Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

DGS

DGS volta a assinalar Dia Mundial das Doenças Raras com evento virtual

A Direção-Geral da Saúde, em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a União das Associações das Doenças Raras de Portugal – RD Portugal, o National Mirror Group do European Joint Programme for Rare Diseases, Orphanet, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, e a Associação de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, organiza a sessão “Doenças raras: juntos somos mais fortes”, que vai decorrer online a 28 de fevereiro, entre as 14:00 e as 18:00.

A sessão acontece no Dia Mundial das Doenças Raras, e será transmitida através da plataforma Zoom, tendo como objetivo sensibilizar o público para a temática das doenças raras, assim como dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área, promovendo o debate sobre as doenças raras em Portugal, e divulgando visões diferentes sobre a temática.

Na União Europeia, consideram-se doenças raras, por vezes também chamadas doenças órfãs, aquelas que têm uma prevalência inferior a 5 em 10 000 pessoas. Estima-se que existam entre 5.000 e 8.000 doenças raras diferentes afetando, no seu conjunto até 6% da população, o que, extrapolando, significa que existirão até 600.000 pessoas com estas patologias em Portugal.

As inscrições no evento encontram-se abertas aqui.

ERS

Monitorização relativa ao acesso e atividade dos prestadores de cuidados de saúde de obstetrícia – partos

No âmbito das suas competências regulatórias, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tem vindo a monitorizar a prestação de cuidados de saúde na área da obstetrícia. Assim, é publicada a informação de monitorização relativa ao acesso e atividade dos prestadores de cuidados de saúde de obstetrícia, onde é analisada a atividade relativa à realização de partos em Portugal continental, por região, por natureza da prestação e por tipo de hospital, bem como o acesso das utentes numa ótica geográfica. Neste estudo destaca-se que a maioria dos 61 estabelecimentos que realizaram partos em 2021 se localiza nas regiões de saúde do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo e que a grande maioria dos partos (80,5%) foi realizada em estabelecimentos do SNS.

SNS

Médicos Dentistas na região Centro

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, inaugurou no último sábado, 11 de fevereiro, a nova delegação da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) na região Centro. Com sede em Coimbra, esta delegação passa a dar apoio aos cerca de 2000 médicos dentistas que exercem a sua atividade profissional no Centro do país (500 dos quais no distrito de Coimbra), assumindo também um papel central na vertente da estatística e divulgação de informação desta ordem profissional.

Diário de Notícias

Inspeção-Geral da Saúde vai realizar inspeção a todos os serviços do SNS que façam abortos

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta segunda-feira que vai realizar "uma ação de inspeção transversal" a todos os serviços do Serviço Nacional de Saúde onde possa ser realizada a interrupção da gravidez (IVG). A medida surge após investigação do DN sobre vários casos em que a lei do aborto não foi cumprida.

A inspeção será feita a "todos os estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Administrações Regionais de Saúde", adianta numa nota da IGAS na qual diz ainda que vai realizar ações de fiscalização a todos os hospitais públicos e privados durante este ano.

Segundo a IGAS, o objetivo desta ação é verificar o cumprimento das normas relativas à objeção de consciência, ao cumprimento de dever de nomeação de um responsável para os assuntos respeitantes à interrupção da gravidez, ao encaminhamento das mulheres grávidas que solicitem a interrupção da gravidez para os serviços competentes, dentro dos prazos legais.

Just News

Endoscopia Digestiva: Encontro focado na «intervenção educacional do Enfermeiro na Saúde Digestiva»

O Hospital dos Lusíadas do Porto está a organizar o 1.º Encontro de Enfermagem de Endoscopia Digestiva, que se irá realizar no dia 25 de março no Hospital Militar, no Porto.

Este evento pretende "promover a partilha de conhecimento no âmbito de procedimentos endoscópicos digestivos", e por isso as várias temáticas "serão apresentadas em perspetivas transversais e pluridisciplinares.".

A comissão organizadora acrescenta que haverá uma abordagem "global relativa às intervenções à pessoa submetida a procedimentos endoscópicos, bem como uma circunstanciada demonstração da intervenção educacional do Enfermeiro na Saúde Digestiva.".

Canal S+

Minimizar o isolamento social é um dos objetivos do plano municipal de saúde do Porto

Prevenir e minimizar o isolamento social, prevenir o consumo de substâncias psicoativas e promover a sustentabilidade alimentar são três das 12 estratégias do plano municipal de saúde do Porto, que visa ser uma "ferramenta estratégica de gestão” nesta área.

Dividido em quatro eixos de intervenção, o plano municipal de saúde do Porto pretende ser "um instrumento agregador das orientações estratégicas das várias entidades parceiras" para potenciar a saúde e o bem-estar dos munícipes.

A elaboração deste plano contou com a colaboração de 137 instituições que desenvolvem trabalho no concelho do Porto e que, apesar de diferente cariz, "contribuíram para a complementaridade das propostas e das ações".

Reply

or to participate.