Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 17 de janeiro de 2023

IGAS

Auditorias da IGAS 2020-2022

As auditorias são um dos principais serviços da IGAS (Inspeção-Geral das Atividades em Saúde). O Decreto-Lei n.º 33/2012, de 13 de fevereiro, que aprova a orgânica esta Inspeção-Geral, prevê que estas assumam a natureza de auditorias aos sistemas de gestão, financeiras, ao desempenho organizacional ou técnicas.

No último triénio, tal como planeado no Plano Estratégico 2020-2022, a IGAS aumentou o número de auditorias. Em 2022 foram instaurados e realizados 70 processos de auditoria. A realização destas auditorias só foi possível graças à utilização das tecnologias digitais na recolha de evidências documentais e testemunhais e à simplificação e desmaterialização dos procedimentos (onde se inclui a medida “processos papel zero”).

A transformação digital e, designadamente, o trabalho mediado por tecnologias é uma das orientações estratégicas da IGAS.

SNS

Tecnologia ao serviço do SNS

“Com as verbas do PRR, podemos reformular decisivamente o uso da tecnologia no Serviço Nacional de Saúde”. A convicção foi deixada pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, na abertura da conferência “Transformação Digital da Saúde acelerada pelo PRR”, um encontro organizado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que teve lugar esta segunda-feira, 16 de janeiro, no Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

O governante afirmou que o investimento destinado à transformação digital da Saúde no âmbito do PRR, de cerca de 300 milhões de euros, vai permitir acelerar novas respostas em quatro pilares de ação: o reforço das infraestruturas e redes de dados, novas ferramentas para os cidadãos e de valorização do trabalho profissional e novos circuitos de armazenamento e utilização de dados, em que se inserem os desenvolvimento da medicina personalizada e o uso da inteligência artificial aplicada aos sistemas de saúde.

Infarmed | Ensaios clínicos

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde recebeu 133 pedidos para realização de ensaios clínicos nos nove primeiros meses de 2022, tendo autorizado 102.

Relativamente ao mesmo período de 2021, o Infarmed recebeu no ano passado mais seis pedidos de ensaios clínicos, estudos destinados a descobrir ou verificar os efeitos de um ou mais medicamentos experimentais, mas autorizou menos ensaios. Dos 127 pedidos submetidos à autoridade nacional do medicamento nos primeiros nove meses de 2021, foram autorizados 115 e um indeferido.

A realização de um ensaio clínico em Portugal está dependente da autorização do Infarmed e da emissão de parecer favorável da Comissão de Ética para a Investigação Clínica.

Observador

Universidade Fernando Pessoa com luz verde para abrir curso de Medicina

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior aprovou um novo curso de Medicina no ensino superior privado. Depois da Universidade Católica, que abriu em setembro de 2021, a Universidade Fernando Pessoa tem agora luz verde para avançar com a formação de médicos. De acordo com o Público, os alunos terão aulas no Porto, que é a sede deste estabelecimento de ensino, e em Gondomar, onde já existe uma unidade de saúde privada.

À semelhança daquilo que acontece no sistema de ensino público e na Universidade Católica, este curso de Medicina terá a duração de seis anos, em formato de mestrado integrado.

Reply

or to participate.