Notícias da Saúde em Portugal

Quinta-feira, 25 de maio de 2023

Diário de Notícias

Uma embalagem de genérico é 58% inferior ao preço médio do original

O estudo "Valor estratégico da indústria de medicamentos genéricos e biossimilares em Portugal", divulgado na terça-feira, teve como objetivo mapear o impacto desta indústria na saúde, na economia e na coesão social, tendo concluído que este setor é essencial, mas não é potenciado.

Promovido pela Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN), que assinala o seu 20.º aniversário, o estudo refere que, na área da saúde, "os medicamentos genéricos e biossimilares aumentam o acesso e contribuem para a redução da despesa, libertando recursos que podem ser realocados para o financiamento da inovação terapêutica, assim como na contratação de mais profissionais, gerando ganhos em saúde que se traduzem no aumento da longevidade e da qualidade de vida".

Atualmente, a adesão aos medicamentos genéricos e biossimilares, embora de forma lenta, têm vindo a crescer, havendo tendência para uma maior presença no mercado hospitalar", refere o estudo, acrescentando que, em 2022, os genéricos obtiveram uma quota de mercado em volume de 49%, 25% de 'market value', sendo que as vendas no mercado atingiram os 811 milhões de euros.

Observador

Bastonário dos médicos salienta "grande conhecimento" que Marcelo tem da situação da saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) transmitiu esta quarta-feira ao Presidente da República as dificuldades que atravessa o Serviço Nacional de Saúde (SNS), salientando o “grande conhecimento” de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o setor.

“Foi uma conversa muito interessante em que o senhor Presidente da República também esteve muito participativo e em que focamos, de uma forma transversal, os problemas da saúde”, adiantou à Lusa Carlos Cortes, após ter sido recebido em Belém pelo chefe de Estado.

“Falamos das dificuldades que existem hoje e que são conhecidas no SNS, na forma como as mudanças estão a ser implementadas dentro do SNS e aquele que deveria ser o papel da OM como conselheiro e de ajudar nas soluções”, adiantou Carlos Cortes.

Gaia usa técnica não cirúrgica para tratamento de nódulos da tiroide em patologia maligna

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), que realiza desde 2021 termoablações da tiroide, uma técnica não cirúrgica de tratamento de nódulos, já iniciou procedimentos em patologia maligna, foi esta quarta-feira descrito à Lusa.

“Já tratamos dois carcinomas da tiroide e duas lesões de significado indeterminado [lesões que a biópsia não consegue dizer com certeza se é uma lesão maligna ou não] e nesses casos o tratamento habitual é a cirurgia, mas há doentes que recusam ou que não têm condições cirúrgicas, daí o benefício desta técnica”, descreveu Teresa Dionísio, médica radiologista de intervenção do CHVNG/E.

Em declarações à agência Lusa, nas vésperas do Dia Mundial da Tiroide que se assinala esta quinta-feira, a médica descreveu o percurso deste centro hospitalar que foi “pioneiro” ao implementar uma técnica que é ainda pouco usada em Portugal e que foi importada do Oriente.

Segundo Teresa Dionísio esta técnica revela-se “importante no tratamento de situações particulares em que o doente não tem indicação para cirurgia”.

SIC Notícias

Dia Mundial da Tiroide: "Se um familiar direto foi diagnosticado, procure um médico"

Tem um formato que se assemelha a uma borboleta e uma função que se multiplica. A tiroide, cujo dia mundial se assinala esta quinta-feira, é uma glândula localizada no pescoço a partir de onde produz hormonas que vão atuar nos mais diversos órgãos e aparelhos do organismo. As doenças que a afetam - e que se dividem essencialmente entre função e forma - têm uma forte carga hereditária e, por isso, um diagnóstico na família é motivo para ficar alerta.

“Dizemos sempre que se tem um familiar direto a quem foi diagnosticada uma doença da tiroide, deve procurar um médico e fazer uma avaliação”, explica à SIC Notícias João Jácome de Castro, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

Certo é, adianta o médico endocrinologista, que com um diagnóstico e o devido tratamento, este tipo de problema pode ser gerido “com tranquilidade” pelos doentes.

CNN Portugal

Tetraplégico consegue voltar a andar graças a dispositivo que liga cérebro à medula

Um holandês tetraplégico de 40 anos voltou a andar graças a um dispositivo que fornece uma ligação do cérebro à medula espinal, permitindo que o pensamento controle o movimento, segundo um artigo publicado pela revista científica Nature.

Um acidente de bicicleta há 12 anos deixou Gert-Jan Oskam paralisado totalmente das pernas e parcialmente dos braços, depois de a sua medula espinal ter ficado danificada na zona do pescoço.

O novo dispositivofaz uso do implante na medula que Oskam já tinha e combina-o com dois implantes em forma de disco que foram inseridos no seu crânio para que duas redes de 64 elétrodos fiquem contra a membrana que cobre o cérebro.

Segundo a Nature, quando Oskam pensa em andar, os implantes no crânio detetam atividade elétrica no córtex, a camada externa do cérebro. O sinal é transmitido sem fios e descodificado por um computador que Oskam usa numa mochila e que transmite as informações para o implante que estimula a medula com impulsos elétricos.

Notícias Saúde

Como podem as lágrimas aliviar o fardo da diabetes? O GlucoTear explica tudo

Gerir a diabetes significa monitorizar constantemente os níveis de glucose no sangue. Para milhões de pessoas em todo o mundo, isto implica picar o dedo com uma agulha várias vezes ao dia. O projeto GlucoTear, financiado pela União Europeia quer mudar esta situação. E tudo passa pelas lágrimas.

A forma de alívio para o desconforto das picadas constantes nos dedos pode ser mitigada graças a uma técnica que mede os níveis de açúcar no sangue utilizando as lágrimas. O projecto GlucoTear foi agora apresentado na nova série de vídeos explicativos CORDIS intitulada Make the Connection with EU Science.

Ao oferecer uma forma mais cómoda e indolor de monitorizar os níveis de açúcar no sangue, o GlucoTear poderá melhorar significativamente a gestão da diabetes. Poderá também permitir uma melhor deteção da doença.

Reply

or to participate.