Notícias da Saúde em Portugal

Sexta-feira, 2 de junho de 2023

"Exploradores da Saúde": DGS lança jogo de cartas sobre saúde para crianças

DGS

"Exploradores da Saúde" é o novo jogo lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Dia Mundial da Criança (1 de junho), criado no âmbito de uma parceria entre a Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar com os Programas Nacionais e as restantes Direções e Divisões da DGS, com o objetivo de promover de forma lúdica e divertida a literacia em saúde de crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Este jogo de cartas aborda vários temas na área da saúde, nomeadamente, vacinação, saúde oral, prevenção e controlo de infeções, acidentes, saúde mental, alimentação saudável e atividade física.

Constituído por 18 cartas e uma roleta, tem dois modos de jogo: desafios (quiz, verdadeiro ou falso, mímica e desenho) e memória (pares de imagens alusivas aos temas de saúde).

Clica na imagem acima e vê o vídeo da DGS sobre o jogo

IPO Lisboa realiza primeiro tratamento com células CAR-T em crianças

ARS Lisboa e Vale do Tejo

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa) utilizou pela primeira vez em Portugal uma terapia inovadora no tratamento do cancro do sangue em crianças.

Assente na modificação genética de células, este tratamento pressupõe uma taxa de sucesso de 90% nas primeiras fases da doença e é pioneiro no nosso país, na área da leucemia pediátrica. Está indicado em casos de leucemia linfoblástica aguda B, mais concretamente em segundas recaídas, recaídas após transplante de medula ou em doença refratária.

O primeiro procedimento em crianças com recurso a células CAR-T foi realizado no IPO Lisboa em dezembro último a uma doente que se encontrava já na terceira recaída de uma leucemia linfoblástica aguda tipo B. Os tratamentos anteriores não conseguiram eliminar completamente as células tumorais, persistindo uma quantidade de doença residual que não permitia realizar um transplante de medula com garantias de sucesso.

Atualmente, a menina encontra-se estável e sem sinais de doença.

Testemunho da semana

"É um prazer trabalhar com a MedSUPPORT dado o seu elevado profissionalismo, empenho e disponibilidade para nos ajudar nos momentos mais difíceis. Obrigada pelo apoio!!"

Dra. Cláudia Fernandes | Yourclinic - Odivelas | 2023.03.28

Hospital de campanha pan-europeu

SNS

Portugal vai ter acesso, através do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, a cerca de 6,7 milhões de euros para financiamentos específicos de duas das capacidades que serão atribuídas. Além do EMT, existirá uma célula especializada no transporte e outra célula especializada na produção de oxigénio.

A UE atribuiu diretamente 106 milhões de euros para execução do consórcio, que abrange a Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Portugal, Roménia e Turquia, visando o melhoramento do mecanismo europeu de proteção civil em caso de emergências médicas, na sequência de grandes catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

Os países envolvidos no projeto consideram que “o conflito no continente europeu, a par das condições climatéricas extremas e das ameaças emergentes como a COVID-19, reforçaram significativamente a necessidade de apoio mútuo dos Estados-Membros, nomeadamente quando vários países enfrentam em simultâneo o mesmo tipo de crise”.

Neste contexto, Margarida Tavares salientou que “o esforço coletivo do rescEU garante que nenhum país enfrenta uma situação de emergência sozinho” e que “reforça os valores fundamentais da União Europeia”.

“Nascer + Cidadã e + Cidadão” lançado no Dia da Criança

SPMS

“No Dia Mundial da Criança apresentamos o “Nascer + Cidadã e + Cidadão”, um projeto com maior inovação tecnológica, que permite reduzir o número de interações necessárias ao registo de nascimento”, referiu Sandra Cavaca, presidente da SPMS, na sessão que decorreu ontem, dia 1 de junho, no Centro Hospitalar de Setúbal. “No Dia Mundial da Criança apresentamos o “Nascer + Cidadã e + Cidadão”, um projeto com maior inovação tecnológica, que permite reduzir o número de interações necessárias ao registo de nascimento”, referiu Sandra Cavaca, presidente da SPMS, na sessão que decorreu hoje, dia 1 de junho, no Centro Hospitalar de Setúbal.

A maternidade de Setúbal é a primeira que disponibiliza este novo serviço, prevendo-se o alargamento gradual às outras instituições de saúde públicas e às unidades de saúde privadas do país, onde os balcões Nascer Cidadão, após a pandemia, não foram reativados.

“A partir de hoje, a declaração de nascimento do recém-nascido fica mais simples, e os bebés até ao primeiro ano de vida têm acesso gratuito ao Cartão de Cidadão, sem quaisquer custos, através de uma única interação com a Administração Pública e sem que os pais necessitem de se deslocar a um balcão”, explicou a dirigente da SPMS, destacando a simplificação e comodidade “para os pais e para a família num momento tão especial na vida de todos: o nascimento de uma criança”.

Ministro da Saúde assegura que DGS está em plenas funções, após demissão de Rui Portugal

Observador

O ministro da Saúde assegurou esta quinta-feira, um dia depois de o subdiretor-geral da Saúde ter apresentado a demissão, que a DGS está em “plenas funções” e que o concurso para o novo diretor-geral da Saúde deverá abrir nos “próximos dias”.

O subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, demitiu-se na quarta-feira do cargo para o qual tinha sido nomeado em agosto de 2020, não sendo conhecidas as razões da sua decisão.

Reply

or to participate.