Notícias da Saúde em Portugal 219

Quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Aviso – Campanha Fraudulenta SNS 24

SPMS

Alertamos para a comunicação fraudulenta de SMS em nome do SNS 24, referindo a necessidade de implementação de uma nova funcionalidade de segurança.

Estas SMS representam um esquema de phishing, através do qual um ator desconhecido pretende induzir os destinatários a abrir links que remetem para páginas fraudulentas na internet, totalmente alheias ao SNS 24, as quais visam obter dados privados.

Informamos que já estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes, no entanto, recomendamos que seja prudente!

Se se deparar com mensagens semelhantes a esta, não aceda ao link e apague a SMS.

Em caso de dúvida ou suspeita de tentativa de fraude, contacte-nos e não hesite em reportar eventuais burlas ou fraudes também às autoridades policiais.

Inscrições online no congresso terminam esta sexta-feira

OMD

Aproxima-se o 32º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorre a 9, 10 e 11 de novembro em Matosinhos (Exponor).

O valor de inscrição para jovens médicos dentistas é 110€ e para médicos dentistas 140€.

Após 20 de outubro, as inscrições no congresso no site serão desativadas. Continuará a ser possível efetuar inscrições presenciais, com preços mais elevados, ao balcão da Exponor durante os dias do congresso.

Os médicos dentistas seniores e médicos dentistas recém inscritos (15/10/2022 a 15/10/2023) têm direito a inscrição gratuita no congresso.

O curso para assistentes dentários também beneficia de melhores condições de inscrição até 20 de outubro.

Embalagens falsificadas de medicamento Ozempic identificadas na União Europeia

INFARMED, I.P.

O INFARMED, I.P. foi informado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), assim como por algumas Autoridades Congéneres, da deteção e suspeita de unidades falsificadas do medicamento Ozempic, semaglutido, solução injetável em caneta pré-cheia, (várias dosagens) em alguns países do mercado europeu.

No entanto, até à presente data, não foram detetadas unidades falsificadas do referido medicamento na cadeia de distribuição nacional.

Face ao exposto, o INFARMED, I.P. está em contacto com os vários intervenientes do circuito de medicamentos, para que possam estar ainda mais alerta para esta situação concreta, no âmbito das suas atividades habituais.

Também a EMA, a nível europeu, está a investigar esta situação, em conjunto com as autoridades reguladoras de medicamentos da União Europeia (UE) e com o auxílio de entidades policiais. O objetivo passa por alertar todos os intervenientes do circuito de medicamentos da UE, para a possibilidade da comercialização de apresentações falsificadas do referido medicamento.

O INFARMED, I.P. reitera que a aquisição de medicamento deverá ser efetuada apenas em farmácias ou, no caso de alguns medicamentos não sujeitos a receita médica, nos locais autorizados. No que se refere a estes medicamentos, recordamos que os mesmos não podem ser comercializados online.

Os profissionais de saúde são um auxílio precioso na luta contra os medicamentos falsificados e devem lembrar os cidadãos que só devem obter os seus medicamentos em farmácias.

Relembra-se que os medicamentos falsificados representam um risco para a saúde pública.

Pode ainda consultar a notícia divulgada na MedSUPPORT.News de 11 de outubro sobre o medicamento Ozempic e o seu uso para perda de peso.

Poluição atmosférica ausente de dois terços dos planos climáticos de 170 países

Público

Poluição atmosférica ausente de dois terços dos planos climáticos de 170 países

Um novo relatório nomeou a Nigéria, a Costa do Marfim, o Mali, o Togo e o Gana como alguns dos principais países que incluíram as preocupações com a qualidade do ar nos seus planos de ação climática apresentados às Nações Unidas, conhecidos como Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês). Resumidamente, trata-se da contribuição a que cada país se propõe para baixar as emissões de gases com efeito de estufa e manter o aumento da temperatura abaixo dos 2 graus Celsius (em relação aos níveis pré-industriais), como estipulado no Acordo de Paris.

Poluição atmosférica ausente de dois terços dos planos climáticos de 170 países

No entanto, em termos globais, apenas 51 dos 170 NDC – ou seja, menos de um terço dos analisados – se referiram aos impactos da poluição atmosférica na saúde, segundo o relatório.

Poluição atmosférica ausente de dois terços dos planos climáticos de 170 países

Isto significa que 6 mil milhões de pessoas vivem em países onde as sinergias entre ar saudável e clima ainda não foram reconhecidas nos NDC, acrescentou. Vários países com bom desempenho no quadro de resultados também registam uma elevada mortalidade devido à poluição atmosférica.

Poluição atmosférica ausente de dois terços dos planos climáticos de 170 países

A poluição atmosférica – causada sobretudo pela queima de combustíveis fósseis –​ provoca mais de 6,5 milhões de mortes por ano a nível mundial, um número que está a aumentar, de acordo com um estudo publicado no ano passado na revista Lancet Planetary Health.

Semana Internacional de Prevenção da Infeções

Newsletter da ANCI | ANCI

De 15 a 21 de outubro de 2023 comemora-se a “Semana Internacional da Prevenção da Infeção” com o intuito de assinalar a atividade profissional de todos os que trabalham nesta área. Este ano o tema é Celebrate the Fundamentals of Infection Prevention (“Celebre os Pilares Basilares da Prevenção da Infeção”). Informe-se em: https://infectionpreventionandyou.org/iipw/

Transferência 1.ª Categoria de Risco

ANEPC

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através da Direção de Serviços de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) realizou, ontem, 12 de outubro, uma ação de esclarecimento para todos os municípios da sub-região da Beira Baixa, sobre transferência dos serviços de SCIE da 1.ª categoria de risco.

Estas ações, que têm ocorrido em todo o país, visam esclarecer os serviços municipais sobre as obrigações decorrentes da transferência da 1.ª categoria de risco, determinada pela Lei n.º50/2018, de 16 de agosto.

Reply

or to participate.