Notícias da Saúde em Portugal 434

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Mau controlo da rinite e da asma prejudica produtividade no trabalho

Sapo

Em comunicado, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) descreve que um grupo de investigadores avaliou dados de milhares de doentes em todo o mundo, concluindo que “um mau controlo da rinite alérgica e da asma prejudica a produtividade no trabalho, implica mais custos económicos e diminui significativamente a qualidade de vida”.

Um dos trabalhos, que calculou os custos anuais em 40 países de todo o mundo com dados de utilizadores de uma aplicação móvel gratuita (MASK-air), indica que o impacto da rinite e da asma se deve principalmente à redução da produtividade no trabalho (presentismo), frequentemente subestimada, e não a um aumento das faltas (absentismo).

Segundo a FMUP, que cita no comunicado as conclusões da equipa de investigação, “as pessoas com rinite alérgica podem ser 40% menos produtivas em semanas com doença mal controlada, o que se traduz em perdas económicas na ordem dos 90 euros por pessoa e por semana, em Portugal”.

Os investigadores concluíram que os doentes mal controlados registam um decréscimo na qualidade de vida, num questionário (EuroQol-5D-5L) que avalia cinco dimensões: a mobilidade, a capacidade de autocuidados, as capacidades para as atividades da vida diária, a dor/desconforto e a depressão/ansiedade.

Liraglutido | Autorização de utilização de lotes rotulados em língua estrangeira

INFARMED, I.P.

Com vista a garantir a disponibilidade do medicamento Saxenda, 6 mg/ml, solução injetável em caneta pré-cheia, o Infarmed autorizou, a título excecional, a utilização do seguinte medicamento com rotulagem em língua espanhola:

Medicamento

Saxenda 6 mg/ml solución inyectable en pluma precargada

DCI

Liraglutido

Dosagem

6 mg/ml

Forma farmacêutica

Solução injetável em caneta pré-cheia

Apresentação

3 unidades – 3 ml

Titular de AIM

Novo Nordisk, A/S

Origem

Espanha

Língua de rotulagem

Espanhola

N.º de registo

5771050

PVP

152,86 €


Estas embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português.

Portugueses em destaque no congresso da FDI

OMD

Entre 12 e 15 de setembro, em Istambul, na Turquia, a Federação Dentária Internacional (FDI) realizou a Assembleia Geral, durante a qual decorre o congresso.

Este ano, o programa científico do congresso anual mundial, que se dividiu entre conferências, fóruns, cursos práticos e encontros com especialistas, integrou quatro oradores portugueses, os médicos dentistas Miguel Stanley, Raquel Zita, Paulo Monteiro e Margarida Henrique.

Aluna portuguesa vence prémio

A estudante de medicina dentária na FMDUP, Maeva Fonseca recebeu um dos Prémios do Dia Mundial da Saúde Oral 2024 da FDI, na categoria de “Melhor campanha por uma associação de estudantes”.

O projeto vencedor da edição 2024 consistiu no desenvolvimento de campanhas de sensibilização sobre mitos e verdades sobre saúde oral, divulgados nas redes sociais, rastreios orais gratuitos na comunidade académica da Universidade do Porto e ações em escolas e lares. Estas iniciativas foram implementados em colaboração com a comunidade académica.

“Se dormirmos menos, morremos mais”, 52% dos portugueses têm sono insuficiente

SIC Notícias

Mais de 50% de portugueses, segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, têm um sono insatisfatório ou de má qualidade. Nuno Fontoura tem apneia do sono, uma das perturbações mais comuns e que, como todas as outras, afetam a qualidade de vida.

Há dois anos, Portugal registou o maior consumo de medicamentos para insónias, que, para a maioria dos casos, deveria ser o último recurso.

Medicação para dormir é um "atalho" que "muitas vezes não é o correto"

Mudar hábitos e valorizar o sono são, para os especialistas, os primeiros passos e, em alguns casos, os suficientes para alcançar resultados.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.ne

Reply

or to participate.