- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quinta-feira, 3 de agosto de 2023
Participação do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas na Joint Action CraNE
DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), é Autoridade Competente da Joint Action CraNE, projeto europeu que tem como objetivo a criação de uma rede europeia de Centros Integrados de Cancro, de forma a garantir a implementação de medidas que assegurem a qualidade ao nível da deteção precoce, triagem, diagnóstico, tratamento, apoio aos sobreviventes de cancro, investigação e treino dos profissionais da área da oncologia.
A DGS participa em diversos Work Packages, destacando-se o contributo no WP6 (Organização de Centros Integrados de Cancro e de elevada qualidade nas Redes de Cuidados Integrados do Cancro / Comprehensive Cancer Care Networks).
A JA CraNE reúne 25 Entidades Competentes e 19 Entidades Afiliadas de 25 diferentes países, perfazendo, no total, 44 parceiros. O projeto da JA CraNE terá a duração de dois anos, e recebeu financiamento da União Europeia através da Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HaDEA), no âmbito do programa UE pela Saúde (EU4Health) 2021-2027.
INFARMED, I.P. - Relatório de atividades do Sistema Nacional de Farmacovigilância de 2022
INAFRMED, I.P.
O INFARMED, I.P. divulga o relatório de atividades do Sistema Nacional de Farmacovigilância correspondente ao ano de 2022.
Até ao final de 2022, o Portal RAM registou cerca de 144.344 notificações de suspeitas Reação adversa a medicamentos (RAM). Em 2022, a maior parte das suspeitas de RAM submetidas ao Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) foram notificadas por profissionais de saúde, correspondendo a 70% das notificações, das quais 32% de médicos, 25% de farmacêuticos e 10% de enfermeiros. Os utentes contribuíram com 30% das notificações recebidas, passando a ser o segundo tipo de notificador que mais contribuiu para o SNF. Verificou-se que a notificação de reações adversas teve uma diminuição face a 2021, o que sugere a necessidade de aumentar a consciencialização de todos para a importância da notificação de suspeitas de RAM.
Na imagem abaixo é possível verificar a evolução das notificações de suspeitas RAM submetidas entre 2017 e 2022.
Calor ativa avisos em nove distritos a partir de sexta-feira e agrava no fim de semana
TVI 24
Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de sexta-feira sob aviso amarelo por causa do calor e alguns evoluem para laranja no fim de semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo estará ativo a partir das 12:00 de sexta-feira em Faro, Beja, Setúbal e Lisboa, evoluindo para laranja em Setúbal e Lisboa a partir de sábado, prolongando-se pelo menos até às 00:00 de domingo.
No distrito de Lisboa, além do tempo quente, o vento já tinha feito o IPMA ativar a partir das 12:00 desta quinta-feira o aviso amarelo, mantendo-se pelo menos até ao final do dia (21:00).
A persistência de valores elevados da temperatura levou o IPMA a por, também, em aviso amarelo os distritos de Évora, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco a partir das 12:00 de sábado, prolongando-se até às 00:00 de domingo.
Consulte a MedSUPPORT.News de 27 de julho para relembrar algumas recomendações deixadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) para uma boa hidratação e para uma alimentação segura nestes dias de maior calor.
Toxinfeção alimentar em Leiria: sobe para 51 casos
SIC Notícias
Segundo o comunicado enviado ao início da noite desta quarta-feira, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) refere que foram identificados mais 12 casos, desde a última atualização, subindo o número para 51 pessoas, que tiveram sintomas compatíveis com toxinfeção alimentar que afetou algumas famílias nos últimos dias.
"O denominador alimentar comum a todos os doentes continua a ser a broa, sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos, estando em curso a análise laboratorial de amostras clínicas e alimentares", refere a mesma nota.
A ARSC acrescenta que "prossegue a realização de vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados".
Reply