Notícias da Saúde em Portugal 443

As notícias diárias à distância de um clique - sempre às 12:00h

Innovation Box: submeta candidaturas até 15 de outubro

OMD

A Innovation Box, que foi uma das grandes novidades do 32º Congresso da OMD, volta a desafiar todos aqueles que queiram “sair da caixa”. Se tens uma ideia, um projeto, um trabalho disruptivo ou até uma investigação, podes apresentar a tua candidatura até 15 de outubro.

MedSUPPORT | Testemunho da semana

"Serviço de qualidade."

Dra. Catarina Pinto  | Avalanche de Sorrisos, Lda. - Monção

Dia Mundial do Sorriso - Ricardo Sousa Dias esclarece mitos da Saúde Oral

TVI

A propósito do Dia Mundial do Sorriso, que se comemora no dia 4 de outubro, o médico dentista Ricardo Sousa Dias do Atelier Médico Dentário participou no programa “Diário da Manhã“ da TVI. Esta data pretende incentivar uma reflexão sobre a importância do Sorriso na vida de todos nós.

O objetivo foi esclarecer as pessoas sobre a veracidade de alguns mitos, assim como incentivar a prevenção como um dos principais pilares para uma boa saúde oral.

Veja abaixo esta participação no “Diário da Manhã“ e se quiser saber mais sobre o Atelier Médico Dentário ou marcar uma consulta com o Dr. Ricardo Sousa Dias pode fazê-lo aqui.

Dois em cada 10 portugueses com mais de 50 anos nunca realizaram rastreios do cancro

Notícias Saúde

Cerca de 23% dos portugueses, com mais de 50 anos nunca se submeteram a nenhum tipo de rastreios de cancro, sobretudo devido à ausência de recomendação médica (46%). Esta é uma das principais conclusões do estudo “Perceções dos portugueses sobre o cancro e deteção precoce”, realizado pela GFK/Metris, apresentado na conferência “Cancro: o presente e o futuro da deteção precoce”, promovida pela Roche.

O objetivo do estudo, que abrangeu mais de mil inquéritos a pessoas com mais de 50 anos, residentes em Portugal Continental, passou por conhecer a perceção dos portugueses sobre o tema dos rastreios de cancro e, mais especificamente, do cancro do cólon e reto e do cancro do pulmão.

Conhecimento elevado sobre rastreios

Os portugueses revelam ter um elevado conhecimento no que toca aos rastreios de cancro, com grande parte dos inquiridos (97%) a afirmar ter conhecimento destas iniciativas. Desta forma, os participantes conseguem identificar os rastreios disponíveis no SNS: cancro da mama (72%); cancro do cólon e reto (37%); e cancro do colo do útero (30%). No que diz respeito à facilidade de acesso aos programas de rastreio disponíveis no Sistema Nacional de Saúde (SNS), as opiniões são divididas, apresentando uma média de 6,6, numa escala de 0 a 10.

Questionados sobre quais os motivos que levam à baixa adesão ao rastreio, os inquiridos identificam a falta de conhecimento sobre a sua importância (21%), o medo de realizar o exame (17%) e o tempo de espera para a realização do exame no SNS (17%).

O dente de Isaac Newton

Guiness World Records

Em 1816, um dente que teria pertencido a Isaac Newton foi vendido por £730 em Londres a um aristocrata que o colocou num anel. O Guinness World Records 2002 classificou-o como o dente mais valioso do mundo, que valeria aproximadamente £ 25.000 (€ 29 850) no final de 2001. Quem o comprou e quem o possui atualmente não foi divulgado.

Mpox — Organização Mundial da Saúde dá luz verde a teste para diagnosticar a doença

Observador

O teste PCR agora aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pode detetar o ADN do vírus, tanto do clado (variante) 1, como do clade 2, a partir de esfregaços de lesões cutâneas humana.

A OMS deu luz verde ao primeiro diagnóstico ‘in vitro’ do monkeypox (Mpox), que poderá ajudar a combater a atual epidemia, segundo um comunicado daquela entidade divulgado esta sexta-feira.

“O diagnóstico precoce da Mpox permite um tratamento e cuidados rápidos, bem como o controlo do vírus.”

OMS

O teste aprovado pela OMS — o Alinity mMPXV fabricado pelos laboratórios Abbott Molecular — é um teste PCR em tempo real que pode detetar o ADN do vírus, tanto do clado (variante) 1 como do clade 2, a partir de esfregaços de lesões cutâneas humana.

O Mpox, anteriormente conhecido como varíola dos macacos, é uma doença viral que se propaga dos animais para os seres humanos, mas também é transmitida entre seres humanos, causando febre, dores musculares e lesões cutâneas.

Obrigado por ler a medsupport.news.

A equipa da MedSUPPORT.

p.s. Se gostou desta newsletter, partilhe-a com os seus amigos e colegas! Todos podem subscrever aqui a medsupport.news.

Reply

or to participate.