemas neurológicos após uma cirurgia a artéria carótida, foi esta terça-feira revelado.
Em comunicado, a FMUP esclarece que no estudo, publicado no Journal of Clinical Medicine, os investigadores aplicaram um algoritmo baseado em Inteligência Artificial para "determinar as características dos doentes que poderão ter problemas neurológicos intraoperatórios" se forem submetidos à cirurgia, designada clinicamente de endarterectomia carotídea.
Reply