Notícias da Saúde em Portugal 220

Sexta-feira, 20 de outubro de 2023

CHUC aposta em equipamento diferenciador

SNS

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a utilizar, desde o dia 9 de outubro, o primeiro equipamento instalado num Serviço de Cardiologia em Portugal, destinado à limpeza e desinfeção das sondas transesofágicas.

Trata-se de uma “nova metodologia automatizada e mecanizada, necessária para realização de um ecocardiograma transesofágico”, afirma o CHUC, em comunicado.

É um equipamento “novo e diferenciador” para a lavagem das sondas transeofágicas, com proteção eletrónica das sondas e impressão de certificado de limpeza e respetivo prazo de validade.

De acordo com o CHUC, esta mecanização possibilita uma “melhoria substancial da qualidade e segurança para o doente que realiza um ecocardiograma transesofágico”.

Abertas as inscrições para o webinar “Pegada de carbono do setor da saúde português e caminhos para a mitigação”

ACSS, I.P.

A “Pegada de carbono do setor da saúde português e caminhos para a mitigação” é o tema que vai estar em destaque no próximo dia 7 de novembro, no webinar promovido pela Administração Central do Sistema de Saúde, tal como divulgado na MedSUPPORT.News de 13 de outubro.

Esta iniciativa visa divulgar os resultados do estudo da pegada de carbono do setor da saúde em Portugal, realizado no âmbito da participação da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) no projeto internacional “Operation Zero“, abordar as perspetivas futuras de descarbonização do setor público da saúde, bem como difundir as boas práticas e os esforços de descarbonização que têm vindo a ser empreendidos neste campo.

 

Para além da Unidade de Instalações e Equipamentos e da equipa ECO@SAÚDE, ambas da ACSS, I.P., o evento conta ainda com a participação da Health Care Without Harm – Europa, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho e da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Consulte o programa e faça já a sua inscrição. (inscrições disponíveis até ao dia 5 de novembro)

MEDSUPPORT | Testemunho da semana

"Sem dúvida que foi a melhor aposta que a minha empresa teve pois são super profissionais e conseguimos estar sempre dentro das exigências que nos são incutidas como profissionais de saúde. O meu muito obrigado."

Dr. Daniel Azevedo | Clínica Dr. Daniel Azevedo - Medicina Dentária – Vila Real

Ordem dos Fisioterapeutas assinala Dia Nacional da Paralisia Cerebral

OF

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que as pessoas com paralisia cerebral (PC) representam cerca de 15% da população mundial e 2 em cada 1000 crianças nascem com PC. Em Portugal, cerca de 20 mil pessoas vivem com paralisia cerebral, estimando-se entre 150 e 200 novos casos por ano.

A paralisia cerebral engloba um conjunto de desordens clínicas heterogéneas que diferem na etiologia, sintomatologia e gravidade. É a perturbação do desenvolvimento mais frequente na infância, que condiciona a trajetória de vida da criança e família, com impacto no desempenho das atividades funcionais do dia-a-dia e na participação social (casa, escola, comunidade).

O Fisioterapeuta desempenha um papel importante no processo de (re)habilitação de crianças com PC. A sociedade deverá ser capaz de ajudar a criar oportunidades para permitir que a limitação física e/ou cognitiva não seja um entrave para sonhar o futuro, nem para diminuir a participação nas diferentes atividades e contextos.

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral assinala-se a 20 de outubro, desde 2014, data em que foi aprovada na Assembleia da República, por unanimidade, a resolução n.º 27/2014, de 7 de março.

Revogação da decisão de suspensão da atividade do distribuidor por grosso Alliance Healthcare Espana, S.A.

INFARMED, I.P.

Informa-se que é revogada a decisão de suspensão da atividade do distribuidor por grosso Alliance Healthcare Espana S.A.1 divulgada através da Circular Informativa n.º 097/CD/550.20.001 de 22/09/2023, devido a falta de registos associados à expedição de um determinado medicamento.

A Autorização de distribuição por grosso do referido distribuidor está válida podendo ser consultada na base de dados de acesso público EudraGMDP.

A primeira fábrica de vacinas do país é inaugurada em Paredes de Coura

Público

Os contactos exploratórios iniciaram-se em 2018, a pandemia de covid-19 acelerou a construção e agora, com a obtenção da licença industrial por parte do INFARMED, I.P., está finalmente apta a produzir. A primeira fábrica de produção de vacinas em grande escala do país está instalada em Paredes de Coura e servirá para ampliar a capacidade de produção e embalagem de vacinas víricas e bacterianas da Zendal, biofarmacêutica espanhola que está apostada no desenvolvimento de uma nova vacina contra a tuberculose. A unidade industrial na vila do Alto Minho, que será inaugurada esta sexta-feira à tarde com a presença do primeiro-ministro, António Costa, terá a capacidade de produzir até 80 milhões de doses por ano.

Reply

or to participate.