- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Editorial
Olá, leitores da MedSUPPORT News!
O ano de 2023 chegou, e com ele, muitas esperanças e expectativas. Após um ano tão desafiante como o de 2022, acreditamos que este novo ano trará muitos motivos para comemorar e celebrar.
Na MedSUPPORT, temos a oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais dedicados e empenhados em proporcionar o melhor cuidado para os seus utentes. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas e contribuir para um mundo com mais e melhor saúde.
Esperamos que a MedSUPPORT News seja portadora de boas notícias em 2023. Sejam boas ou não tão boas serão as notícias que foram selecionadas para de uma forma simples e resumida dar nota do que está a acontecer no universo da saúde em Portugal.
Que este novo ano seja repleto de realizações, saúde e felicidade para todos nós. Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Ano Novo e agradecemos pelo seu apoio constante.
ERS
Sistema de Gestão de Reclamações: Relatório do 1º Semestre de 2022
Durante o primeiro semestre de 2022 foram submetidos à apreciação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) 60.391 processos REC (reclamações, elogios e sugestões), o que representa um aumento de, aproximadamente, 32,6% em relação ao período homólogo do ano anterior.
Estes resultados têm por base a informação recolhida pela ERS através do SGREC (Sistema de Gestão de Reclamações) e do SRER (Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados).
OM
Quais as prioridades para 2023 no setor da Saúde?
O Ano Novo desperta a esperança de mudança em todos os setores, a saúde não é diferente. Existem grandes expetativas de uma mudança que traga melhorias para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Existe esperança mais recente na equipa ministral e na, recentemente criada, Direção-Executiva do SNS. No entanto, importa saber se esta esperança tem fundamento, importa saber se a tutela está em sintonia com as reformas que precisam de ser concebidas, importa saber se as prioridades dos profissionais de saúde são as mesmas que as de quem governa.
INFARMED
Suspensão de medicamentos
Suspensão da AIM de medicamentos com estudos clínicos e bioanalíticos conduzidos pela Synchron Research Services (CRO) localizada em Ahmedabad, Gujarat, Índia.
São suspensas em Portugal as AIM dos seguintes medicamentos que dispõem de alternativas terapêuticas:
· Amoxicilina + Ácido Clavulânico Basi (250 mg/5 ml + 62,5 mg/5 ml; 400 mg/5 ml + 57 mg/5 ml)
· Efavirenz Mylan (600 mg)
· Etolyn (600 mg)
· Algik Gripe (500 mg/30 mg)
· Pioglitazona Mylan (15 mg; 30 mg; 45 mg)
No que se refere ao medicamento Atorvastaina Mylan, o Infarmed determina a recolha imediata de lotes que se encontram em comercialização considerando que somente esses lotes específicos são afetados pela Decisão Europeia. Clique abaixo no link para aceder à notícia completa onde poderá consultar os lotes.
Canal S+
Covid-19: Governo prepara medidas para controlo de passageiros da China – Ministro
O Governo está a preparar medidas de controlo da covid-19 para passageiros provenientes da China, a implementar caso sejam necessárias, anunciou hoje o ministro da Saúde, recusando “alarmismos” face ao recente aumento de infeções na população chinesa.
“Os Ministérios da Saúde, da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros estão a preparar a adoção, nos aeroportos, de medidas de controlo dos passageiros oriundos da China, que serão implementadas se e quando se revelarem necessárias”, adiantou à agência Lusa Manuel Pizarro.
Saúde Online
Graça Freitas vai deixar o cargo de diretora-geral da Saúde
A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, que terminou o mandato no final do ano, manifestou a vontade junto da tutela de não renovar a nomeação, confirmou à agência Lusa o Ministério da Saúde. Na resposta escrita enviada à Lusa, o ministério liderado por Manuel Pizarro agradeceu “a disponibilidade demonstrada pela diretora-geral da Saúde no término do seu mandato e todo o empenho e dedicação na liderança da Direção-Geral da Saúde (DGS) ao longo dos últimos anos, de um modo especial na resposta à pandemia, a maior crise global de saúde pública do último século”.
A designação do futuro titular do cargo de diretor-geral da Saúde seguirá a tramitação legal, em obediência às regras de recrutamento, seleção e provimento dos cargos de direção superior da Administração Pública, adianta o ministério. “A escolha será naturalmente efetuada dentro de um perfil que se enquadre no quadro das competências da DGS, onde sempre estiveram presentes as responsabilidades da Autoridade de Saúde Nacional na resposta a emergências sanitárias e de saúde pública”, lê-se na resposta.
Especialista em Saúde Pública, Graça Freitas assumiu o cargo de diretora-geral da Saúde em 1 de janeiro de 2018, substituindo o médico Francisco George, que atingiu o limite de idade. Antes de substituir Francisco George, Graça Freitas já desempenhava as funções de subdiretora-geral da Saúde, tendo coordenado o Programa Nacional de Vacinação. Foi também um dos rostos no combate à pandemia de covid-19, juntamente com a ex-ministra da Saúde Marta Temido, tendo afirmado numa entrevista à agência Lusa, a propósito dos dois anos de pandemia, que “foram dois anos longos e difíceis” vividos como muita intensidade por profissionais e pela população”.

Reply