Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

SNS

IPST apela à dádiva de sangue

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apela a todos os potenciais dadores que façam a sua dádiva de sangue e lembra que janeiro e fevereiro são meses críticos, habitualmente marcados pela instabilidade das reservas de sangue.

Em comunicado, o IPST explica que o agravamento das infeções respiratórias sazonais e as condições atmosféricas adversas têm contribuído, tal como em anos anteriores, para uma menor afluência aos locais de colheita e uma maior suspensão para a dádiva de sangue.

Para fazer face a esta carência sazonal, o IPST deslocalizou algumas sessões de colheita de sangue do mês de dezembro para o mês de janeiro, iniciou a emissão de spots de apelo à dádiva nas rádios e televisões.

Prevenção da obesidade

Os sistemas de saúde precisam de aumentar a sua capacidade de resposta na prevenção e gestão da obesidade, considerando-se que este caminho é fundamental para uma resposta mais global e com mais qualidade a este desafio. Esta foi uma das ideias defendidas pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, numa intervenção num encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS), que teve lugar em Lisboa, sob o mote “Building Capacity in the Health Systems to deliver services to prevent and manage obesity”.

“Estamos cientes de que o aumento da prevalência da obesidade está a contribuir para os desafios que os sistemas de saúde estão a enfrentar na atualidade. A obesidade é um dos principais desafios de saúde pública a nível global e um dos principais determinantes de incapacidade e morte nos países da região europeia”, afirmou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, lembrando que “cerca de 60% da população adulta vive com sobrepeso ou obesidade, sendo afetadas uma em cada três crianças em idade escolar”.

Revista Saúde Oral

XXXIV Jornadas FMD-UP já têm data marcada

As Jornadas da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMD-UP) vão decorrer nos dias 17 e 18 de março de 2023, em formato presencial, no Porto. Marta Resende, professora auxiliar da FMUP, é a presidente do evento, cujo conselho científico é liderado por Ricardo Faria Almeida, professor catedrático na instituição A comissão organizadora está a cargo da estudante Leonor Frey Furtado.

Ao longo dos dois dias, estarão em discussão alguns dos temas mais atuais da saúde oral, havendo igualmente lugar a cursos setoriais.

Notícias Saúde

Um passo mais perto de comprimidos de insulina

Para os milhões de pessoas que vivem com diabetes, a insulina é um medicamento que salva vidas. No entanto, ao contrário de muitos outros, não é facilmente administrada. Ou seja, não basta engolir um comprimido: é necessário que seja injetada debaixo da pele com uma seringa ou bomba. Os investigadores têm vindo a dar passos no sentido de chegar a um comprimido e, agora, uma equipa relata na ACS Nano, a revista da American Chemical Society, que conseguiram fazer chegar insulina ao cólon de ratos através de um comprimido administrado oralmente, alimentado por “micromotores” químicos.

Yingfeng Tu, Fei Peng, Kun Liu e os colegas queriam alcançar um efeito semelhante com os seus mini-compridos carregados de insulina, que apresentavam minúsculos “micromotores” químicos capazes de levar a insulina ao cólon de forma segura e eficaz.

A equipa testou esta inovação em ratos e descobriu que podia reduzir significativamente os níveis de glucose no sangue dos animais durante mais de cinco horas. De facto, permitia a manutenção de um nível de glicose quase tão baixo como o da insulina administrada por injeção. Embora seja necessário mais trabalho, os investigadores dizem que este é um passo concreto no sentido de criar mais formulações orais de medicamentos tradicionalmente apenas por injeção.

Reply

or to participate.