- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 234
Notícias da Saúde em Portugal 234
Sexta-feira, 10 de novembro de 2023
Prémio em Saúde Pública Francisco George
SNS
A investigação sobre as causas para a hesitação vacinal contra a Covid-19 em Portugal e a sua associação a fatores de risco sociodemográfico é o vencedor da terceira edição do Prémio em Saúde Pública Francisco George.
Lançado pelo Ministério da Saúde em 2018, o Prémio de Saúde Pública Francisco George tem como objetivo de dinamizar a apresentação de estudos e trabalhos de investigação inéditos na área da saúde pública.
O júri deliberou, ainda, atribuir relativamente a esta edição uma menção honrosa ao estudo “iTEAMS | A fibra da emergência”, projeto implementado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica que facilita o alerta precoce. O trabalho é da autoria de Luís Manuel Ladeira, João José Lourenço, José António Sousa e Filipa Maria Barros.
Apresentação do consórcio Blockchain.PT acolhe visão da SMPS
SPMS
O vogal executivo do Conselho de Administração da SPMS, Luís Miguel Ferreira, defendeu a introdução de tecnologias emergentes, como o Blockchain, na agenda da transição digital, num encontro que decorreu esta quinta-feira, 9 de novembro, em Leiria.
No painel de discussão dedicado à saúde, Luís Miguel Ferreira enfatizou a oportunidade gerada pelo PRR e o que está a acontecer no contexto do Espaço Europeu de Dados de Saúde. Para o vogal, “faz sentido introduzir na agenda da transição digital a questão de tecnologias emergentes, como é o Blockchain, tanto mais que a questão dos dados e da sua governação assume um papel central em todos os setores, particularmente na saúde”.
Com o consórcio Blockchain.PT, hoje apresentado publicamente, pretende-se criar uma fileira nacional, com a visão da importância da tecnologia enquanto motor de inovação e o objetivo de aproveitar as oportunidades de negócio globais geradas por essa tecnologia. Visa colocar Portugal entre os líderes europeus nesta tecnologia, ajudando o país a ser mais digital.
O consórcio junta 56 organizações (24 empresas, 15 ENESII – entidades não empresariais no sistema de I&I, duas associações, cinco entidades públicas e dez parceiros associados), sob a liderança da VOID Software, organizadas em 6 WP verticais (Agricultura e Agroalimentar; Saúde; Territórios Sustentáveis e Inteligentes; Desporto Lazer e Cultura; Nova Economia do Conhecimento; Gestão de Ativos Digitais) e 4 WP horizontais (Gestão; Capacitação; Inovação e Disseminação; Interoperabilidade).
A apresentação pública do consórcio Blockchain.PT foi promovida pela plataforma TICE.PT – Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica e pela empresa VOID Software, com o objetivo de assinalar o lançamento da agenda Blockchain.PT, identificando projetos, tecnologias inovadoras e oportunidades e fomentando o networking.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
"Estou super satisfeita com o acompanhamento e aconselhamento que fazem, sentindo-me muito mais segura e a par de toda a legislação nova."
Suspensão imediata da comercialização e recolha da Compressa em TNT estéril DivisionCare
INFARMED, I.P.
Foi identificada a disponibilização no mercado nacional do dispositivo Compressa em TNT estéril, da marca DivisionCare, fabricante Shaoxing Gangfeng Hospital Products Co. Ltd., sem evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu. Destacam-se como principais não conformidades as apresentadas no rótulo do produto:
A marcação CE aposta não apresenta o código do Organismo Notificado responsável pela avaliação de conformidade;
Identificação incorreta e incompleta da informação respeitante ao fabricante.
Neste sentido, o INFARMED, I.P. ordenou a imediata suspensão da comercialização e recolha do mercado do dispositivo Compressa em TNT estéril, da marca DivisionCare, fabricante Shaoxing Gangfeng Hospital Products Co. Ltd., cuja rotulagem apresente as não conformidades supra-identificadas. |
As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o distribuidor no mercado nacional, a entidade Divisioncare Unipessoal, Lda..
Pela primeira vez foi transplantado um olho inteiro num paciente
SIC Notícias
O transplante, que foi realizado em maio, envolveu uma equipa de mais de 140 cirurgiões, enfermeiros e outros profissionais de saúde, e durou aproximadamente 21 horas.
Aaron James foi submetido a um transplante de olhoJOSEPH. B. FREDERICK
Um hospital nova-iorquino conseguiu pela primeira vez transplantar um olho inteiro, incluindo metade do rosto, de um paciente de 46 anos que sofreu um grave acidente de trabalho no qual perdeu o nariz, boca e braço esquerdo.
Reply