Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 23 novembro de 2022

DGS

Agrupamento de Escolas de Arganil, EB1 de Arganil vence o concurso nacional - Diabetes e as Escolas 2022

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, promoveu a 3.ª edição do Concurso Nacional - Diabetes e as Escolas 2022 com o tema “A Diabetes e o Acesso aos Cuidados de Saúde", dirigido a todas as escolas do ensino público e privado.

O júri nacional, após as diferentes fases de seleção previstas em regulamento, recebeu no total 10 vídeos a concurso, tendo apurado como vencedores:

Nível 1 - ARS Centro, Agrupamento de Escolas de Arganil, EB1 de Arganil, filme “A Composição do 4ºA”.

OM

Preservação da Fertilidade em Doença Oncológica

A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) desenvolveu uma campanha que tem como objetivo informar a população para a possibilidade de preservar a fertilidade em caso de doença oncológica, ou outro diagnóstico que comprometa a saúde reprodutiva da mulher e do homem, e sensibilizar os profissionais de saúde para a necessidade de alertar estas pessoas que, a par da importância do seu tratamento contra a doença, existem opções que podem permitir a concretização de um projeto de parentalidade no futuro, se assim o pretenderem.

Veja o vídeo onde Teresa Almeida Santos, coordenadora do Centro de Preservação de Fertilidade, do CHUC, explica como é possível preservar a fertilidade.

Jornal de Notícias

Médicos podem vir a prescrever soluções digitais

Nos próximos anos, os utentes poderão sair de uma consulta médica com a prescrição de soluções digitais, à semelhança do que já acontece com os medicamentos. Em cima da mesa estão, não só, mecanismos de monitorização da doença, mas também instrumentos que permitam ao doente gerir a toma de fármacos e ferramentas que ajudem na melhoria dos sintomas, sobretudo na saúde mental. Um estudo desenvolvido pela consultora Deloitte para a Health Cluster Portugal (HCP) sugere a criação de um diretório nacional de soluções digitais.

Este estudo é apresentado hoje na XIII Conferência Anual do HCP “Um Pacto para a Saúde 5.0: da visão à ação” que decorre no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

"Apesar de Portugal ser um país competitivo no que toca ao desenvolvimento de soluções digitais [na área da Saúde], existe a necessidade de pensar como é que estas soluções vão chegar ao mercado", aponta Patrícia Patrício, gestora de conhecimento da HCP. Atualmente, existem alguns mecanismos a ser usados pelos pacientes do setor privado. No caso do setor público, está a ser desenvolvida uma solução digital para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que terá de ser prescrita pelos médicos. "É uma solução de telemonitorização dos doentes", acrescenta ao JN.

Canal S+

OE2023: Governo vai avaliar possibilidade de SNS disponibilizar próteses dentárias removíveis

Os deputados aprovaram hoje uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 avançada pelo PS sobre a avaliação da possibilidade de o Serviço Nacional de Saúde disponibilizar próteses dentárias removíveis a todos os utentes que necessitem.

Join the conversation

or to participate.