- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023
ERS
Conselho de Ministros nomeia membros do conselho de administração da ERS
O Conselho de Ministros, por proposta do Ministério da Saúde, aprovou esta quinta-feira a Resolução que procede à designação de António José da Silva Pimenta Marinho e de Agostinho Franklim Pinto Marques para os cargos de presidente e de vogal do conselho de administração da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), para um mandato de cinco anos e seis meses e de seis anos, respetivamente.
OMD
Abertura do Procedimento eleitoral da Mesa do Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas 2023
Ao abrigo do n.º 1, do artigo 26.º do Regimento do Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas (cfr. Regulamento n.º 600/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 115 de 17 de junho de 2016), realizam-se este ano as eleições para a Mesa do Conselho Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, marcadas para o próximo dia 25 de março de 2023.
Do dia 09 de fevereiro de 2023 até ao dia 20 de fevereiro de 2023 decorre o período de receção de listas candidatas à Mesa do Conselho Geral, a enviar para o correio eletrónico [email protected]. O período mencionado destina-se igualmente à aceitação das listas candidatas.
No dia 24 de fevereiro de 2023 a Comissão Eleitoral envia aos membros do Conselho Geral a informação sobre as listas candidatas aceites, respeitadas as normas.
Observador
Contágios de mpox com redução "sustentada" em todo o mundo
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou esta quinta-feira a redução “sustentada” dos contágios do vírus mpox em todo o mundo.
“É muito gratificante ver como, graças ao trabalho árduo dos países afetados, os casos diminuíram desde que declarei uma emergência de saúde pública internacional no passado mês de julho”, adiantou, numa reunião do Comité de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional.
Neste contexto, o diretor-geral da OMS defendeu que se mantenham os esforços de vigilância, prevenção e cuidados, assim como a vacinação de populações de alto risco.
“A longo prazo, os programas e serviços relativos ao mpox devem integrar-se nos programas de vigilância e controlo do VIH (vírus da imunodeficiência humana) e de outras infeções sexualmente transmissíveis”, disse ainda.
Canal S+
Método mais rápido para diagnosticar doença rara que pode cegar foi criado em Coimbra
Uma metodologia rápida, económica e eficiente para o diagnóstico genético de uma doença rara que pode levar à cegueira foi desenvolvida por uma equipa de cientistas de Universidade de Coimbra (UC).
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC explicou que o método em causa “pode contribuir para agilizar a intervenção clínica e terapêutica” da Neuropatia Ótica Hereditária de Leber (LHON), uma doença que está associada “ao défice de produção de energia nas células ganglionares da retina, que são essenciais para a visão”.
A patologia em causa afeta sobretudo adultos jovens do sexo masculino (numa proporção de quatro a cinco para um do sexo feminino), acrescentou.
De acordo com a coordenadora do estudo científico, Manuela Grazina, responsável do Laboratório de Biomedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT) do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC/UC), o diagnóstico célere da LHON “pode criar a oportunidade de iniciar o tratamento com maior precisão e rapidez, de modo a permitir que o doente tenha maior benefício e oportunidade de recuperar a visão, se for o caso”.
Manuela Grazina adiantou que a “GenEye24” está disponível no Laboratório de Biomedicina Mitocondrial e Teranóstica, “tendo sido já rastreados alguns doentes, de entre os quais dois eram portadores de uma das mutações Top3”.
Reply